10 Fatos estranhos sobre a decapitação

|
decapitação
Não há volta ou saída pra quem é decapitado. Você pode ter sido crivado de balas, ter despencado de grandes alturas, ter sido arrancado do mar congelante e ainda assim conseguir sobreviver, mas perder a cabeça é morte na certa. A cabeça decepada pode ser, portanto, um símbolo de poder e de justiça.
Conheça 10 fatos estranhos sobre decapitação:


10.
 Andando sem a cabeça
  
decapitação
Os fratres vitalienses, faziam parte de um grupo de corsários europeus que percorreram o Mar Báltico por volta do anos 1360. Tratados como mercenários, eles foram contratados pelo rei alemão da Suécia Alberto de Mecklemburgo em 1363, para lutarem contra a Dinamarca. Contudo, um grupo liderado por Störtebeker e Gödecke Michels optou pela continuação da pirataria por conta própria. A ilha de Gotland praticamente virou território de piratas, e entre 1395 e 1398, os fratres dominavam o Mar Báltico na sua totalidade, atacando navios comerciais sem importância da bandeira.
Pouco se sabe deste personagem, contudo ele era conhecido como alguém que “esvazia o caneco”, foi provavelmente dado como apelido ou nome de guerra. Diz a lenda que o pirata conseguia beber um caneco de 4 litros de cerveja em um gole só, o que provocou a admiração dos seus seguidores. Mas não foi apenas isto que fez dele uma lenda!
Reza a lenda que na hora da sua execução, Störtebeker propôs um negócio às autoridades hamburguesas: Se ele, após ter sido decapitado, ainda conseguisse andar pela fila dos seus homens, todos os piratas que ele ultrapassasse deveriam ser liberados instantaneamente. O conselho municipal aceitou com risas, para pouco depois assistir horrorizado o já decapitado corpo passar revista dos seus homens pela última vez. Ultrapassou onze piratas antes de cair, mas os hamburgueses quebraram a sua promessa e executaram todos os homens mesmo assim.


09.
 Santos degolados
  
decapitação
Durante anos, um debate pseudocientífico levantou um debate para saber quanto tempo leva a cabeça para morrer depois de ter sido cortada do corpo. Alguns afirmam ter visto consciência nos olhos de cabeças decepadas.
Um exemplo disto é o caso dos Cephalophores, santos que foram degolados como Nicasius de Rheims e Paulo de Tarso, que supostamente falaram depois de perderem suas cabeças. Aos nove anos de idade o santo Justus de Beauvais, foi executado por causa de sua fé no cristianismo, que levantou a sua própria cabeça dizendo: “Senhor dos céus e da terra, recebe a minha alma, pois mal nenhum eu fiz e era puro de coração”.
Os Cephalophores eram descritos frequentemente por artistas religiosos segurando suas próprias cabeças em seus braços como um bebê.


08.
 Feira anual de cabeças de Daomé
  
decapitação
Quando o explorador escocês John Duncan visitou Daomé, informou que Gezo tinha uma coleção de 2.000 a 3.000 cabeças . As cabeças mais importantes foram banhadas com bronze e ferro, envolto em tecidos e conservados em panelas.
Duncan afirmou que a história de cada cabeça foi cuidadosamente mantida. Os crânios foram usados ​​também na arquitetura e o trono de Gezo, que está sendo mantido em exposição em um museu, foi montado sobre crânios de reis inimigos.
O rei do Daomé não se limitou a simplesmente cortar e colecionar as cabeças de seus rivais. Ele foi autorizado a decapitar quem ele quisesse, incluindo pessoas de seu próprio governo. Isso era importante para cerimônias e festivais, incluindo o “Huetanu” (Feira anual de cabeças).


07.
 Decapitação interna
  
decapitação
Neste caso – do enforcamento – embora pareça simples, pendurar uma pessoa requer um pouco de matemática para aferir o peso da dela em relação ao comprimento da queda. Se a queda não for suficiente, a morte será dolorosamente lenta. E se a queda for muito longa, os resultados podem ser horríveis.
Nos Estados Unidos, vários presos condenados à morte por enforcamento, recorreram ao tribunal alegando serem muito gordos para arriscar a decapitação. Em 1994, um juiz federal decidiu que o assassino condenado Mitchell Rupe, que pesava mais de 190 kg, era muito pesado para ser enforcado. Rupe morreu de doença hepática 12 anos mais tarde.


06.
 Mansfield Bar
  
A partir de então uma lenda surgiu em Hollywood que Jayne Mansfield tinha sido decapitada. Ela não foi, mas seu destino não foi menos terrível. Contudo, seu atestado de óbito afirma sem rodeios que ela teve o “crânio e cérebro arrancados do corpo”.
Após o acidente, a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário tornou obrigatório que todos os semi-reboques fossem equipados com um para-choque para evitar que os carros deslizem por baixo dos caminhões. Este dispositivo se tornou popularmente conhecido como “Mansfield Bar”.


05.
 Suicídio por decapitação
  
decapitação
Algumas pessoas que optam por despachar-se dessa forma colocam suas cabeças sobre trilhos de trem. Mas houve alguns outros suicídios por decapitação verdadeiramente bizarros. Em 2008, o empresário galês Gerald Mellin amarrou uma corda em uma árvore e amarrou a outra ponta no pescoço. Em seguida ele entrou em seu esportivo Aston Martin, cortando sua cabeça.
Ainda mais estranho foi o caso do construtor de 36 anos de idade, Taylor Boyd, que construiu uma sofisticada guilhotina caseira ao longo de três meses. Em janeiro de 2003, ele tomou uma overdose de pílulas para dormir e deitou sob o dispositivo, com um temporizador que ele programou para soltar a lâmina. (Uau!)


04.
 Decapitação em Game Of Thrones
  
decaptação
Os fãs da série da HBO Game of Thrones já estão acostumados com todos os tipos de brutalidade. Dificilmente um episódio passa sem que alguém seja decapitado, incluindo personagens que o público se identifica. Mas um episódio da primeira temporada extrapolou os limites, seguindo numa direção surpreendente. Uma cena descreve uma coleção de cabeças decepadas colocadas em estacas para uma típica intimidação medieval. Uma das cabeças era muito semelhante à do ex-presidente George W. Bush.
Embora Bush não seja um dos mais célebres presidentes, este era um destino ignominioso, até mesmo para ele. A cabeça é disfarçada por uma peruca e coberta de sujeira, mas as distintas características faciais de Bush são discerníveis. Os criadores da série trouxeram à tona o assunto nos comentários do DVD, mas a HBO emitiu um comunicado dizendo ser este um espetáculo “inaceitável, desrespeitoso e de muito mau gosto”.


03.
 Cobras
  
As cascavéis estão entre as criaturas mais assustadoras do planeta, e o mais assustador ainda, é que suas cabeças ainda podem morder mesmo horas depois de serem decapitadas. Isto não é magia negra, é a natureza dando o ar da graça mesmo. Estas serpentes são equipados com fossetas laterais, localizadas entre os olhos e as narinas.
Através da fosseta loreal maravilhosamente sensíveis (órgão termorreceptor) a serpente percebe ondas de calor de um animal homeotérmico, o que a permite encontrar criaturas de sangue quente para devorar. Uma vez que se sente presa, o instinto é atacar. Mesmo após a morte, as fossetas permanecem ativas por um longo tempo.
No vídeo acima, uma cobra decapitada ataca cegamente o seu próprio corpo. No leste da Austrália, um zelador de 66 anos de idade, Jake Thomas foi mordido por uma cobra que ele tinha decapitado com uma pá, 45 minutos mais cedo. Ele foi tratado com soro anti-ofídico e ficou na unidade de terapia intensiva do hospital por dois dias.


02.
 Pipas mortais
  
decapitação
Uma vez que uma pipa é cortada, ela não tem mais dono e as crianças correm para recuperá-la. Em meio ao caos, as lesões são comuns, com pessoas correndo na frente dos carros ou pulando pelos telhados. Sem contar que a linha é o item mais perigoso da brincadeira. Eles geralmente cortam as mãos e são capazes de arrancar uma cabeça.
Em 2013, uma menina de dois anos de idade foi decapitada por uma pipa em Lahore, no Paquistão. Um festival de pipa turbulento na mesma área ceifou várias vidas em 2007, incluindo a de um menino de 11 anos e de uma menina de 16 anos de idade, cuja garganta foi cortada por linhas de pipa.
Aqui no Brasil é comum o uso de cerol pela garotada em tempo de férias. Mas vale lembrar que utilizar cerol e substâncias cortantes nas linhas é proibido por lei e punível com multa de R$ 200 na cidade de Araraquara, São Paulo.


01.
 Arábia Saudita
  
decapitação
Em primeiro lugar na lista de hoje, temos a Arábia Saudita que segue com rigor a lei islâmica Sharia e é o único país que ainda permite a pena de morte por decapitação. Um rol de crimes são puníveis de pena de morte por decapitação, incluindo o uso de drogas, estupro, assalto à mão armada e feitiçaria. É claro, que o assassinato está incluído na lista, mas assassinos cheios da grana podem comprar sua liberdade, oferecendo à família da vítima diyya, ou dinheiro de sangue. Existe até uma taxa prescrita dependendo da religião ou sexo da vítima, mas se a família recusar o dinheiro, eles têm a oportunidade de levar a cabo a execução com as próprias mãos.
Um membro da família, cheio de vingança e não qualificado, usa geralmente uma lâmina para matar o assassino. No entanto, a grande maioria das execuções são realizadas por um profissional, que corta a cabeça com uma espada super afiada.
Numa entrevista de 2003, carrasco Muhammad Saad al-Beshi contou como é fácil realizar tal tarefa dizendo: “As pessoas ficam surpresas quão rápido a cabeça se separa do corpo”.

Fonte(s): ahduvido
Matéria por: Francisco Aluisio