Conspirações

O que é a URSAL?

|
União das Repúblicas Socialistas da América Latina
No debate para a corrida presidencial de 2018 realizado no dia 9 de agosto, na Band, uma pergunta do candidato do partido Patriota, Cabo Daciolo direcionada a Ciro Gomes (PDT), fez os teóricos da conspiração —e os memes na internet— pegarem fogo: "O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano URSAL? Tem algo a dizer para a nação brasileira?"

Cabo Daciolo, ex-bombeiro e pastor evangélico fervoroso —motivo pelo qual o fez ser expulso de seu antigo partido, o PSOL— é um daqueles teóricos da conspiração que dão a cara a bater e expõe suas ideias ao público, por mais mirabolantes que sejam. Seu repertório vai desde os maçons dominando o país, passando por illuminatis e nova ordem mundial indo até satanás comandando o planalto. Mesmo com essa bagagem nada favorável, de onde foi que ele tirou essa ideia da URSAL e o que raios é isso?

De onde surgiu o termo URSAL?

O termo que viralizou nas redes sociais e virou motivo para piada surgiu de um texto da socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela revelou ter inventado o termo Ursal em 2001 como uma ironia, uma crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana que ocorreu naquele ano.

Em artigo publicado na internet em 9 de dezembro de 2001 intitulado “Os Companheiros”, que foi reproduzido em alguns blogs na época, a professora escreveu em tom de deboche:
Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?
A Professora afirmou que “Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”. [1]

O que é o Foro de São Paulo?

Agora outra curiosidade pode ter surgido —caso você ainda não conheça— após ler sobre o encontro do Foro de São Paulo. O que é isso que muitos canditados de direita citam como prova de uma conspiração comunista?

O Foro de São Paulo (FSP) é uma conferência de partidos políticos e organizações de esquerda, criada em 1990, a partir de um seminário internacional promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil, que convidou outros partidos e organizações da América Latina e do Caribe para discutir alternativas às políticas dominantes na região durante a década de 1990, chamadas de "neoliberais", e para promover a integração latino-americana no âmbito econômico, político e cultural.

Segundo a organização, atualmente mais de 100 partidos e organizações políticas de diversos países participam dos encontros. As posições políticas variam dentro de um largo espectro, que inclui partidos social-democratas; extrema-esquerda; organizações comunitárias, sindicais e sociais; esquerda cristã, grupos étnicos e ambientalistas; organizações nacionalistas; e partidos comunistas. [2]

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Foto do primeiro encontro do Foro de São Paulo / Reprodução: forodesaopaulo.org

O primeiro encontro foi numa reunião ocorrida de 01 a 04 de julho de 1990, no extinto Hotel Danúbio, na cidade de São Paulo, Brasil, e conseguiu reunir 48 partidos e organizações de 14 países latino-americanos e caribenhos, atendendo ao convite do PT. Essas organizações reuniram-se visando debater a nova conjuntura internacional pós-queda do Muro de Berlim, em 1989, e elaborar estratégias para fazer face ao embargo dos Estados Unidos a Cuba. O encontro chavama-se "Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda da América Latina e do Caribe".

No encontro seguinte, realizado na Cidade do México, em 1991, com a participação de 68 organizações e partidos políticos de 22 países, examinou-se a situação e a perspectiva da América Latina e do Caribe frente à reestruturação hegemônica internacional. Na ocasião, consagrou-se o nome "Foro de São Paulo".

Após esse encontro, o Foro não parava de crescer. No ano seguinte, em Havana (Cuba), já contava com a participação de 30 países e o número de participantes havia aumentado exponencialmente. [3]

A matéria continua após o anúncio

Foro de São Paulo inimigo do país?

O pessoal da conspiração no Brasil cita o Foro como uma organização de esquerda maligna que apoia ditaduras comunistas. Uma matéria publicada na no site da Revista Veja é um exemplo:
Por quase duas décadas, os jornais e supostos oposicionistas brasileiros esconderam do grande público a existência do Foro de São Paulo, descoberto pelo advogado paulista José Carlos Graça Wagner, que o denunciou publicamente em 1º de setembro de 1997, e não faltou quem rotulasse seus denunciadores como “teóricos da conspiração”. De uns anos para cá, quando o Foro já tinha feito e desfeito governos em toda a América Latina, elegendo presidentes dos países do continente cerca de 15 membros da organização, seu nome começou a aparecer aqui e ali em reportagens, como se o Foro fosse apenas uma entidade como outra qualquer. [4]
Em 18 de agosto de 2010, saiu no Estadão Online:
O secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, do Partido dos Trabalhadores (PT), negou hoje (18) qualquer vínculo desse grupo de partidos da esquerda e da centro-esquerda latino-americanas, criado em 1990, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). ‘As Farc não participam e nunca participaram do Foro de São Paulo’, disse Pomar, em entrevista a correspondentes brasileiros em Buenos Aires, onde se realiza o 16.º encontro da organização.

A Agência Estado insistiu na indagação sobre se nem em 1990, ano da criação do grupo pelo PT, na capital paulista, houve a participação no Foro de algum partido político ligado às Farc. ‘Eu estava lá. Não participou nem como um setor de partido’, afirmou. Segundo ele, todos os representantes da Colômbia que participam das reuniões do Foro pertencem a organizações e partidos legais. O secretário executivo do Foro disse que esse assunto voltou à tona por causa da declaração do candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra, Indio da Costa (DEM), sobre a ligação entre PT e Farc. [5]
Olavo de Carvalho, escritor, conferencista, ensaísta, jornalista, filósofo autodidata e um dos principais representantes do conservadorismo brasileiro, escreveu na ocasião:
Quer dizer então, ó figura, que o Raúl Reyes (guerrilheiro colombiano, um dos membros do Secretariado, porta-voz e assessor do Bloco do Sul das FARC) mentiu ao dizer que presidira a uma assembleia do Foro ao lado de Lula? Quer dizer que o Hugo Chávez estava delirando ao dizer que conhecera Raúl Reyes e Lula numa reunião do Foro? Quer dizer que o expediente da revista América Libre é todo falsificado? Quer dizer que as atas do Foro foram inventadas por mim, que ainda tive o requinte de escrevê-las em espanhol? Ora, vá lamber sabão. [6]
Em 2 de Julho de 2005, o então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva fez o seguinte discurso que interessantemente foi excluído do download do site da Biblioteca da Presidência da República como você pode observar nesse link. Confira o discurso excluído:
Em função da existência do Foro de São Paulo, o companheiro Marco Aurélio [Garcia] tem exercido uma função extraordinária nesse trabalho de consolidação daquilo que começamos em 1990… Foi assim que nós, em janeiro de 2003, propusemos ao nosso companheiro, presidente Chávez, a criação do Grupo de Amigos para encontrar uma solução tranquila que, graças a Deus, aconteceu na Venezuela. E só foi possível graças a uma ação política de companheiros. Não era uma ação política de um estado com outro estado, ou de um presidente com outro presidente. Quem está lembrado, o Chávez participou de um dos foros que fizemos em Havana. E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela.

Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política. [7]
Olavo de Carvalho também se manifestou sobre isso, escrevendo:
[…] O sr. presidente confessa, em suma, que submeteu o país a decisões tomadas por estrangeiros, reunidos em assembleias de uma entidade cujas ações o povo brasileiro não devia conhecer nem muito menos entender.

Não poderia ser mais patente a humilhação ativa da soberania nacional, principalmente quando se sabe que entre as entidades participantes dessas reuniões decisórias constam organizações como o MIR chileno, sequestrador de brasileiros, e as Farc, narcoguerrilha colombiana, responsável, segundo seu parceiro Fernandinho Beira-Mar, pela injeção de duzentas toneladas anuais de cocaína no mercado nacional. […] [8]
URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Foto do 18º encontro do Foro de São Paulo, em Caracas, Venezuela. / Wikimedia Commons

A Conspiração

Em 24 de setembro de 2007, Olavo de Carvalho, que é uma das pessoas que ajudou a difundir a ideia da URSAL, publicou o artigo “O perigo sou eu”, no qual pede para o leitor analizar a sequência dos fatos:

Abril de 2001: O traficante Fernandinho-Beira Mar confessa que compra e injeta no mercado brasileiro, anualmente, duzentas toneladas de cocaína das Farc em troca de armas contrabandeadas do Líbano.

7 de dezembro de 2001: O Foro de São Paulo, coordenação do movimento comunista latino-americano, sob a presidência do sr. Luiz Inácio Lula da Silva, lança um manifesto de apoio incondicional às Farc, no qual classifica como ‘terrorismo de Estado’ as ações militares do governo colombiano contra essa organização.

17 de outubro de 2002: O PT, através do assessor para assuntos internacionais da campanha eleitoral de Lula, Giancarlo Summa, afirma em nota oficial que o partido nada tem a ver com as Farc e que o Foro de São Paulo é apenas ‘um foro de debates, e não uma estrutura de coordenação política internacional’.

1º de março de 2003: O governo petista estende oficialmente seu manto de proteção sobre as Farc, recusando-se a classificá-las como organização terrorista conforme solicitava o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

24 de agosto de 2003: O comandante das Farc, Raul Reyes, informa que o principal contato da narcoguerrilha no Brasil é o PT e, dentro dele, Lula, Frei Betto e Emir Sader.

15 de março de 2005: Estoura o escândalo dos cinco milhões de dólares das Farc que um agente dessa organização, o falso padre Olivério Medina, afirma ter trazido para a campanha eleitoral do sr. Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto é investigado superficialmente e logo desaparece do noticiário.

2 de julho de 2005: Discursando no 15º. Aniversário do Foro de São Paulo, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva entra em contradição com a nota de 17 de outubro de 2002, confessando que o Foro é uma entidade secreta, ‘construída para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política’, que essa entidade interferiu ativamente no plebiscito venezuelano e que ali, em segredo, ele próprio tomou decisões de governo junto com Chávez, Fidel Castro e outros líderes esquerdistas, sem dar ciência disto ao Parlamento ou à opinião pública.

9 de abril de 2006: O chefe da Delegacia de Entorpecentes da PF do Rio, Vítor Santos, informa ao jornal O Dia que “dezoito traficantes da facção criminosa Comando Vermelho — entre eles pelo menos um da Favela do Jacarezinho e outro do Morro da Mangueira — vão periodicamente à fronteira do Brasil com a Colômbia para comprar cocaína diretamente com guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os bandidos são alvo de investigação da Polícia Federal. Eles ocuparam o espaço que já foi exclusivo de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar”.

12 de maio de 2006: O PCC em São Paulo lança ataques que espalham o terror entre a população. Em 27 de dezembro é a vez do Comando Vermelho fazer o mesmo no Rio de Janeiro.

18 de julho de 2006: O Supremo Tribunal Federal, sob a pressão de um vasto movimento político orquestrado pelo PT, concede asilo político ao falso padre Olivério Medina, agente das Farc.

16 de maio de 2007: O juiz Odilon de Oliveira, de Ponta-Porã, divulga provas de que as Farc atuam no território nacional treinando bandidos do PCC e do Comando Vermelho em técnicas de guerrilha urbana.

12 de fevereiro de 2007: As Farc fazem os maiores elogios ao PT por ter salvo da extinção o movimento comunista latino-americano por meio da fundação do Foro de São Paulo.

Agosto de 2007: Nos vídeos preparatórios ao seu 3º. Congresso, o PT admite que seu objetivo é eliminar o capitalismo e implantar no Brasil um regime socialista; e fornece ainda um segundo desmentido à nota de Giancarlo Summa, ao confessar que o Foro de São Paulo é ‘um espaço de articulação estratégica’ (sic).

19 de setembro de 2007: Lula oferece o território brasileiro como sede para um encontro entre Hugo Chávez e os comandantes das Farc.
Entre esses fatos ocorreram outros inumeráveis cuja data não recordo precisamente no momento, entre os quais o fornecimento maciço de armas às Farc pelo governo Hugo Chávez, uma campanha nacional de mídia para desmoralizar o analista estratégico americano Constantine Menges que divulgava a existência de um eixo Lula-Castro-Chávez-Farc, os tiroteios entre guerrilheiros das Farc e soldados do Exército brasileiro na Amazônia, as denúncias de que as Farc davam treinamento em guerrilha urbana aos militantes do MST e, é claro, várias assembleias gerais e reuniões de grupos de trabalho do Foro de São Paulo.

A existência de uma ligação profunda, constante e solidária entre o PT e as Farc é um fato tão bem comprovado, que quem quer que insista em negá-la só pode ser parte interessada na manutenção do segredo ou então um mentecapto incurável. […] [9]
A matéria continua após o anúncio


O que o Foro de São Paulo tem a ver com a URSAL?

No famoso debate exibido na emissora de TV Band, o canditado Cabo Daciolo fez uma pergunta direcioada a Cirgo Gomes sobre a URSAL, que seria o plano de unificar os países da América Latina e do Caribe sob um único governo comunista, assim como aconteceu com a antiga URSS. Ele acusou o candidato do PDT de saber dos planos de implantação da URSAL, pois ele faria parte do Foro de São Paulo, que supostamente teria como objetivo final a construção da tal união das repúblicas comunistas.

Oficialmente, Ciro Gomes afirma que participou de duas reuniões, mas a troca de ideias lhe pareceu "sem fundamento". Por isso, o Foro de São Paulo "mofou". Em uma gravação, o ex-governador faz duras críticas ao grupo. Chama o Foro de São Paulo de "ajuntamento de múmias" e alfineta os petistas que apoiam essas ideias.

No programa Provocações, conduzido pelo diretor Antônio Abujamra em 2007, o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, explicou que o Foro de São Paulo foi criado com a intenção de levar a esquerda ao poder na América Latina. Segundo Dirceu, Ciro foi um dos participantes do Foro que não foi eleito presidente.

Ao final do debate da Band, Ciro reforçou que sabia do que se tratava o Foro, mas não o que é URSAL. [10]

Dossiê URSAL

Antes mesmo da acusação do Cabo Daciolo em 2018, a ideia da URSAL já prosperava na mente dos conspiracionistas. Um site com domínio próprio, intitulado Dossiê URSAL e hospedado no Dreamhost.com, um serviço que protege a identidade de seu dono, foi criado em 8 de Abril de 2015 (apesar de no site afirmarem que foi em 2014...), segundo informações de WHOIS. Compilou várias ligações ao YouTube e à imprensa brasileira, detalhando a suposta criação do bloco.

Logo no início da página, você é saudado com os dizeres:
Você está achando que o Plano de Integração da América Latina e Caribe num único bloco comunista mundial é uma piada? Você acha que a organização internacional Foro de São Paulo (composta por inúmeros criminosos, terroristas e narcotraficantes) não tem o objetivo de acabar com a propriedade privada e implantar o comunismo no Brasil e em toda a América Latina? Você está rindo do Plano URSAL e da chamada "Patria Grande"? Quero ver você rir quando tomarem a sua casa, seus bens, e você virar escravo de um governo comunista totalitarista do qual você fugirá, mesmo que seja a pé, para outro país, largando tudo pra trás tal como estão fazendo os venezuelanos hoje, que nunca acreditaram que isso aconteceria com eles. [11]
O Dossiê ainda segue acusando o PSDB de saber da existência do plano URSAL e estar acobertando o fato. Então, com uma série de links de notícias, ele estabelece uma conexão entre a criação do Foro de São Paulo e o estabelecimento de um bloco comunista na América Latina; a ligação do Foro com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e a ligação do PT com o PCC e com extremistas islâmicos como o Hezbollah.

Existe também a denúncia de que Lula teria ido à Líbia buscar dinheiro pra campanha do PT com o ditador Muammar al-Gaddafi. Depois, desde maio de 2014, houve a liberação de vistos de imediato para entrada no Brasil, de pessoas vindas especificamente de países terroristas como Afeganistão, Líbia, Síria, Jordânia, Irã, Iraque, Palestina e outros, sem ao mínimo pesquisar se essas pessoas têm ou não antecedentes criminais e participam ou não de grupos terroristas.

Outro ponto importante destacado, foi a proposta da criação da “Reforma Política” com o conceito de “Democracia Direta”, que nada mais é que criar “Conselhos Populares” para colocar algumas pessoas e entidades para representarem o povo nas principais questões do país. O que eles não contam é que estas pessoas seriam indicadas pelo próprio Presidente da República, e teriam força superior aos deputados, que já são os representantes legais e diretos do povo. Dentre as pessoas e entidades que poderão participar dos Conselhos Populares, inclui-se as entidades informais como o MST, que estaria fazendo parte de conselhos para dirimir conflitos referentes a posse de imóveis, citando quem deve ou não permanecer num imóvel rural ou urbano que tenha sido invadido, ficando também acima do Poder Judiciário, que não opinaria mais em litígios de invasão de imóveis. A Reforma Política cria o 5º poder no Brasil, tal como existe na Venezuela, ficando acima dos Poderes Legislativo e Judiciário, e sendo controlado pelo Poder Executivo, pelo próprio Presidente da República, implantando de vez a ditadura no país.

Lula convocou a militância petista para se engajar colhendo assinaturas dos cidadãos brasileiros para que o PT tivesse poderes para alterar a constituição e ser implantada a Reforma Política, que seria a institucionalização da ditadura e do comunismo no Brasil.

O dossiê continua com sua interminável lista de indícios de que a implantação da URSAL não trata-se de uma piada ou de um meme, mas sim de algo muito mais grave e que realmente está ocorrendo sob os panos. A seguir, irei listar alguns dos demais pontos destacados:
  • A institucionalização da “Reforma Urbana”, que pretende desapropriar milhares de imóveis rurais e urbanos no Brasil para a implantação do comunismo no Brasil, que já estaria em pleno andamento.
  • Implantação do Zoneamento ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social,  onde várias áreas já habitadas da cidade serão expropriadas para o "interesse social" dando uma “função social da propriedade”. Já começou em São Paulo. A prefeitura mapeou as áreas que serão desapropriadas na cidade. Quem não vender seu imóvel pelo preço que a prefeitura oferecer em pagar, terá o valor do IPTU dobrado a cada ano, até que chegue num ponto em que a pessoa não consiga mais pagar o IPTU e se veja obrigada a vender seu imóvel pra prefeitura pelo preço que ela quer pagar. Quarteirões de bairros de classe alta também estão incluídos no Zoneamento ZEIS pra colocar pessoas de classe baixa naquele lugar como forma de “promover a integração social” de pessoas de classes sociais diferentes. [12]
  • O Decreto nº 7037 feito pelo PT, que implanta a censura aos meios de comunicação, o fim da propriedade privada, o fim da liberdade religiosa, dentre outros. [13]
  • O Decreto nº 8243 assinado pela Dilma Rousseff implantando o 5º poder no Brasil, transformando o país numa ditadura totalitária usando o mesmo conceito utilizado na Venezuela e na extinta União Soviética no início do século passado. [14]
  • A união dos Decretos nº 7037 e 8243 que, em conjunto, dentre outras coisas, acabam com a propriedade privada no Brasil, onde as pessoas deixariam de ter a propriedade dos imóveis. Elas passariam a ter simplesmente a posse dos imóveis, mas não a propriedade (igual na China). Com a implantação desses Decretos, se você é casado e não tem filhos, mas mora numa casa de 4 quartos que você construiu pensando nos filhos que virão no futuro, você pode correr o risco de sair para trabalhar com sua esposa e, ao voltarem pra casa, a casa de vocês estar invadida por uma família numerosa de pessoas e você perder de imediato a posse do imóvel, pois sua casa estava “subutilizada”. Você também corre o mesmo risco se é aposentado, mas trabalhou muito a vida inteira e comprou um apartamento a mais para ganhar um aluguel para funcionar como um complemento da sua pequena aposentadoria. Quem alugou seu imóvel, já passa a possuir a posse do imóvel, e não precisaria mais pagar os aluguéis, e você não conseguiria tirar a pessoa do seu imóvel, perdendo seu imóvel e os aluguéis que teria com ele (as delícias do comunismo...).
  • O passado negro de Dilma Rousseff, que já foi presa por participar de movimentos terroristas que assaltavam bancos, sequestravam, torturavam e matavam pessoas no Brasil no final da década de 1960. [15], [16]
  • Declarações do ex-marido de Dilma Rousseff assumindo e dizendo ter muito orgulho de ter criado, junto com Dilma Rousseff, a organização criminosa VAL-Palmares. [17]
URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Ficha criminal de Dilma Rousseff / Reprodução: Pensa Brasil

  • O fato da polêmica empresa venezuelana Smartmatic ter sido contratada pelo TSE para dar manutenção nas urnas eletrônicas no Brasil. [18]
  • Denúncia da auditora Maria Aparecida Rocha Cortiz explicando em detalhes como as urnas utilizadas no Brasil e todo o processo eleitoral podem ser facilmente fraudados; e as respostas descabidas dadas pelo TSE ignorando totalmente as graves denúncias apontadas. O TSE, réu no processo, é a própria entidade julgadora do caso, que permite que seja impossível, no Brasil, auditar o resultado da apuração eletrônica dos votos.
  • O fato do Presidente do TSE, Dias Toffoli, ter proibido que as urnas eletrônicas fossem testadas pelo público em geral antes das eleições de 2014, proibição esta que nunca tinha ocorrido nas eleições anteriores. [19]
  • O fato do Presidente do TSE, Dias Toffoli, ter anulado, às vésperas da eleição supracitada, todas as multas eleitorais existentes contra o Partido dos “Trabalhadores” e outros partidos por uso irregular dos recursos públicos, desvios, pagamentos de despesas indevidas e falta de prestações de contas ocorridos até o ano de 2009. Esta medida beneficiou o PPS em R$ 5,2 milhões, o PT em R$ 5,5 milhões, o PDSB em R$ 5,6 milhões, o DEM em R$ 7,1 milhões, além de outros partidos. A anistia total foi de R$ 34 milhões, que os cofres públicos brasileiros deixaram de arrecadar. Imperou, mais uma vez, a impunidade no nosso país.
  • O fato do TSE não ter cancelado a candidatura de Dilma Rousseff pelos crimes eleitorais praticados pelo seu partido com o uso comprovado da máquina pública como os Correios na campanha da candidata à presidência, além do uso de diversas outras estatais para tal fim.
  • A Medida Provisória 651, assinada pela Dilma Rousseff e aprovada pela Câmara dos Deputados em 14 de outubro de 2014, que anistia dívidas de empresas e pessoas julgadas e condenadas pela justiça por atos ilegais de improbidade administrativa com desvio de dinheiro público, permitindo que os valores desviados sejam pagos com redução e até exclusão de juros e multas, podendo ser parcelados em até 15 anos; medida esta que estimula o crime no nosso país. 
  • O fato do avião do candidato Eduardo Campos ter, antes da colisão, explodido em pleno voo com fortíssimos indícios de que a morte de todos os ocupantes do avião ocorrera não por um eventual acidente, mas sim por um atentado terrorista. [20]
  • O fato de existir denúncias de que os 3 últimos “acidentes” aéreos ocorridos no Brasil, incluindo os acidentes da TAM e da GOL, terem sido armados pelo PT com o intuito de exterminar passageiros que estavam investigando e denunciando o partido, inclusive existindo gravação mostrando petistas de alta patente dentro do Planalto comemorando a queda de um desses aviões.
  • O fato de, nestes 3 últimos “acidentes” aéreos brasileiros, não haver gravação alguma na caixa preta do avião (isso só acontece no Brasil).
  • O fato dessas caixas pretas dos aviões serem enviadas primeiramente ao Planalto antes de receberem qualquer processo de investigação, possibilitando que elas sejam adulteradas dentro do Planalto, conforme denúncias.
  • A Lei nº 12.970/2014 sancionada em maio de 2014 pela Dilma Rousseff, pouco antes da morte de Eduardo Campos, proibindo a divulgação e tornando sigilosas as investigações sobre acidentes aéreos no Brasil. [21]
  • O caso em que Celso Daniel foi sequestrado, torturado e morto após se negar a continuar extorquindo dinheiro de empresários na cidade de Santo André para repassar este dinheiro ao PT e ao Capo, como era conhecido o José Dirceu na época, segundo testemunhas ligadas ao processo.
  • As denúncias sobre Luiz Eduardo Greenhalgh e Gilberto Carvalho, que o PT colocou no caso da morte do Celso Daniel para ajudarem nas investigações do crime, mas que, na realidade, faziam de tudo para atrapalhar e desvirtuar as investigações. Com o acesso desses dois às investigações, as pessoas que podiam falar alguma coisa a respeito do crime foram morrendo uma a uma. Foram oito assassinatos na época, nos quais o PT é altamente suspeito; e mais um agora, do delegado que investigava o caso, bem num momento em que o STF, com a maioria dos ministros indicados pelo PT, anulou grande parte do processo para que fosse reiniciada a fase interrogatória. [22]
  • O fato da Comissão Nacional da “Verdade” ser composta por 7 pessoas de esquerda, e serem todas estas 7 pessoas indicadas pela ex-terrorista Dilma Rousseff; tendo tanta credibilidade que é chamada de “Comissão da MENTIRA” e “Começão da Verdade”. Segundo denúncias, esta comissão desvirtua os fatos para favorecer aos esquerdistas comunistas que queriam aplicar um Golpe de Estado no Brasil na década de 1960 e 1970, sendo também uma comissão criada para desmoralizar as Forças Armadas Brasileiras e dar direito a indenização a qualquer pessoa que alegar ter sido torturada à época.
  • Denúncia de Romeu Tuma Júnior de que o Partido dos Trabalhadores grampeou os telefones de todos os Ministros do Supremo.
  • O fato do governo petista doar bilhões de dólares à Venezuela através da isenção de multa em acordo contratual.
  • O fato do governo petista transferir dinheiro público a países socialistas/comunistas/corruptos secretamente de forma  que nem o Congresso Nacional tem noção dos valores transferidos. [24]
  • O fato do Brasil financiar, através do BNDES, mais de R$ 2 bilhões para a construção do porto de Mariel, em Cuba, e da malha ferroviária/rodoviária de acesso ao porto, enquanto nossos portos brasileiros estão em situação calamitosa.
  • O Governo brasileiro financiando dezenas de bilhões de dólares em vários países esquerdistas do mundo enquanto o nosso país sofre de infraestrutura básica. [25]
  •  O fato do governo brasileiro ter aceitado o trabalho escravo de médicos cubanos, que não tinham direito a férias, 13º e nenhum direito trabalhista no Brasil.
  • O fato do governo brasileiro ter confiscado o passaporte dos médicos cubanos, proibindo a estes o direito de ir e vir que é claro na nossa Constituição, mantendo-os presos no nosso país, negando a eles asilo político e sendo conivente com o governo ditador cubano. Para que médicos dissidentes cubanos saíssem da prisão chamada Brasil e não fossem presos, torturados ou mortos quando voltassem para Cuba, precisariam pedir asilo político em outro país. [26]
  • O fato do governo brasileiro ter contratado os “médicos” cubanos pagando inicialmente a eles apenas 10% do valor trabalhado, e enviar os 90% restantes diretamente à empresa estatal cubana chamada “Comercializadora de Servicios Médicos Cubanos S.A.”, que forneceu tais trabalhadores ao Brasil. O montante perfaz um total de cerca de R$ 1 bilhão por ano que o governo brasileiro envia “legalmente” a Cuba, financiando uma ditadura comunista marxista leninista totalitária que tortura e mata pessoas contrárias ao seu regime.
  • O fato de ter sido descoberto um capitão do exército cubano infiltrado no Brasil como se este fosse médico cubano. Poderiam haver mais militares de Cuba infiltrados no Brasil com o consentimento do governo brasileiro. [27]
  • O fato de Dilma Rousseff ter autorizado a importação de bananas do Equador, favorecendo nosso vizinho socialista/comunista e prejudicando mais de 2 milhões de pessoas que trabalham nesta área no Brasil.
  • O fato de dirigentes do Partido dos Trabalhadores pedirem a cabeça de jornalistas que divulgam notícias contrárias ao PT. [29]
  • O fato de um dos líderes do PT ter ameaçado de morte e incitado militantes do partido a meterem uma bala na cabeça do presidente da mais alta corte do Brasil, ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa; sendo talvez este o motivo pelo qual o ministro pediu seu afastamento do STF para proteger a sua vida e a vida de sua família.
  • O fato do PT afirmar com todas as letras que implantará a censura aos meios de comunicação no Brasil, censura esta que recairá também na internet e redes sociais através do Marco Regulatório da Internet Brasileira.
  • A dívida interna brasileira, que já tinha subido de R$ 108 bilhões para R$ 650 bilhões durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, ter subido, durante a gestão do PT, de R$ 650 bilhões para R$ 2,2 TRILHÕES. [30]
  • A dívida externa brasileira ter subido, durante a gestão do PT, de US$ 210 bilhões para US$ 750 bilhões, sendo atualmente a terceira maior dívida externa do mundo, atrás apenas da Espanha e Estados Unidos. [31]
  • O fato do Ministro para Comunas e Movimentos sociais da Venezuela, Elias Jaua, cuja babá foi presa em São Paulo ao tentar ingressar no país com uma arma guardada em uma maleta, ter vindo ao Brasil e firmado um convênio com o MST, ao qual seriam ministradas técnicas de formação para fortalecer a revolução socialista, que está para ser aplicada no Brasil com a ajuda da Venezuela, sendo este um ataque à soberania de nosso país.
  • O fato de o governo brasileiro ter estado em conluio com o governo venezuelano, que está criando uma milícia com um milhão de milicianos armados para, com o uso da força, implantarem o socialismo na América Latina, o que inclui o Brasil. [32]
  • O fato do objetivo do Partido dos “Trabalhadores” ser implantar o socialismo/comunismo no Brasil e em toda a América Latina, e tal partido apoiar e estar associado a todos os países e movimentos comunistas, socialistas, marxistas leninistas da América Latina e do mundo, sendo este um partido político que tem interesses além das nossas fronteiras e coloca em altíssimo risco a soberania nacional, sendo este partido chamado por ministros do STF como uma “sofisticada organização criminosa” composta por “delinquentes travestidos de altos dirigentes políticos e partidários”.
  • O fato de o PT querer implantar o comunismo no Brasil, sendo o comunismo proibido no artigo primeiro da Constituição Brasileira, que prega que “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa...” No intuito de implantar o comunismo em nosso país, o Partido dos Trabalhadores atenta contra “a soberania” nacional e contra “os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”.
  • O PT querer desmilitarizar a Polícia Militar através da Proposta de Emenda Constitucional PEC 51, retirando 500 mil soldados da Polícia Militar, que são soldados da reserva do exército, subordinados às Forças Armadas para entrarem em ação em caso de guerra, fazendo com que eles passem a ser subordinados à presidência da república. Ou seja, com a aprovação de uma lei, o PT tiraria 500 mil homens do Estado Brasileiro enfraquecendo o exército, e colocando tal contingente à disposição do governo e do Partido dos Trabalhadores, passando a proteger os bandidos do PT no caso de uma investida militar brasileira contra a podridão que tomou conta dos poderes do nosso país. [33]
  • O governo do PT não ter aumentado o salário dos militares, desincentivando os militares a continuarem na profissão. Assim, ficam menos militares para defenderem o Brasil de uma revolução socialista que atenta à soberania nacional.
  • O Fato de várias pessoas ligadas ao PT como Fernando Gabeira e Eduardo Jorge terem confessado que, na época da ditadura, os esquerdistas brasileiros queriam derrubar o governo militar para implantarem a sua própria ditadura do proletariado. Eles, de forma alguma, queriam a democracia no Brasil.
  • O fato do líder mentor intelectual do PT, José Dirceu, ter confessado que é brasileiro cubano, ou cubano brasileiro, colocando em dúvida a sua verdadeira nacionalidade.
  • O fato de Lula ter casa em Cuba e considerar Cuba a sua casa, e não o Brasil.
  • Resolução do 10º Foro de São Paulo, assinada pelo Lula em 2001 em Cuba, obrigando a todos os participantes do Foro a verem as FARC como uma guerrilha de caráter político e a apoiarem para o fortalecimento desse grupo armado colombiano e encorajarem os processos de diálogos desenvolvidos pelas FARC no conflito social, político e armado.
  • Fato de o Lula apoiar que as FARC criem um partido político para chegarem à presidência da Colômbia e tomarem o poder. [34]
  • Fato de o PT e o Foro de São Paulo apoiarem guerrilheiros do Oriente Médio.
  • Fato do Foro de São Paulo e PT rechaçarem o qualificativo de “terrorista” de toda forma de resistência anti-imperialista de grupos armados ou não, concedendo direitos de rebelião a estes, e de passarem a chamar de terroristas os Estados que agem contra os grupos armados como as FARC e vários outros do Oriente Médio.
  • Lei Complementar 276/02 aprovada pela Câmara dos Deputados em 2014, que deixa nosso país ser invadido por exércitos vizinhos desde que o(a) presidente da república ou Ministro da Defesa autorizem, sem necessidade de consultar o Congresso ou quem quer que seja. [35]
  • A desativação do batalhão do exército brasileiro, localizado na fronteira entre Brasil e Bolívia, considerado um dos mais importantes no tocante à proteção da região Oeste, deixando uma porta aberta para que o nosso país seja invadido por militares bolivianos e paramilitares narcotraficantes. [36]
  • Governo brasileiro ter realizado uma reunião sigilosa na Granja do Torto com Nicolás Maduro e Raúl Castro. [37]
  • Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, eufórico na TV após a reeleição de Dilma Rousseff, se mostrando extasiado no sonho de criação da “Patria Grande” com a implantação do socialismo revolucionário na América Latina. PS: “Patria Grande” é a URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América Latina, que o PT e demais esquerdistas latinos querem implantar no nosso continente. Maduro disse, com todas as letras, que “A vitória do Brasil representa a consolidação para a nova etapa do avanço, das transformações e das mudanças na América Latina. É um passo gigantesco do gigante Brasil, que vem reforçar toda a nossa força revolucionária no continente! O que acontecerá na América Latina, cada vez mais, é revolução, são mudanças profundas, transformações verdadeiras, união da América Latina! Que o imperialismo norte-americano saiba disso, e os outros impérios do mundo!” [38]
  • Dilma Rousseff trazer militares russos ao Brasil, em novembro de 2014, assim que passaram as eleições, para estudarem as nossas estratégias de ataque e defesa aéreas, como denunciou o site das Forças Aéreas Brasileiras. [39]
  • O interesse da Rússia em criar bases militares em países conhecidamente ditatoriais na América do Sul, com o possível objetivo de implantar o comunismo na América Latina. [40]
  • Lula discursando no Foro de São Paulo em defesa da “Patria Grande”, a integração da América Latina. Lula discursa também em prol de uma maior divulgação do projeto de forma aceitável pelos governos latino-americanos. Foi a partir disso que foi criada a UNASUL. [41]
  • Criação da UNASUL  – União de Nações Sul-Americanas, que nada mais é que uma entidade internacional para divulgar o que pode ser divulgado das atas do Foro de São Paulo, e a preparação da América Latina para sua total integração e formação da URSAL. [42]
  • Os princípios da UNASUL que são de unificação da América Latina e proteção de ditadores no poder: 
[a] Criação da “Pacha”, uma moeda única para toda a América Latina;
[b] Criação de um mecanismo de segurança regional, promovendo a cooperação militar e a defesa regional entre todos os países membros;
[c] Não tolerância à quebra de autoridade institucional ou tentativa de golpe ao poder civil legitimamente constituído, adotando medidas concretas e imediatas em caso de violação da ordem constitucional (foi o PT criando laços no estrangeiro para se proteger quanto à eminente queda da Dilma Rousseff e demais ditadores da América Latina e Caribe);
[d] Livre circulação de pessoas entre os países membros;
[e] Criação de uma carteira de identidade única ou passaporte único para todos os sul-americanos;
[f] Criação de uma unidade técnica de coordenação eleitoral em toda a América Latina (é um perigo para a democracia tendo em vista que todos os países onde esses comunistas estão ganhando as eleições estão sob suspeita de fraudes);
[g] Criação da Escola Sul-Americana de Defesa (formada por militares e civis, podendo ser utilizada pelos líderes desses países para contratarem milícias);
[h] Abertura do espaço aéreo de todos os países membros da UNASUL. [42]

Depois de toda essa informação exposta pelo dossiê, até o mais ferrenho dos céticos fica com uma pulga atrás da orelha. Lembrando que as opiniões expostas acima pertencem ao dossiê ursal.

A matéria continua após o anúncio

Olavo de Carvalho e a URSAL em 2006

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Olavo de Carvalho / Reprodução: Olavodecarvalho.org

O termo URSAL ainda foi tomado a sério por Olavo de Carvalho, em em artigo de 2006 publicado no Diário do Comércio [43]. Nesta ocasião ele atribui um novo sentido ao acrônimo, afirmando que URSAL é um termo genérico, não uma denominação oficial, que se referiria a um plano comunista de integração continental. Segundo ele, "a existência do plano comunista de integração continental é o fato mais abundantemente documentado das últimas décadas", ligando-a no plano prático à UNASUL, assim como no raciocínio do Dossiê URSAL citado logo acima.
Para mim já se tornou evidente, por exemplo, que o sucesso no plano do Foro de São Paulo, a implantação da URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América Latina, não somente não se opõe em nada aos objetivos do globalismo, mas contribui decisivamente para eles, fomentando uma integração regional que provocaria orgasmos em Hans Morgenthau e que, a longo prazo, só tornaria a América Latina ainda mais dependente dos bancos internacionais. [43]
O trecho acima foi extraído do artigo de 2006 de Olavo de Carvalho, o qual podemos ver claramente que a conspiração da URSAL já possuía suas raízes há tempos.

A ideia da URSAL parece advir de um termo recorrente em discursos da esquerda, conhecido como "Patria Grande". Afinal, o que é isso?

Patria Grande

Patria Grande é um conceito político que se refere, a princípio, à federalização dos estados da América hispânica, constituindo uma só unidade política. Trata-se de uma ampliação do conceito de pátria para toda a América espanhola ou, por vezes, toda a América Latina e o Caribe. O conceito está associado à ideia de integração latino-americana dos libertadores, especialmente Simón Bolívar e José de San Martín, com o seu projeto de promover a integração latino-americana e unificar politicamente as nações hispano-americanas, contrapondo-se à balcanização do Império Espanhol nas Américas, após as guerras de independência na América espanhola.

O conceito é atribuído ao argentino Manuel Ugarte, que o introduziu em 1922, em seu livro La patria grande, no qual reuniu discursos seus, pronunciados em diferentes países da América hispânica, visando promover a ideia de unidade entre esses países. Em outra de suas obras, El porvenir de la América latina, Ugarte já havia esboçado uma política global aplicável ao conjunto das antigas colônias espanholas e portuguesas. [44]

Inicialmente, o conceito se aplicava sobretudo à países de lingua hispânica, o que excluía o Brasil, mas com o Foro de São Paulo e o Partido dos Trabalhadores tendo assumido a presidência do país, isso se tornou um risco palpável para os pensadores de direita e os conspiracionistas. Vídeos criados por apoiadores da extrema-direita e canais cristãos reproduziram e aumentarem a teoria do bloco comunista, misturando-o com o conceito de Patria Grande.

O canal evangélico Alerta Cristã defende que a URSAL seria a segunda de três fases para constituir uma nação comunista e anti-cristã na América Latina. Segundo o think tank Digital Forensic Research Lab do Atlantic Council, os algoritmos do Youtube desempenharam um papel importante para a difusão da ideia, uma vez que sugeria conteúdo semelhante a quem assistisse um vídeo sobre a URSAL. [45]

Por que tanto medo do comunismo/socialismo?

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Diversas artes de propaganda anti-comunista / Reprodução: Internet

Vamos supor por um segundo que o plano URSAL seja real. Qual o motivo para tanta preocupação? Por que isso é ruim?

Primeiramente, vamos à definição encontrada na Wikipedia para o comunismo:

Comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.

Um dos seus principais mentores filosóficos, Karl Marx, postulou que o comunismo seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária, isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores das cidades e do campo. O "comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), sem Estado (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada. Marx nunca forneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico (tal foi feito, por Lenin), mas subentende-se que uma economia comunista consistiria de propriedade comum dos meios de produção, culminando com a negação do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produção na terminologia marxista. [46]

Teoricamente, pelo menos para quem não preza pela propriedade privada, parece uma boa ideia, não é mesmo? Então vamos conferir na prática, como foi a aplicação dos ideais marxistas.

URSS — Joseph Stain

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Propaganda de Joseph Stalin / Reprodução: Pocket mags

Talvez um dos ícones mais emblemáticos do comunismo, Stalin foi o presidente do Partido Comunista da União Soviética a partir de 1922 — o que lhe valia a liderança suprema do país —  Stalin foi responsável por mais de 40 milhões de mortes. Alguns números, inclusive, apontam que o número real esteja próximo de 60 milhões. No seu governo, a URSS cresceu, se industrializou e atingiu o status de “superpotência”, mas cobrou um preço alto por isso. Milhões de pessoas foram mortas em massacres, perseguições, prisões e execuções extrajudiciais. Junto a um regime perverso, ainda havia o problema da fome, especialmente nos meses de inverno. Stalin morreu ainda no poder, 30 anos mais tarde, em 1953, e jamais foi punido pelos seus crimes. [47]

A matéria continua após o anúncio

China — Mao Tsé-Tung

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Retrato de Mao Tsé-Tung. / Foto: Hung Chung Chih/Shutterstock.com

O líder da revolução popular chinesa na primeira metade do século XX,  Mao Tsé-Tung governou a China com mão de ferro por quase 30 anos. Durante sua gestão foi implementado um sistema comunista brutal, no qual se estima que mais de 70 milhões de pessoas perderam a vida. As principais causas eram perseguições políticas, miséria extrema e suicídios em massa. Mao Tsé-Tung só saiu do poder depois de sua morte, em 1976. [47]

Bem, de uma coisa se pode ter certeza. Quando a ditadura comunista se instala, o líder só sai do poder morto.

O Socialismo na Venezuela

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Nicolás Maduro / Créditos:Ueslei Marcelino/Reuters

Décadas atrás o socialismo se instalou no coração da América do Sul. Foi na Venezuela.

Em 1998, pouco tempo após ser preso ao tentar um golpe de Estado, o militar Hugo Chávez emergiu como uma liderança popular capaz de solucionar os problemas do país. E se por um tempo o governo conseguiu gozar de apoio dos mais diversos setores da sociedade venezuelana, graças à explosão do preço das commodities no início da última década, hoje, entregue ao seu principal operador político, Nicolás Maduro, o país encara um colapso iminente, como resultado inevitável daquilo que a humanidade testemunhou repetidas vezes ao longo do último século – a incapacidade inconteste da economia socialista produzir riqueza.

As consequências estão escancaradas, como se a Venezuela fosse um exemplo ao mundo daquilo que um governo não deve fazer: escassez de alimentos e de remédios, crise hídrica e energética, fome, surto de doenças de terceiro mundo e uma série de medidas bizarras adotadas pelo governo que não apenas não solucionam o problema, como o agravam, transformando o país numa peça folclórica dos trópicos. Se a revolução cubana conseguiu disfarçar as tragédias geradas pelo governo graças à desculpa conveniente de um equivocado embargo, a revolução bolivariana tornou explícito ao continente, sem escusas, a falibilidade do socialismo. É uma aula viva, à disposição daqueles que querem entender o que evitar para um país alcançar desenvolvimento. [48]

A nova estimativa do FMI (Fundo Monetário Internacional) aponta que a inflação venezuelana pode chegar a 1.000.000% (um milhão por cento) no fim de 2018. Para o Fundo, a situação do país é similar à da Alemanha em 1923 e à do Zimbábue no fim da década passada.

Para efeito de comparação, a hiperinflação brasileira em seu pior momento, em 1993, terminou o ano em "apenas" 2.477%. [49]

É triste constatar como o comunismo levou o páis que tinha o maior PIB e Renda per capita da América Latina para a ruína.

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Segundo a ONU, impressionantes 1,6 milhão de Venezuelanos emigrou do país desde 2015, fugindo da pobreza e da fome. / Reprodução: Wamidia

A matéria continua após o anúncio

Outros exemplos do fracasso da implantação do Comunismo

Para citar mais exemplos, temos o regime liderado pelo Khmer Vermelho (nome dado aos seguidores do Partido Comunista da Kampuchea) no Camboja de 1975 a 1979.

Esta organização é lembrada principalmente por suas políticas de engenharia social, que resultaram em um genocídio. Suas tentativas de reforma agrária levaram à fome generalizada, enquanto sua insistência na autossuficiência, até mesmo nos serviços médicos, levou à morte de milhares de pessoas em consequência de doenças tratáveis (tais como malária). Execuções brutais e arbitrárias e tortura praticadas por seus oficiais contra elementos considerados subversivos, ou durante expurgos em suas próprias fileiras entre 1976 e 1978 são consideradas como tendo constituído um genocídio, com mortes atingindo cerca de 20% da população. [50]

Na Etiópia temos o Derg que foi uma junta militar comunista que chegou ao poder após a deposição do monarca Haile Selassie I. Derg é a forma abreviada do nome do “Comitê de Coordenação das Forças Armadas, Polícia e Exército Territorial”, um comitê de oficiais militares que governou o país de 1974 a 1987.

Entre 1975 e 1987, o Derg executou e prendeu dezenas de milhares de seus oponentes sem julgamentos. O reinado do Derg na Etiópia é lembrado como sendo o responsável pelo surgimento da Guerra Civil da Etiópia. Este conflito começou como uma onda de violência extralegal entre 1975 e 1977 conhecida como o Terror Vermelho, quando o Derg brigava pela autoridade, primeiramente com vários grupos de oposição, e em seguida com uma variedade de grupos que brigavam pelo papel de partido de vanguarda. Ao contrário do idealismo geral que se tem sobre o comunismo, esse período foi marcado pela Corrupção e pela má gestão. [51]


É óbvio que nenhm defensor do Comunismo/Socialismo gostaria de morar em um país sob essas condições. A pergunta é: Vale a pena arriscar um sistema econômico que não deu certo até agora?

Se a URSAL é ou não apenas uma teoria da conspiração, o fato é que a ideia por trás realmente instiga medo e insegurança.

URSAL, Foro de São Paulo, comunismo, bolivarianismo, socialismo, união das repúblicas socialistas da américa latina, pt, conspiração
Propaganda anti-comunista brasileira de 1960 / Reprodução: Reddit


Referências:
1 Jornal revela origem da sigla URSAL. Marcelo Gouveia. Jornal Opção / 13 de Agosto de 2018
2 Foro de São Paulo. Wikipedia
Foro de São Paulo. Wikipedia
Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil. Felipe Moura Brasil. Veja / 15 de Fevereiro de 2017
Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil. Felipe Moura Brasil. Veja / 15 de Fevereiro de 2017
Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil. Felipe Moura Brasil. Veja / 15 de Fevereiro de 2017
Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil. Felipe Moura Brasil. Veja / 15 de Fevereiro de 2017
Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil. Felipe Moura Brasil. Veja / 15 de Fevereiro de 2017
O Perigo sou eu. Olavo de Carvalho. Olavodecarvalho.org / 24 de Setembro de 2007
10 Ciro Gomes: O que Foro de São Paulo e Ursal têm a ver com o candidato. Equipe HuffPost. HuffPostBrasil.com / 10 de Agosto de 2018
11 Dossiê Ursal. dossieursal.com
12 Um plano para implementar a política habitacional para quem precisa. Gestão Urbana SP
13 DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Planalto.gov.br
14 DECRETO Nº 8.243, DE 23 DE MAIO DE 2014. Planalto.gov.br
15 BOLSONARO - Leitura do verdadeiro curriculum vitae de Dilma Rousseff. Youtube
16 Dilma ladra Deputado Jair Bolsonaro fala verdades sobre essa bandida de saia do PT. Youtube
17 Ex marido de Dilma Roussef confessa crimes cometidos com a guerrilheira. Youtube
18 TSE conclui licitação para manutenção de urnas eletrônicas. tse.jus.br / 17 de Julho de 2012
19 TSE não fará teste público das urnas eletrônicas antes das eleições. Cristina Tardáguila. O Globo / 4 de Junho de 2014
20 Protógenes quer provar que morte de Campos não foi acidente. Pedro Rocha. Terra.com.br / 18 de Setembro de 2014
21 Presidente Dilma sancionou lei que torna sigilosa a investigação de acidentes aéreos no Brasil. Folha Centrosul / 13 de Agosto de 2014
22 Livro reconstitui intrincado assassinato de Celso Daniel. Veja / 15 de Outubro de 2016
24 Ministro Pimentel torna “secretos” os financiamentos para os governos de Cuba e Angola. É o país da “Começão” da Verdade. Reginaldo Azevedo. Veja / 9 de Abril de 2013
25 Petrobras repassou meio bilhão de dólares a Evo durante sua campanha. Leandro Mazzini. UOL Notícias / 18 de Outubro de 2014
26 CFM aponta violação de direitos humanos na contratação de médicos cubanos. UOL Notícias / 12 de Outubro de 2013
27 Militar cubano infiltrado no Programa Mais Médicos é capturado em São Paulo. Epoch Times / 17 de Outubro de 2014
29 Veja / 17 de Junho de 2014
30 Dívida pública cresce 3,8% e chega a R$ 2,2 trilhões em junho. Sofia Fernandes. Folha de São Paulo / 27 de Abril de 2014
31 Brasil tem terceiro maior déficit externo do mundo, diz FMI. Flávia Barbosa. O Globo / 30 de Setembro de 2014
32 Maduro quer formar 1 milhão de milicianos para defender revolução. G1 / 24 de Outubro de 2013
33 Proposta de Emenda à Constituição n° 51, de 2013. Senado.leg.br
34 Lula sugere às Farc criar partido para chegar ao poder. Estadão / 28 de Abril de 2009
35 Câmara aprova novas regras para trânsito de forças estrangeiras no Brasil. Camara.leg.br / 23 de Abril de 2014
36 Fronteira entre Mato Grosso e Bolívia ficará sem proteção do Exército. Epoch Times / 10 de Dezembro de 2014
37 Na Granja do Torto, Raúl Castro recebe Nicolás Maduro. Leonencio Nossa. Estadão / 17 de Julho de 2014
38 Discurso de Nicolás Maduro sobre a vitória de Dilma [Legendado]. Youtube
39 Militares russos visitam o Brasil para estreitar cooperação em defesa antiaérea. Força Aérea Brasileira / 20 de Nvembro de 2014
40 Rússia negocia presença militar na América Latina. BBC / 27 de Fevereiro de 2014
41 LULA DEFENDE A UNIDADE LATINO-AMERICANA "PÁTRIA GRANDE" NO FORO DE SÃO PAULO. Youtube
42 União de Nações Sul-Americanas. Wikipedia
43 Os inventores do mundo futuro. Olavo de Carvalho. 1 de Maio de 2006
44 Patria Grande. Wikipedia
45 URSAL. Wikipedia
46 Comunismo. Wikipedia
47 Conheça os 5 ditadores que mais mataram na história. A&E
48 8 exemplos de como o socialismo está levando a Venezuela ao colapso absoluto. Rodrigo da Silva. Spotniks
49 Inflação na Venezuela vai a 1.000.000% neste ano, prevê FMI. Folha de São Paulo
50 Khmer vermelho. Wikipedia
51 Derg. Wikipedia

arte por Nando Bonvento
dossiê ursal, olavo de carvalhorevista fórum, spotniks, wikipedia