Demonologia

Valak — o dêmonio de Invocação do mal 2

|
Se você já conferiu a mais recente edição de Invocação do Mal, que mostra Ed e Lorraine Warren investigando as circunstâncias misteriosas que cercam o caso do Poltergeist de Enfield, uma das ocorrências mais famosas de atividade paranormal documentada de todos os tempos. No filme, a dupla fica cara a cara com um demônio muito específico, mas seria Valak apenas uma invenção de Hollywood, ou possui base em uma entidade real?
Não preciso dizer que se você continuar lendo a matéria abaixo do trailer, levará alguns spoilers na cara.
Se você sabe alguma coisa sobre a investigação de Enfield da vida real, você deve saber que a adaptação cinematográfica do famoso caso tomou algumas liberdades, a mais óbvia é a nossa introdução ao demônio Valak. Bem, acontece que Valak é, na verdade, um demônio real, — segundo a Goétia— que os criadores da franquia The Conjuring adicionaram na mistura, como uma maneira de vincular a história de Enfield com a de Amityville.
Embora seja verdade que os Warrens investigaram Amityville, e também seja verdade que eles passaram alguns dias entrevistando os investigadores reais do caso do Poltergeist de Enfield, pelo que sabemos, nenhum desses casos tem nada a ver com Valak na vida real. Então quem, exatamente, é esse demônio, e por que no filme ele se parece com o Marilyn Manson vestido de freira?

A matéria contnua após o anúncio


De acordo com o guia do conjurador, A Chave Menor de Salomão, —um grimório do século 17 que age como um tipo de páginas amarelas do inferno, contendo a descrição de 72 demônios, além de como invocá-los e subjugá-los— Valak(ou Ualac, Valac, Valax, Valu, Valic, VOLAC), o demônio de número 62 não é outro senão o grande presidente do inferno. De um modo geral, ele é um dos demônios "mais fodas" do mundo infernal. Muitas vezes descrito como montando um dragão de duas cabeças e comandando 38 legiões de demônios, ele assume o rosto de uma criança pequena com asas de anjo, nada muito parecido com o cosplay de freira com minancora na cara, como você pode conferir abaixo.


Relacionado: 10 Casos de exorcismo

As habilidades de Valak da vida real também são bem mais amplas do que fazer um monte de legos flutuarem ao redor da sala e inverter cruzes. Segundo a Goétia, sua função é descobrir tesouros ocultos e revelar víboras e esconderijos de ofídios que trará até o Magista se desejado. Ele também é conhecido como sendo bastante forte e não se opõe a compartilhar essa força com os dignos que o invocarem.
Ele descobre serpentes para o mago e revela tesouros ocultos. Ele pode ajudar para um bom emprego e um amigo solidário. Ele também fornece números de sorte. Ele se move rapidamente. Ele voa muito rápido e, geralmente, sai pelo teto.
Não vale a pena? Bem, então, eu odiaria ser você, porque Valak provavelmente vai arruinar a sua vida, o que aconteceria muito mais lentamente do que nos filmes, segundo a mitologia judaico-cristã.

Reprodução/The Conjuring 2 - Warner Bros Pictures.

Mas a maior questão de todas é: porque Valak nos é apresentado no filme como uma freira demoníaca?

Você pode agradecer a James Wan e à Lorraine Warren da vida real por isso. Enquanto o nome do "Grande Mal" havia sido decidido logo no início do processo, Wan ainda não havia resolvido sobre o projeto real do demônio até o final do processo. Uma dia, ao comentar sobre isso com Lorraine, de passagem, ela mencionou que havia uma vez encontrado um vórtice com uma figura escura de capuz no centro. Esse bit de informação foi traduzido para uma freira demoníaca, que, acredite ou não, foi acrescentada à história em uma série de refilmagens.
Eu tinha uma forte visão sobre o filme inteiro, mas a única coisa que eu não tinha certeza era o design do demônio", James Wan explicou ao io9. "Eu senti como se eu ainda estivesse descobrindo isso. E, acredite ou não, eu sempre soube que eu iria fazer uma filmagem adicional. Então, eu estava aguardando descobrir como aquela coisa se pareceria para colocar junto do filme na pós-produção.
Relacionado: Annabelle, a boneca possuída

Reprodução/The Conjuring 2 - Warner Bros Pictures.

Você pensa que parou por aí? O filme Spin-Off "A Freira" (The Nun), trará novamente Valak para o cinema. A estreia nos cinemas do Brasil está marcada para o dia 6 de Setembro de 2018 (pré no dia 5).

Sinopse do filme:

“Quando uma jovem freira de uma abadia reclusa da Romênia tira a própria vida, um padre com um passado assombrado e uma noviça prestes a fazer seus votos finais são enviados pelo Vaticano para investigar. Juntos descobrem o segredo profano da ordem. Arriscando não só suas vidas, mas sua fé e suas próprias almas, eles confrontam uma força malévola na forma da mesma freira demoníaca que aterrorizou o público em “Invocação Do Mal 2”, conforme a abadia se torna um terrível campo de batalha entre os vivos e os amaldiçoados.”

Teaser trailer de "A Freira"
No elenco: Bonnie Aarons será Valak novamente, Demian Bichir será o Padre Burke, Taissa Farmiga será a Irmã Irene, Jonas Bloquet  será o morador local Frenchie, Charlotte Hope será a Irmã Victoria da abadia, Ingrid Bisu  será a Irmã Oana.

James Wan e Peter Safran serão os produtores.

Valak será interpretada pela mesma atriz Bonnie Aarons, que fez a personagem em "Invocação do Mal 2".


Julho 19, 2018
Ally-goetia, Weekinweird
Jackomack