10 Mitos sobre o Halloween

|
O Halloween de hoje em dia é mais como uma data para se comemorar com festas à fantasia com o tema "horror". Embora tenha seguido para longe de suas raízes originais, ainda existem diversos mitos e lendas urbanas que cercam o dia 31 de Outubro. Confira alguns dos mitos e histórias à respeito desse dia. Como ano passado eu já publiquei um post falando sobre o Halloween (confira aqui), esse ano vou postar sobre 10 lendas que circulam o dia das bruxas.

Então... é fato ou mito?



10 O Halloween é o feriado do diabo


dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Se Jesus tem o Natal, então o Dia das Bruxas é do diabo, dizem alguns. No entanto, as raízes do Halloween estão definitivamente vinculadas à rituais pagãos; Druidas e celtas não acreditavam no diabo, certamente não da maneira que imaginamos. A ideia do Halloween como feriado do diabo é apenas um mito difundido por fundamentalistas cristãos, que pensavam que trajes assustadores, enormes fogueiras e falar de espíritos desencarnados, claramente estaria relacionado à satã.

Veredito: MITO!



9 Gostosuras ou travessuras


Essa seria uma tradição de longa data do Dia das Bruxas
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
O percursor do gostosuras ou travessuras, foi a prática medieval de souling, quando as pessoas pobres iam visitar casas no dia 01 de novembro e receber comida em troca de orações para os mortos. Guising, uma tradição semelhante, na Escócia, não cruzou o Atlântico até o início do século 20. A primeira menção de "gostosuras ou travessuras" registrada, aparece em 1927, em Alberta - EUA, e a prática não se tornou comum até a década de 1950. Foi só então na década de 1980 que o termo "gostosuras ou travessuras" atravessou o Atlântico rumo às Ilhas Britânicas. Então essa expressão, tal como a conhecemos, é uma invenção estadunidense, e com menos de um século de idade!

Veredito: MITO!



8 Jack da lanterna


Seria ele o símbolo original do Halloween?
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Os imigrantes irlandeses levaram a tradição do jack da lanterna (jack-o'-lantern) ao outro lado do Atlântico, mas as lanternas originais eram nabos. Os colonos dos Estados Unidos que começaram a entalhar abóboras em vez de nabos, já que eram muito mais facilmente encontradas nos EUA. Felizmente, é também muito mais fácil de esculpir uma abóbora macia do que cortar em um nabo sólido!

Veredito: MITO!



7 Doces envenenados


Malfeitores estariam dando doces envenenados para as crianças
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
A lenda contemporânea de crianças que comem doces envenenados no Halloween, é em grande parte improcedente, produto de uma sociedade supercuidadosa com relação ao contato com estranhos. No entanto, não foram casos isolados que alimentaram o fogo.
Em 1974, um pai colocou doces envenenados com cianureto na pilha de doces de Halloween de seu filho, para receber o dinheiro do seguro de vida. E em 2000, um homem de Minneapolis foi acusado de enfiar agulhas nas barras Snickers que ele deu para o gostosuras ou travessuras.

Veredito: AMBOS!



6 Gato preto sacrificado


Satanistas sacrificariam gatos pretos no Halloween
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
A estreita associação de gatos pretos com bruxas teve seu início e predominância na Idade Média, mas matar os gatos como forma de ritual, felizmente não teve nada a ver. No entanto, o mito cresceu a tais proporções, que a ASPCA divulgou dados para mostrar que não existe aumento de mutilações de gato preto ou adoções no Dia das Bruxas. Ainda assim, muitos abrigos de animais não adotam gatos pretos antes ou durante o Dia das Bruxas. Melhor prevenir do que remediar...

Veredito: MITO!



5 Vampiros não são reais


dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror

Um físico da Flórida, possivelmente com muito tempo atoa, percebeu que se o primeiro vampiro nascesse em 1600, toda a população do mundo teria sido transformada em vampiros dentro de três anos. No entanto, o mais famoso vampiro de todos (Desculpe, Crepúsculo) existiu na vida real. Vlad III — aka Drácula — governante bárbaro da Valáquia, atual Romênia. Qual era o seu método favorito de resolução de litígios com os seus inimigos? Empalamento! Apesar de não existir nada comprovado quanto À ele ser realmente um vampiro, várias lendas e rumores giram em torno do seu corpo desaparecido do caixão, após a morte.  Também existem muitos relatos de vampiros durante a história da humanidade, mas nenhuma prova científica sobre a existência... vai saber.

Veredito: AMBOS!

A matéria continua após o anúncio


4 A Irlanda é o berço do Halloween


dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Os celtas primeiro comemoravam o Dia das Bruxas como Samhain, marcando tanto o fim do verão como o dia em que os mortos visitam o mundo dos vivos. Mas Samhain tem suas raízes no Pomona, um antigo festival romano que celebrava a deusa de mesmo nome — da colheita. Na verdade, muitas brincadeiras de Halloween que utilizam frutas e nozes, são originárias do Pomona.

Veredito: AMBOS!



3 As fogueiras de ossos


Elas seriam acendidas para espantar maus espíritos
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Os celtas construíam fogueiras para afastar os maus espíritos, para honrar seus deuses e para garantir que o sol iria voltar depois de um inverno longo e escuro. Sacerdotes druidas, muitas vezes atiravam ossos de animais no fogo para deter o mal, dando assim o nome "fogueira de ossos". Depois, as pessoas pegavam cuidadosamente as brasas do fogo e levavam para casa em lanternas de nabo; as brasas eram acreditadas trazerem boa sorte e também eram usadas para reacender fogueiras domésticas.

Veredito: AMBOS!



2 Nem é tão assustador assim...


dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Ao longo das décadas, o Halloween foi se tornando um feriado, nele, as empresas de doces pulam de alegria com os lucros (pelo menos nos Estados Unidos, com a tradição dos doces). Hoje em dia é seguro dizer que muitas pessoas não acendem fogueiras para espantar os maus espíritos. Ainda assim, o Dia das Bruxas é bem assustador para alguns. Milhares de pessoas sofrem com Samhainofobia, um medo incontrolável do Halloween, ou Maskafobia, um terrível medo de máscaras. Algumas almas infelizes até sofrem de Cucurbitofobia, o medo de abóboras!

Veredito: Dependendo da pessoa... MITO!



1 Salem


A cidade seria a capital mundial do Halloween
dia das bruxas, halloween, mitos, lendas, terror
Vários fãs do Halloween migram para Salem, Massachusetts — EUA, todo mês de outubro, devido à sua infame associação com os julgamentos de bruxaria. Mas em 1937, o Congresso dos Estados Unidos nomeou oficialmente Anoka, Minnesota, como "A Capital Mundial do Dia das Bruxas", depois que o garoto de 12 anos de idade, Howard Blair, visitou Washington para fazer esse pedido.

Veredito: MITO!


wallpaperabys