Entidades sobrenaturais

O Homem do Chapéu

|
Se os inúmeros relatos online de investigadores paranormais nos ensinaram alguma coisa, é que não faltam terríveis entidades sobrenaturais para se temer. Com a recente onda de casos de possessão demoníaca, você pode ter deixado passar desapercebido outro fenômeno que está possivelmente ligado aos encontros com Pessoas das sombras e até com a terrível paralisia do sono: O Homem do Chapéu.

As Pessoas das Sombras (ou Povo das Sombras, do inglês Shadow People) não eram foco de investigação paranormal até meados de 2001, e isso foi tudo graças à personalidade de rádio paranormal mais prolífica do mundo: Art Bell.
Art Bell é uma figura conhecida nos Estados Unidos, principalmente para quem acompanha os episódios de Coast to Coast AM, um programa de rádio que fala sobre vários tópicos relacionados ao paranormal.

Existem muitos autores, blogueiros e pesquisadores que gostariam de ter crédito por descobrir o misterioso fenômeno das Pessoas das Sombras, mas sua primeira referência pública real remonta a 12 de abril de 2001, quando Art entrevistou Thunder Strikes, ancião, professor e co-fundador da Deer Tribe Metis Medicine Society. Durante esse episódio, um casal falou sobre o tema das Pessoas das Sombras, e até incentivou os ouvintes a enviarem seus próprios relatos do fenômeno aterrorizante. Na verdade, muito mais pessoas do que qualquer um poderia imaginar estavam tendo que lidar com o fenômeno.

Ao longo dos anos, tem havido muitos debates sobre se essas "Pessoas das Sombras" são boas ou más, e muitos desembarcam em ambos os lados da cerca. O residente do Dead Files, Amy Allen falou publicamente por diversas vezes sobre sua crença de que os Shadow People são entidades interdimensionais que pendem para o lado do mal.

Desde que o episódio fatídico do Coast to Coast AM foi transmitido, houveram inúmeras histórias, fotos e vídeos de Pessoas das Sombras sendo carregados, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, enquanto muitos estavam sendo atormentados por Pessoas das Sombras, um grupo seleto estava experimentando algo semelhante, mas apenas um pouco diferente: a síndrome do "Homem do Chapéu".


Quem é o Homem do Chapéu?

O Homem do Chapéu aparece de modo muito semelhante com as Pessoas das Sombras, mas, ao contrário dos fenômenos que se tornaram populares através de Art Bell e Thunder Strikes, os encontros com o Homem do Chapéu trazem algumas diferenças impressionantes que os distinguem.

O Homem do Chapéu é uma pessoa sombria que vem sendo relatada aparecer em todo o mundo. A entidade é geralmente descrita como uma massa negra sólida alta, vestindo um sobretudo longo e sua marca registrada: um chapéu abas largas ou um fedora.
Ele é distintamente masculino e testemunhas dizem que ele não possui rosto. A maioria das entidades sombrias como as Pessoas das Sombras geralmente são vistas por um momento ou dois antes de desaparecerem, mas o Homem do Chapéu parece ser diferente, muitas vezes ficando visível por um longo período de tempo; e às vezes ele toca, sufoca ou ataca suas vítimas. As testemunhas são muitas vezes incapazes de descrever a parte inferior do corpo do Homem do Chapéu, como se ele parecesse flutuar silenciosamente acima do solo.
Eu vi uma figura humanoide alta e a figura se parecia com um homem. O homem não possuía características discerníveis. Não podia ver nenhum olho, nem nariz nem boca, apenas escuridão. Ele parecia uma sombra, só que mais escura — muito mais escura. Ele tinha um chapéu bem largo e um longo sobretudo que fluía enquanto ele se movia... Ele ficou ali pelo que parecia ser uma eternidade. Ele então se moveu muito devagar e silenciosamente, voltando para o corredor, desaparecendo da vista. – Tim Brown (The Hat Man Project)


Paralisia do sono e sonambulismo

Um fenômeno que também está vinculado com o Homem do Chapéu é a paralisia do sono; uma condição de paralisia temporária que ocorre imediatamente após o despertar ou antes de adormecer. Além da paralisia, o sonambulismo também é outro sintoma exibido por pessoas que sofrem ataques constantes dessa entidade.

Certas vítimas relataram começar a ver o Homem do Chapéu durante seus pesadelos e os eventos foram escalando para encontros com ele durante a paralisia do sono, na qual a vítima aterrorizada fica paralisada à mercê de seu atacante sobrenatural.
Algumas testemunhas que relataram terem um encontro macabro com o Homem do Chapéu durante a a paralisia do sono, por vezes o viram acompanhado de outros "capangas" Pessoa das Sombras "comuns". Caso tenha interesse sobre o assunto de ataques sobrenaturais durante a paralisia do sono, sugiro conferir o post Paralisia do Sono: 9 Relatos de ataques sobrenaturais na hora do sono.

Pessoas que vêm tendo encontros recorrentes com a entidade durante o sono também começam a sofrer de sonambulismo, estado no qual podem acontecer acidentes sérios com a vítima.

Imagem/The Nightmare

Porque estou sendo visitado pelo Homem do Chapéu?

Outro aspecto estranho do Homem do Chapéu que é mais sinistro do que as Pessoas das Sombras é que ele é frequentemente associado à ambientes hostis (principalmente no âmbito familiar), agressões e às vezes é um indicador de que algo maligno acontecerá. Aqui está o que o site Strange Accounts tem para dizer:
Esta presença aparentemente sombria é conhecida por causar — ou ser atraída por — ambientes hostis e comportamento agressivo. Aqueles que o veem são muitas vezes testemunhas de distúrbios domésticos e problemas familiares, observando uma atmosfera tangivelmente negativa, sensação de medo ou desesperança. Por esse motivo, muitos rotularam o espírito como um "demônio". Um assombro inteligente, capaz de manipulação física e psicológica, o Homem do Chapéu pode muito bem "oprimir" aqueles com quem entra em contato, parecendo dar crédito a essa teoria.
O Homem do Chapéu também parece ter prazer no terror que ele causa e testemunhas relataram a sensação de que a entidade está de alguma forma se alimentando de seu medo (assim como o Bicho Papão). Algumas testemunhas informaram que o Homem do Chapéu às vezes tem olhos vermelhos brilhantes ou então amarelos. Outros disseram que o Homem do Chapéu é um anjo caído ou um anjo da morte e que ele vem logo antes da morte.

Confira um relato em que menciona essa aparente diferença na aparição:
Isso aconteceu comigo quando eu estava com cerca de 8/9 anos (eu tenho 22 agora) em uma antiga casa que eu e minha mãe morávamos. Eu estava no quarto de mamãe jogando videogame quando eu olhei para o canto do quarto e estava parado lá, com 2,5 metros de altura, usando um chapéu preto de abas largas que cobria a metade do rosto, e um longo casaco de malha preto/marrom escuro, no estilo do século 18 que ia até os pés — quase exatamente como todos descrevem...
No entanto, sob a sombra de seu chapéu, eu podia ver seu rosto, maior do que humano, olhos amarelos brilhantes como de cobra (íris vertical) e um sorriso ameaçador com dentes pontudos como agulhas.
Eu só o vi por um breve segundo, gritei pela minha mãe e ele desapareceu tão rapidamente quanto apareceu, até hoje a imagem é tão clara em minha mente que ainda me assusta. Pelo que lembro, era extremamente maligno e de natureza negativa.
Os seguintes inquilinos na casa também se aproximaram de nós e descreveram exatamente o mesmo homem, eles também relataram que seus filhos foram levantados de sua cama e jogados no chão.
Muitas coisas estranhas aconteceram naquela casa, barulhos inexplicáveis durante a noite, portas se abrindo, pilhas de roupas espalhadas. Eu também sonhava com ele o tempo todo, eu e a minha mãe, ambos viramos sonâmbulos (nunca fizemos isso em casas anteriores ou seguintes), uma noite eu até andei dormindo e pulei/fui jogado das escadas. A energia negativa na casa começava a te drenar assim que você atravessasse a porta. Uma lembrança clara que eu tenho daquele tempo era que eu estava com muito medo de dormir no meu próprio quarto, então eu dormia no da minha mãe, e todas as noites ela faria seu habitual ritual noturno de aparafusar todos os parafusos na porta e mover armários e móveis pesados ​​para bloquear a porta; ela estava obviamente assustada vivendo lá também.    – thescissorwizard

Imagem/The Nightmare
Uma constante nos relatos é que ele parece manifestar-se em situações de negatividade intensa e disfunção familiar. De fato, muitas vezes se uma pessoa em uma casa começou a experimentar visitas do Homem do Chapéu, é quase certeza de que outro membro da família começará a ver o homem sombrio logo depois.
Muitos que relatam experiências com o Homem do Chapéu acreditam que a entidade esteve presente com eles desde a infância. Eu, eu mesmo, tenho uma memória muito vívida de ter um encontro com o que eu só posso descrever como o Homem do Chapéu. No que diz respeito às minhas memórias, eu sempre o observava no mesmo longo corredor do meu porão, geralmente não se importando comigo. Eu continuei tendo esses encontros inofensivos por um ano antes de ele desaparecer completamente.
De repente, esse ser preto e de duas dimensões apareceu. Apenas atravessou a porta. Fiquei paralisado de medo. Sentei-me lá olhando e esperando que não me visse porque eu estava na área escura. Ficou por um momento e pude ver os contornos muito detalhados da sua forma. Ele usava um casaco, carregava uma maleta e uma bengala. Parecia estar vestido como alguém de negócios ou viajante. — The Hat Man Project
À primeira vista, é fácil querer agrupar o Homem do Chapéu na mesma categoria que as Pessoas das Sombras, mas uma vez que você realiza pesquisas suficientes, você descobre rapidamente quantas pessoas estão tendo suas próprias experiências verdadeiramente únicas com essa entidade estranha. Tais experiências e a intensidade delas nos fazem questionar se o Homem do Chapéu estaria realmente enquadrado na classificação de Pessoas das Sombras ou seria um demônio ou exú.

Graças à era da Internet, as histórias sobre experiências paranormais das pessoas são transmitidas como incêndio, e é fácil passá-las como hoax ou exagero, mas acho que muitos de nós concordariam que deve haver algo estranho acontecendo se milhares de pessoas estão passando pela mesma experiência. Nós não sabemos exatamente quem é o Homem do Chapéu ou o que ele quer, mas uma coisa é certa — se você vê-lo, você pode querer começar a examinar seus relacionamentos com as pessoas em sua casa.


Um encontro com o Homem do Chapéu

Imagem/The Shadow Man
Rebecca tinha seis anos em 1978 quando algo terrível entrou em sua vida.

"Quando eu era criança eu vi o que agora sei que é chamado de Homem do Chapéu", disse Rebecca. "O Homem do Chapéu que vi falou comigo".

Embora ela agora more na Flórida (EUA), Rebecca cresceu no Missouri e passou partes de 1977 e 1978 na casa de sua avó em Independence, Missouri.

"Durante este período da minha vida, minha mãe, minha irmã e eu vivemos com os meus avós, devido às nossas circunstâncias e ao fato de meu avô estar sendo internado toda hora no hospital", disse ela.

Rebecca lembra que outros parentes permaneciam na casa dos avós naquele momento, utilizando o quarto de hóspedes que costumava compartilhar com sua irmã. Naquela noite, Rebecca e sua irmã dormiram no quarto da avó, e logo descobriram que não estavam sozinhas.

"Minha irmã e minha avó estavam dormindo na cama como de costume, e eu estava dormindo entre as duas com a cabeça nos pés da cama", disse Rebecca. "Eu tive um pesadelo terrível, um onde as gavetas da cômoda estavam abrindo e fechando sozinhas e fantasmas e roupas estavam voando para fora".

Rebecca lembra-se em seu sonho de ver a si mesma deitada no mesmo lugar que o corpo real dela dormia.

"A maioria dos sonhos estão em outros lugares, ou lugares familiares, mas nunca da perspectiva de onde você realmente está dormindo", disse ela. "Eu acordei do sonho com muito medo".

Aterrorizada, ela gentilmente chutou, tentando acordar sua avó, mas não conseguiu despertá-la.

"Eu tentava decidir se levantava e procurava por minha mãe, mas eu teria que passar pela cômoda do meu sonho e decidi que era muito assustador", disse ela. "Afastei o olhar da cômoda e virei até a janela atrás da cabeceira da cama e foi aí que vi o Homem".

O Homem, uma figura escura, parecia estar atrás da cabeceira da cama, era uma figura bem alta.

"O Homem estava vestindo um longo casaco, um chapéu e carregava uma bengala", disse Rebecca. "Ele não tinha características reais, mas era um objeto sólido que bloqueava a luz da janela atrás dele. Eu estava aterrorizada porque havia alguém na sala e porque eu reconheci aquilo como não humano".

Rebecca e o Homem do Chapéu olharam um para o outro pelo que poderia ter sido minutos, ou segundos, quando a figura ergueu o braço e apontou para ela.

Ele disse: "Esta é a sua última chance", disse Rebecca. "Sua voz não preencheu o quarto. A melhor maneira que eu posso descrever é que ela preencheu minha cabeça. A voz era plana, sem som residual, como se tudo o que circundasse as palavras tivesse sido removido."

Depois que o Homem do Chapéu falou essas seis palavras enigmáticas, ele abaixou o braço e desapareceu. Ela contou a sua família sobre o encontro no dia seguinte, mas eles prestaram pouca atenção.

"As crianças estão sempre repletas de histórias que os adultos apenas e sorriem e assentem enquanto ouvem", disse ela. "Eu recordo vagamente de ter medo do quarto da vovó por um tempo, mas não muito mais depois do incidente".

Ela não trouxe a tona o encontro com o Homem do Chapéu novamente até a sua adolescência; desta vez sua família a ouviu.

"Todo mundo acreditava em fantasmas, então era outra história de fantasmas de um membro da família para todos, exceto para minha tia", disse ela. Isso ocorreu porque sua tia teve mais de um encontro sobrenatural bem semelhantes ao seu. "Ela disse que havia visto o mesmo homem na mesma casa".

Embora o medo do quarto de sua avó já tenha desaparecido, juntamente com o terror desse momento há muito tempo, quando ela conheceu o Homem do Chapéu, uma questão permaneceu.

"Eu tentei descobrir o quê, 'Esta é a sua última chance', quis dizer", disse ela. "Meu avô morreu em algum momento por esta época, mas não tenho certeza se o Homem do Chapéu apareceu antes ou depois da morte dele. Eu sei que o vovô não estava na casa na época, mas ele passou um pouco de tempo no hospital no final de sua vida. O Homem do Chapéu estava me dizendo que esta era minha última chance de conversar com ele? Eu não sei."


Terrível encontro com o Homem do Chapéu

Imagem/The Nightmare
Aos 13 anos eu entrei em uma grande briga com meus pais sobre algo estúpido a ver com o Dia das Bruxas, e eles se recusaram a me deixar sair para brincar de "gostosuras ou travessuras". Sentei-me no meu quarto furioso, jogando uma bola até o teto e pegando-a.

De fato, uma das vezes ela caiu e eu não consegui pegar e ela rolou em direção ao canto do meu quarto. Quando eu virei, havia o que eu sempre chamei de "O Homem do Chapéu" no canto do meu quarto, quase como se estivesse de frente para a parede. Eu pulei para atrás, mas ele desapareceu.

Anos depois, enquanto conversava com um amigo no telefone, eu o vi mais uma vez, desta vez fora da minha janela. Isso é assustador por si só, mas o fato de meu quarto estar no segundo andar, sem varanda nem nada, foi ainda pior. Eu dormi na casa de um amigo naquela noite, e me levou dias para me convencer a voltar para o meu quarto e dormir.

Só uma outra vez eu o vi, e foi em um sonho. Sonhei que ele estava no pé da minha cama, apenas de pé sobre mim, observando. Quando acordei, vi-o vindo em minha direção, mas ele desapareceu tão rápido quanto fez da primeira vez.

Eu tenho quase 30 agora e posso lembrar estes acontecimentos vividamente. Isso me deu o pior caso de arrepios, não posso acreditar que meu incidente não foi algo isolado (e não me sinto tão louco vendo outras pessoas serem afetadas por isso). Uau, verdadeiramente assustador.


Mais um encontro com o Homem do Chapéu


A seguinte história do homem do chapéu foi relatada por Rachele Watson.

Quando eu era criança, sempre tive pesadelos extremamente vívidos em cores e detalhes.

Quando eu tinha cerca de 12 anos, meus pais moveram meu quarto para o porão. Imediatamente eu comecei a ter pesadelos, e eles eram sobre o outro quarto no porão. Haviam criaturas monstruosas lá, tão horríveis e impossíveis para minha imaginação jovem ter criado — coisas que eu nunca tinha visto antes.

Quando eu tinha um pesadelo, eu teria que passar por aquela sala, subir as escadas e ir até o sofá. Parecia que alguma coisa estava me perseguindo todas as vezes. E isso só piorou até que, como uma jovem adulta, eu me recusava a dormir no meu quarto no andar de baixo. Eu dormia no sofá no andar de cima todas as noites.

Eu sempre pensei que haviam espíritos e coisas ainda mais malévolas do que isso. Pulando para um ano e meio atrás: Minha filha foi até a casa da minha mãe para fazer faxina um dia. Ela estava sozinha na casa, e ela me disse que viu algo na cozinha. Sabendo que ela sabia como eu me sentia sobre a casa, acabei descartando a imaginação e os medos. Eu nem pedi a ela que descrevesse o que viu.

Alguns meses depois, perdemos nossa casa e tivemos que mudar para a casa da minha mãe por quatro meses. Meus pais mudaram-se com minha irmã para que pudéssemos ter a casa para nós. Depois de perder minha casa, eu perdi meu veículo (acredite ou não, isso me deixou pior do que perder a casa). Eu chorei por duas semanas seguidas. Foi realmente o pior momento da minha vida. E foi então que o vi.

Eu estava caminhando para o deck no quintal. Você tem que abrir uma porta que conduz às escadas do porão, depois outra porta que leva à garagem e ao deck. Abri a primeira porta e inicialmente o vi com canto do meu olho. Então, virei-me para vê-lo de frente; e ele não desapareceu. O homem sombrio continuou a caminhar lentamente pela escada com a cabeça baixa, como se ele estivesse observando onde ele estava pisando. Eu acredito que ele estava escondendo seus olhos.

Não consegui acreditar no que vi e, por medo, abri a porta ao lado e entrei na garagem. Fechei a porta e, enquanto olhei na janela no topo da porta, observei sua forma escura passar pela janela, sua sombra bloqueando meu reflexo. Eu tinha uma camisa brilhante, tornando muito fácil ver minha reflexão; mas não consegui ver nenhum reflexo quando ele passou pela porta e entrou na parede do quintal onde eu estava indo.

Eu o vi em detalhes, do torso para cima. Por algum motivo, não lembro de ter visto as pernas. Ele usava um chapéu de aba longa, um longo sobretudo e escondia o rosto. Quando cheguei ao deck, sentei-me e olhei para a porta de tela. Lá, gravado na tela, havia um esboço perfeito do chapéu. Eu sei que os Boxers da minha mãe arranharam a parte de baixo, mas não conseguiriam fazer na parte superior o desenho do chapéu.

Então me lembrei da minha filha me dizer que ela também havia visto algo. Então, quando ela voltou para casa da escola, eu pedi a ela que descrevesse o que ela viu (sem dizer o que eu vi), e ela descreveu exatamente o mesmo. Eu então sabia que era hora de descobrir o que era isso, então eu procurei no Google o que vi: "homem sombra negro usando chapéu de abas largas e sobretudo" e apareceu sua foto. Todos os pelos do meu corpo ficaram de pé.


Eu o vi outra vez enquanto estava na casa de mamãe. Era crepúsculo — apenas escuro o suficiente para criar uma sombra. Eu estava sentada no carro na entrada quando vi uma sombra alta no lado da casa. Eu assumi que, em primeiro lugar, alguém estava caminhando, mas depois percebi que uma pessoa não poderia ter feito uma sombra tão alta. Então saltei do carro para ver se alguém estava por perto, mas ninguém estava lá. E isto era no final de um beco sem saída.

Eu acredito que o Homem do Chapéu está tentando tornar a vida tão estressante que eu irei perder minha fé, enlouquecer ou as duas coisas. E de todas as pesquisas que fiz, ninguém afirma saber como se livrar dele. Não posso aguentar muito mais. Sou forte, mas todos têm o seu limite.

Desde o primeiro avistamento, fiz horas e mais horas de pesquisa. Tudo o que eu aprendi foi reiterado por um meio credível. Eu acredito que ele (o Homem do Chapéu) esteve comigo desde que eu era criança, se alimentando de minhas emoções negativas. Eu também acredito que ele causou grande parte da má sorte e problemas de saúde que tive nos últimos quatro anos... a desgraça parece piorar junto com minha saúde.

Alguns meses atrás, minha filha de 16 anos e seu namorado estavam sozinhos em casa durante algumas horas. Eles estavam assistindo Netflix em seu quarto no andar de cima quando ambos, de repente, ouviram o barulho alto de passos subindo as escadas e entrando no corredor. Seu namorado pegou um bastão de baseball e foi procurar o intruso. Ninguém estava na casa. Eu acredito, contrariamente a algumas crenças, que os espíritos podem, de fato, segui-lo. Vivemos a apenas seis ou sete quarteirões da casa da minha mãe.

Uma semana atrás (antes de escrever esse relato), minha filha teve que se hospedar e cuidar dos cachorros para minha mãe. Então, ela ofereceu-se para ficar com ela, e ambas tiveram sonhos semelhantes: Sendo perseguidas por três animais semelhantes a humanos. Dois dos três eram os mesmos animais em ambos os sonhos!


Notas finais

Imagem/The Nightmare
Existem muitas teorias sobre o Homem do Chapéu e, especialmente, se ele é ou não um fantasma. Ele poderia ser uma criatura de outra dimensão? Um ser alienígena? Uma forma de vida desconhecida? Ou seria o Homem do Chapéu algum outro tipo de entidade não-humana realizando experimentos com o pavor de suas vítimas?

Deve-se notar que as teorias acima não são fatos, mas pura especulação. O que é fato é que as pessoas estão tendo experiências com um homem sombrio que usa um chapéu.

É possível que existam muitos Homens do Chapéu, e não apenas um. Relatos dessa entidade pipocam de todos os lugares do mundo, o que torna ele virtualmente onipresente se não forem mais de um.

Na linha de pensamento de que não se trata de apenas um, mas vários, seria ele uma hierarquia elevada da mesma categoria de entidade das Pessoas das Sombras?

Essas questões nos levam a muitas outras como por exemplo "O que as Pessoas das Sombras querem com os humanos?" e "Estariam elas se alimentando do nosso medo?".

Caso você esteja se questionando, até hoje não se sabe como se livrar da presença indesejada do Homem do Chapéu. Algumas pessoas relataram o ver apenas uma ou duas vezes enquanto outras carregam o fardo desde a infância.
Na dúvida, uma boa limpeza do ambiente ou quem sabe um exorcismo não resolveria?

Caso tenha alguma informação sobre o assunto, comente ou entre em contato.

angelsghosts, micahackerman mysteriousuniverse (1), (2),  thehatmanproject, weekinweird (1), (2)
The Nightmare, por Rodney Rodney Ascher