13 Pesquisas paranormais em universidades

|
Nem só de "loucos" vive a paranormalidade. Pra você que está aí pensando que esse é um campo onde só atuam gurus picaretas, vai conhecer agora 13 pesquisas sérias sancionadas por grandes universidades, focadas em diversas áreas da parapsicologia. Desde poderes psicocinéticos, precognição e telepatia, até mesmo à fantasmas, anjos e vida após a morte. Confira.


13.
 Universidade de Stanford
  1972 - 1980's
A Universidade de Stanford tem muitas reivindicações para a fama quando se trata de investigação paranormal: Para começar, a universidade pode legitimamente afirmar-se como a primeira instituição acadêmica nos Estados Unidos a estudar percepção extrassensorial (ESP) e psicocinese (PK) em caráter oficial. Em 1911, John Edgar Coover começou a conduzir experiências de ESP. Outras reivindicações à fama incluem uma exploração científica rigorosa das supostas habilidades psíquicas do famoso "dobrador de colher" Uri Geller, que foram estudadas intensivamente na afiliada Stanford Research Institute (SRI) ao longo de um período de cinco semanas durante a década de 1970.
Talvez ainda mais emocionante e curioso do que a possibilidade de dobrar metais com a mente, foi o Projeto Stargate, patrocinado pela CIA, que ocorreu no SRI em 1970. Esse projeto secreto foi um esforço por parte da CIA para explorar as aplicações práticas da visualização remota. Infelizmente, durante meados dos anos 90, a pesquisa do Projeto Stargate foi oficialmente encerrada, devido a reclamações de que o projeto não conseguia produzir aplicações práticas para os objetivos pretendidos — mas dizem por ai que as alegações de insuficiência foram hipérbole, e que a pesquisa apenas continuou oficialmente por baixo dos panos.


12.
 Universidade Duke
   Laboratório de Parapsicologia (1935 - 1965)
Em 1935, os pesquisadores Duke JB Rhine e William McDougall, fizeram dessa universidade a segunda do país a entrar oficialmente na pesquisa paranormal, quando depois de uma palestra extremamente fascinante por Sir Arthur Conan Doyle sobre a possibilidade de comunicação com os mortos, os homens formaram a Parapsicology Laboratory como parte do departamento de psicologia da universidade. A pesquisa do laboratório era voltada principalmente para o estudo crítico da percepção extrassensorial (ESP) e psicocinese (PK).
Hoje em dia, Rhine é comumente aceito como o pai da parapsicologia, não só por ter cunhado o termo com a ajuda de seu parceiro pioneiro McDougall, mas também por ter estabelecido praticamente sozinho a parapsicologia como um campo de investigação científica e acadêmica.


11.
 Universidade de Princeton
   Princeton Engeneering Anomalies Research (1979 - 2007)
De 1979 a 2007, o pequeno porão do prédio de engenharia da Universidade de Princeton, foi a casa do projeto da Princeton Engineering Anomalies Research (PEAR), que teve como objetivo determinar se havia base factual para as teorias da interação mente / matéria ou em termos leigos, a percepção extrassensorial (ESP) e telecinesia (TK). Embora oficialmente expressa pela administração da universidade como sendo um embaraço, o programa alegou sucesso, quando tudo foi dito e feito: Durante 28 anos a execução do projeto foi determinada por pesquisadores da PEAR que analisaram dados dos muitos ensaios que, de fato, refletiram uma estatística altamente significativa para ser apenas mero acaso. Em outras palavras, mentes inteligentes o suficiente para ensinar a acreditarem na Universidade de Princeton, que ESP e PK existe.


10.
 Universidade de Harvard
   1990's - 2008
Nem todo mundo conduz uma investigação paranormal com a esperança de provar a existência de algo. Recentemente, uma equipe de cientistas de Harvard propôs refutar a existência de ESP, e até mesmo introduzido um novo método de pesquisa na mistura, a fim de fazê-lo.
Para realizar a sua investigação, uma dupla de Harvard incluiu o uso de imagens do cérebro, com o objetivo de decifrar se os indivíduos têm conhecimento que não podem ser explicados por meios "normais" (lê-se os cinco sentidos). Enquanto os pesquisadores admitem que os resultados do projeto tecnicamente não refutam a existência de ESP, eles afirmam que os resultados de seu experimento forneceram a evidência mais convincente até agora contra a existência de ESP. O cético profissional James Randi está radiante de orgulho, certeza.


09.
 Universidade da Virgínia
   Divisão de Estudos da Percepção (1967 - presente)
Com seis anos de pesquisa na área de vidas passadas (reencarnação), já sob o seu comando, a Divisão de Estudos da Percepção da UVA (SAD), uma unidade de pesquisa no Departamento de Medicina Psiquiátrica, foi criado pelo Dr. Ian Stevenson, em 1967. A divisão ainda está funcionando hoje, mantendo o campo de Parapsicologia à tona na América do Norte como um dos únicos programas de pesquisa paranormal sancionada por universidade, restante nos EUA.
As pesquisas do DPS exploraram tais fenômenos como reencarnação (mais especificamente através do seu foco em crianças que afirmam se lembrar de vidas passadas), experiências de quase morte (EQMs), aparições e comunicações pós-morte, estados alterados de consciência, assim como muitas outras experiências psíquicas (psi). A Divisão credita sua persistência ao longo do tempo devido ao grande sucesso que teve em fundamentar reivindicações dentro de sua pesquisa de reencarnação.


08.
 Universidade do Arizona
  Programas Veritas (2006 - 2008) e Sophia (2008 - Presente)
O Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona é abrigo de um corpo de investigação paranormal interessante e em constante evolução. Os projetos de pesquisa VERITAS e Sophia na UA foram criados com o objetivo principal de explorar a possibilidade de que a consciência humana pode sobreviver à experiência da morte física. De 2006 a 2008, VERITAS explorou a sobrevivência (existência da personalidade após a morte) e mediunidade, até que a decisão foi tomada para criar um corpo de investigação mais abrangente, incluindo reivindicações mais amplas de comunicação pós-morte, como comunhão com entidades desencarnadas (guias espirituais , anjos, poder divino maior), sob o nome de programa SOPHIA.


07.
 Universidade da Califórnia, LA
   1968 - 1978
Lembra-se daquele filme "baseado em fatos reais" de 1982, chamado "A Entidade"? Bem, aqui vai: Ao longo de um período de dez anos, o Instituto de Neuropsiquiatria da UCLA ( NPI ) foi o lar de uma "entidade não-sancionada" de investigação paranormal que estudou clarividência, telepatia, casas assombradas, a fotografia Kirlian e ainda ostentava um grupo de desenvolvimento de psi ( 1971-1980 ), que procurou ajudar "pessoas normais" a desenvolver habilidades psíquicas latentes. O laboratório operava no quinto andar do que é hoje o Instituto Semel, e existiu por esforço de um pequeno grupo de pesquisadores voluntários apaixonados - incluindo o Dr. Barry Taff e Kerry Gaynor, a própria equipe que conduziu a investigação poltergeist da vida real em que "a entidade" foi baseado.
Depois de um pouco mais de dez anos de pesquisa, a tensão e pressão política da administração da universidade, não aprovando mais a atenção da mídia, levou a melhor sobre o projeto, e a pesquisa foi forçada ser concluida de forma abrupta. Hoje, o próprio laboratório é um tipo de fantasma: funcionários do Instituto UCLA e Semel negam que o laboratório existiu - a não ser por alguns panfletos que anunciavam as classes de parapsicologia que eram entregues no campus pelos pesquisadores, não há evidências que o laboratório ou mesmo que sua pesquisa, tenham existido.


06.
 Universidade Cornell
   2002 - 2010
Em 2010, Daryl Bem da Universidade de Cornell, concluiu um estudo rigoroso de oito anos sobre o tema da precognição, que envolveu 1.000 graduandos de Cornell em nove experimentos, e teve resultados quase incompreensivelmente positivos, sem precedentes. Através de uma abordagem única para com os fenômenos psicológicos, o experimento de Bem afirma a probabilidade de efeitos "retroativos" psi, neste caso, a capacidade da fisiologia de uma pessoa para "prever" um evento futuro, independentemente da consciência do indivíduo de sua iminente ocorrência.
Como se isso não fosse excitante o suficiente, as descobertas de Bem parecem estar reafirmando teorias dentro da física quântica. No total, esmagadores oito dos nove experimentos de Bem, confirmaram sua hipótese de que psi é um fenômeno verdadeiro, e, de acordo com Bem, as chances de conseguir tais resultados combinados devido ao acaso, são cerca de 1 em 74 bilhões.


05.
 Universidade de Edimburgo
   1985 - Presente
Uma cadeira de Parapsicologia foi estabelecida no âmbito do Departamento de Psicologia da Universidade de Edimburgo em 1985. Esta entidade de pesquisa é a estimada Unidade Koestler de Parapsicologia (KPU), que se orgulha de sua abordagem interdisciplinar para a parapsicologia. A investigação científica na KPU examina tais alegações fenomenais como percepção extrassensorial (ESP) e psicocinese (PK), bem como a natureza e as consequências da crença na própria paranormalidade.
Em 2010, a KPU trouxe a pesquisa para o século 21, quando usou o Twitter como plataforma para a realização de um projeto de pesquisa de participação em massa na área da visão remota e ESP. Enquanto o estudo não mostrou evidência conclusiva para a visualização remota, por si só, foi determinado que o Twitter era uma excelente ferramenta para estudos futuros realizados pela Unidade.


04.
 Goldsmiths, Universidade de Londres
  
Uma das experiências mais excêntricas que ocorreram na investigação paranormal atual foi o 'Mobile Telepathy Test' que está sendo realizado pela Unidade de Pesquisa Anomalistic Psychology (APRU), do Departamento de Psicologia da Goldsmiths, Universidade de Londres. Este Mobile Telepathy Test procura explorar os casos de possível telepatia envolvendo indivíduos que recebem um telefonema de alguém que acabaram de pensar. Através de sua pesquisa e experimentação, a APRU espera determinar se este fenômeno aparente é simplesmente uma coincidência, ou possivelmente um indicativo de fenômenos psi como a telepatia ou precognição.
Também no menu da APRU estão estudos em estados alterados de consciência e hipnose, bem como uma série de projetos recentemente concluídos, incluindo o teste de telepatia conjunta, que teve como objetivo determinar a possibilidade de detecção, por exemplo, quando as pessoas estão olhando para a mesma foto simultaneamente.


03.
 Universidade de Adelaide
   Unidade de pesquisa de psicologia Anomalística (2003 - Presente)
Em 2003, uma divisão de pesquisa dedicada foi criada na Universidade de Adelaide, na Austrália do Sul, a fim de aprofundar o estudo científico e acadêmico de fenômenos psi. Esta divisão do Departamento de Psicologia da universidade, com o nome da Unidade de Pesquisa de Psicologia Anomalística (APRU), foi uma ideia do respeitado parapsicólogo Lance Storm e seu colega, Dr. Michael A. Thalbou. Uma das iniciativas interessantes do APRU para o paranormal, procura testar cientificamente a hipótese de que os cegos são capazes de compensar déficits de visão, desenvolvendo naturalmente habilidades psi que são estatisticamente superiores aos dos indivíduos com habilidades normais da visão ocular.


02.
 Universidade de Lund
  
A sempre progressiva universidade de Lund, na Suécia, está atualmente envolvida em um projeto de pesquisa de longo prazo, a investigar estados de consciência e parapsicologia. O programa tem como objetivo encontrar uma correlação entre a sugestionabilidade hipnótica e incidência de fenômenos psi durante as experiências. Este inquérito segue experiências anteriores que descobriram que indivíduos altamente sugestionáveis são mais propensos a experimentar uma alta taxa de experiências anômalas, tais como telepatia e clarividência.


01.
 Universidade de Utrecht
   1953 e 2008
A Holanda é definitivamente conhecida por sua propensão em produzir pensadores de mente aberta. Em 1953, a Universidade de Ultrecht, na Holanda, fez jus a esta reputação quando o país sediou a "Primeira Conferência Internacional de Utrecht sobre Parapsicologia", a primeira conferência de seu tipo - 30 de julho a 5 de agosto. O evento, considerado um dos momentos mais críticos da história da parapsicologia científica moderna, reuniu 78 cientistas e parapsicólogos de 13 países, que lecionaram e realizaram mesas-redondas interessantes sobre a pesquisa atual e planejaram o futuro do campo. Em 2008, a segunda edição da conferência, "Utrecht II" foi realizada, onde palestras foram novamente oferecidas por autoridades do campo, sobre temas como a realidade dos fenômenos psi, ESP em sonhos, investigações no campo de assombrações e atividade poltergeist, parapsicologia clínica, e até mesmo física aplicada ao campo.

E a menção honrosa vai para ...

  +  
 Universidade de Amsterdã
   Seção de Cognição Anômala (1990's - Presente)
Durante os anos 1990, a Universidade de Amsterdã assumiu um projeto interessante, a fim de aprimorar as habilidades de pesquisa empírica de seus alunos e do corpo docente: ela criou a Seção de Cognição Anômala (ACS), que procurou explorar a possibilidade de efeitos cognitivos anômalos (que é simplesmente parapsicologia - conversa por telepatia, clarividência e precognição). Esta seção foi criada sob a supervisão do Departamento de Psicologia da universidade, onde já em 1982 e 1986, as experiências de gestão de estudantes haviam sido conduzidas sob sanção da universidade a fim de estudar a possível existência de fenômenos psi.