Indrid Cold, o homem sorridente

|
indrid cold, homem sorridente, ufo, ovni, homens de preto
Misteriosos Homens de Preto às vezes são testemunhados por pessoas durante períodos de atividade ufológica ou em rumores sobre alienígenas. Alguns dizem que os Homens de Preto podem ser agentes do governo, outros afirmam que são alienígenas disfarçados de seres humanos. Embora ninguém tenha certeza do que realmente são, é geralmente aceito que eles fazem parte de uma organização mais ampla, exceto por açguns relatos bizarros que contam sobre uma entidade em particular que se assemelha aos relatórios de Homens de Preto, chamada de Indrid Cold. Ao contrário de encontros semelhantes com os Homens de Preto, ele possui um nome, embora seja contestável se ele seja realmente apenas uma entidade ou múltiplas. Não apenas um nome mas um apelido sugestivo, devido à sua aparência estranha: o Homem Sorridente.

Aparentemente, os relatos sobre Indrid Cold diferem uns dos outros em certos aspectos. Embora ele esteja constantemente sorrindo, um relato diz que ele possui cabelo, enquanto outros dizem que ele é careca — peruca?. Ele é descrito vestindo um cinto preto, com um terno que às vezes é descrito como azul, às vezes verde, às vezes xadrez, mas sempre relatado como sendo feito de um material brilhante e reflexivo. É por isso que mesmo que o nome Cold Indrid se refere a uma entidade no singular, existem aqueles que pensam que existem múltiplos indivíduos usando a mesma alcunha, ou uma entidade que muda sua aparência dependendo da situação.

O primeiro encontro com Indrid Cold ocorreu na cidade de Elizabeth, Nova Jersey, em 11 de outubro de 1966. Dois meninos chamados James "Jimmy" Yanchitis e Martin "Mouse" Munov estavam caminhando para casa por volta de 9:45 p.m. em uma estrada adjacente à New Jersey Turnpike. Entre os dois meninos e a turnpike havia uma inclinação íngreme de 9 metros que ia da rodovia até a estrada abaixo, na qual se encontravam Yanchitis e Munov, bem como uma cerca de arame alto que ficava ao lado da estrada em que os meninos estavam. Curiosamente, eles ouviram que um "homem alto e verde" perseguiu uma mulher no bairro mais cedo naquela noite. Eventualmente, os dois meninos encontraram um homem estranho de pé nos arbustos do lado oposto da cerca, olhando para uma casa próxima. Yanchitis descreveu a figura como:
Ele era o cara mais estranho que já vimos... Ele estava parado atrás dessa cerca. Eu não sei como ele chegou lá. Ele era o maior homem que já vi.
Quando ambos os meninos estudaram a figura, eles notaram que ele estava usando um sobretudo que refletia a luz da lâmpada da rua e que ele também tinha um cinto preto ao redor de sua cintura. Em termos de características físicas, os meninos alegaram que ele tinha dois pequenos olhos claros que pareciam um pouco distantes, e que a figura que não possuía ouvidos, nem nariz e cabelos. De acordo com Munov:
Jimmy cutucou-me e disse: "Quem é aquele cara de pé atrás de você?" Olhei em volta e lá estava ele ... Atrás dessa cerca, apenas parado ali. Ele virou-se e olhou diretamente para nós... então ele abriu um grande sorriso velho.
Depois que a entidade notou os dois meninos, eles imediatamente correram para casa antes de dar a chance do que quer que fosse aquilo escalar a cerca e pegá-los. Mais tarde, durante as entrevistas com o investigador James Moseley, o ator Chuck McCann e o investigador John Keel, os garotos afirmaram que a figura era mais larga e mais alta do que McCann, que tinha 1,88 metro de altura. O que é estranho é como na mesma noite e ao mesmo tempo, um OVNI foi avistado a 64 quilômetros a norte de Elizabeth por um policial e sua esposa, que descreveu o OVNI como uma luz extremamente brilhante que eventualmente desapareceu atrás de algumas colinas próximas. No entanto, do outro lado das colinas, dois policiais, o patrulheiro Edward Wester e o sargento Benjamin Thompson relataram ter visto o OVNI. O sargento Thompson afirmou que o OVNI era tão brilhante que o cegou temporariamente, e que ele não conseguiu enxergar por aproximadamente vinte minutos depois.

indrid cold, homem sorridente, ufo, ovni, homens de preto
New Jersey Turnpike, foto por Mel Evans. Reprodução/silive
O fato de o Homem sorridente e os OVNIs terem sido avistados ao mesmo tempo, levou muitas pessoas a acreditarem que a entidade era um fenômeno alienígena ou estava relacionada aos fenômenos ufológicos de alguma forma. Mas muitos outros avistamentos viriam à tona, o que relacionaria o Homem Sorridente não somente com OVNIs, como também com o Mothman.

Em 2 de novembro de 1966, dez dias antes da primeira aparição do Mothman em Point Pleasant, Virgínia Ocidental, Woodrow Derenberger (um vendedor de máquinas de costura) estava dirigindo para casa pela I-77 de Marietta, Ohio em direção à Mineral Wells, Virgínia Ocidental. Às 19h30, Derenberger afirmou que um veículo semelhante a uma "chaminé de lâmpada de querosene" que voava seis polegadas acima do chão aproximou-se de seu caminhão por trás, passou por ele, depois virou de lado para que ambas as vias da estrada fossem bloqueadas. Ao fazê-lo, o objeto desacelerou até o ponto em que Derenberger foi forçado a parar seu veículo. Uma vez que ambos os veículos pararam, uma porta se abriu no OVNI e um homem alto e sorridente emergiu vestindo um terno escuro, o qual depois caminhou até o caminhão de Derenberger. Uma vez que ele saiu do estranho veículo, a porta se fechou atrás dele e o OVNI decolou e ficou flutuando 12 metros acima da rodovia.

indrid cold, homem sorridente, ufo, ovni, homens de preto
Indrid Cold, por Chad Lewis
Ao caminhar para o lado direito do caminhão, o Homem Sorridente pediu telepaticamente a Derenberger para ele abaixar a janela e que ele não pretendia fazer nenhum mal. Quando ele finalmente alcançou a janela do caminhão, a entidade se identificou como "Cold" e começou a fazer algumas perguntas estranhas à Derenberger, sobre ele e a área circundante. Quando Cold viu as luzes de Parkersburg, na Virgínia ocidental, ele perguntou: "O que é isso?", Que Derenberger respondeu ser Parkersburg. Cold então perguntou se era onde viviam os moradores locais, e Derenberger lhe disse que era onde os negócios eram conduzidos e que as pessoas moravam nos subúrbios vizinhos. Quando pareceu que Cold ficou satisfeito com as respostas que Derenberger havia fornecido, ele afirmou:
Foi bom conversar com você, Sr. Derenberger. Nós lhe veremos novamente.
Após o OVNI voltar ao nível do solo, uma porta abriu permitindo que Cold entrasse na nave, e depois fechou atrás dele quando o OVNI decolou. Agora, temos a inclusão de um OVNI, o que sugere que a entidade é de origem extraterrestre. Então, existe a questão de como a entidade se identifica como "Cold", bem como o seu grande sorriso. De acordo com Derenberger, a entidade possuía um grande sorriso de Glasgow para parecer mais amigável, embora o sorriso não mudasse ou desaparecesse enquanto ele falava. O fato da telepatia também reforça ainda mais a teoria de que o Homem Sorridente é um extraterrestre.

É claro que, dez dias depois, o Mothman foi avistado pela primeira vez, o que escalaria em uma onda de avistamentos e encontros em Point Pleasant, Virgínia Ocidental, que iria consolidar o lugar de Mothman na história da criptozoologia. Essencialmente, o Mothman era uma grande figura humanoide com grandes asas, olhos vermelhos e nenhuma cabeça discernível que alguns sugeriam ser uma criatura ainda não descoberta, um demônio que previa desastres ou uma criatura alienígena. No entanto, depois que as pessoas começaram a relatar o Mothman, houve em breve outros relatórios de OVNIs, animais mutilados, Homens de Preto e, eventualmente, o Homem Sorridente.

Durante a histeria do Mothman, Derenberger e muitos outros moradores de Point Pleasant alegaram terem tido encontros com a entidade que se chamava de "Cold". Também é onde os relatos ficam mais estranhos. Por exemplo, é eventualmente revelado que o nome completo da entidade era Indrid Cold, embora Derenberger mais tarde afirmou que haviam mais dois Homens sorridentes, chamados Karl Ardo e Demo Hassan. De acordo com Derenberger, Indrid Cold originou-se do planeta Lanulos na galáxia Genemedes e que a entidade havia levado Derenberger a este planeta em dado momento, o qual Derenberger afirmou possuir escrita "squiggly" de estilo oriental e as pessoas usavam "shorts coloridos". Obviamente, é aí que a credibilidade de Derenberger vai pro buraco, e alguns acreditam que o renovado interesse por OVNIs e Homens de Preto levou Derenberger a tentar enfeitar seu encontro original com aspectos mais coloridos. Derenberger até mesmo publicou um livro sobre suas experiências intitulado Visitantes de Lanulos.

indrid cold, homem sorridente, ufo, ovni, homens de preto
Entrevista com Derenberger, reprodução/Mothmanwikia
Independentemente de ser ou não verdade, o Homem Sorridente teve um impacto na vida pessoal de Derenberger. Sua esposa afirmou que conheceu Demo Hassan e Karl Ardo, embora, ao contrário do marido, ela afirmou que os Homens sorridentes tinham uma agenda "maligna". Eventualmente, a atenção sobre seus encontros imediatos fez a esposa de Derenberger se divorciar dele e mudar-se com seus filhos para Cleveland, Ohio, o que prejudicaria fortemente a relação entre Derenberger e seus filhos. Estranhamente, a família e os entes queridos de Derenberger declararam que Derenberger não pretendia que sua história atraísse tão grande atenção para ele e sua família e que ele tentou manter contato com seus filhos ao longo de sua vida. Mais tarde, antes de sua morte em 1990, Derenberger continuou mantendo firme as suas reivindicações sobre os Homens sorridentes, embora ele se recusasse a falar sobre eles e tenha se tornando um homem muito religioso.

A própria esposa de Derenberger alegou ter tido seus próprios encontros com Indrid Cold:
Eles não estão fazendo contato apenas por aqui, eles estão fazendo isso em todo o país. Mas eles acham as pessoas da Virgínia Ocidental mais receptivas.
Mais tarde, também foi afirmado:
Foi naquela segunda reunião, na noite do 4 de novembro, que Cold me contou sobre si mesmo. Ele é de um planeta chamado "Lanulos", localizado perto da galáxia "Genemedes". Eles têm bosques, córregos, campos, oceanos, o mesmo que nós. Eles coletaram amostras de nossa vegetação, de nossos animais. O nosso planeta é muito parecido com o deles. Cold é casado, sua esposa é chamada Kimi e ele tinha dois filhos naquela época. Tem três filhos agora, um nasceu por volta do natal. Uma garotinha.
Tanto a Sra. quanto o Sr. Derenberger ambos declararam que Indrid Cold e sua espécie eram viajantes do tempo, tornando a história ainda mais estranha. No entanto, parece estranho que a Sra. Derenberger fale de seus próprios encontros, já que a atenção acabaria por levar ela e sua família a ter que se mudar. Se ela não quisesse a atenção, por que ela apoiaria as reivindicações bizarras de seu marido e admitiria que ela própria encontrou os Homens sorridentes?

Houve também outro encontro com a entidade que foi relatada por uma família diferente, a família Lilly. Antes do encontro, a família havia experimentado alguma atividade de poltergeist, uma assombração em que os objetos parecem se mover ou levitar sozinhos. Além de OVNIs, Homens de preto e Indrid Cold, os moradores de Point Pleasant também começaram a experimentar poltergeists durante o período do aparecimento de Mothman. A própria família Lilly também havia relatado ter visto OVNIs de múltiplas cores que não faziam ruído quase que todas as noites. No entanto, a filha Linda Lilly disse a John Keel (que estava registrando a histeria do Mothman) que uma noite ela acordou em seu quarto para encontrar uma figura alta olhando para ela em sua cama. Como Linda disse a Keel:
Era um homem, um homem grande. Bem corpulento. Eu não conseguia ver seu rosto muito bem, mas eu podia ver que ele estava sorrindo para mim. Ele caminhou pela cama e ficou de pé acima de mim. Eu gritei e escondi-me sob as cobertas, quando olhei novamente, ele já havia ido.
Depois de ver a entidade, Linda entrou no quarto de seus pais e os informou que havia algo em seu quarto. Aparentemente, o incidente assustou Linda até certo ponto que ela se recusou a dormir sozinha por meses.
Haveriam outros avistamentos esporádicos de um Homem Sorridente por algum tempo, incluindo alguns avistamentos de uma entidade similar em Provincetown, Massachusetts em 1966 e 1967, um avistamento na Itália em 1978, e apenas alguns outros depois disso. Como o Mothman que desapareceu após o colapso da Silver Bridge em 15 de dezembro de 1967, os avistamentos dos OVNIs, Homens de preto e Indrid Cold rapidamente diminuíram em Point Pleasant e, no caso de Cold Indrid em particular, ele foi relatado pouquíssimas vezes desde então. No entanto, existem muitos que teorizam que Indrid Cold está de alguma forma ligado a outros fenômenos paranormais. Alguns sugerem que o Cold Indrid era um membro dos Homens de preto que foi enviado para estudar avistamentos de OVNIs, enquanto outros acreditam que Cold era de fato a causa dos OVNIs. Outros pensam que, como o Mothman, o Homem Sorridente é um presságio para eventos estranhos e às vezes ruins. Seria Indrid Cold simplesmente mais outra lenda urbana, ou existe uma razão para que os avistamentos dele parecessem ocorrer em períodos de atividade ufológica? Seriam tentativas de pessoas perturbadas chamarem a atenção, ou foi um fenômeno legítimo?


Fonte(s)  northatlanticblog
Imagem de capa  theickyman