6 Zumbis da vida real

|
O pensamento de nossos corpos andando e operando sem a nossa consciência pessoal ou talvez mesmo sem a nossa alma, é uma ideia que tem intrigado e cativado as mentes das pessoas há séculos. Sejam os mortos-vivos dos filmes de Hollywood ou as histórias de sacerdotes de vodu usando poções para transformar rivais em drones para fazer a sua vontade; mitos, filmes e histórias sobre zumbis têm sido um pilar na cultura humana. Mas a ideia de nossos corpos andando por aí sem o livre arbítrio pode estar mais perto da realidade do que todos nós pensamos.


06.

Aranhas zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
Todos nós já estivemos na situação em que vemos uma aranha horrorosa em nossa pia ou banheira e em vez de esmagá-lo adotamos uma abordagem mais tímida e abrimos a água e afogamos a praga. Imagine que você faz isso e você vê o bicho medonho girar para o ralo. Você volta para o banheiro depois para fazer a terrível descoberta que o aracnídeo havia retornado dos mortos. Há duas possibilidades: ou você tem um banheiro infestado de aranhas ou você está lidando com uma aranha lobo, cuja aparência é ainda mais aterrorizante do que o seu nome.
Cientistas da Universidade de Rennes, na França coletaram 120 aranhas lobo e submergiram-nas na água e esperaram até que elas morressem. Depois de todos os sinais vitais deixarem os seus pequenos corpos aracnídeos (Algumas ficaram submersas por 40 horas), os cientistas tiraram os cadáveres para secar, para que pudessem mais tarde pesar.
Poucas horas depois, as aranhas ressuscitaram dos mortos. Mesmo que elas não estivessem agora comendo cérebros, as aranhas ainda pareciam ser zumbis. Quando ameaças de afogamento as aranhas entram em um estado de coma, onde seu metabolismo para virtualmente e todos os sinais vitais cessam (a descrição deste estado comatoso soa como a morte). Depois que elas ficam secas, elas acordam e continuam com sua rotina como se nada tivesse acontecido.


05.

Wetas zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
O weta é um grande inseto (algumas espécies chegam a atingir cerca de 10 centímetros de comprimento) nativo da Nova Zelândia. Ele têm uma mordida muito dolorosa e pode causar dolorosos arranhões com suas pernas espinhosas infestadas de bactérias (apesar de suas espécies maiores serem pouco agressivas como você pode ver na imagem acima). Sua aparência física se assemelha à um grilo, mas com algumas características distintivas. A mera existência de um inseto desse tamanho é assustadora, mas combine isso com o fato de que esses insetos são mortos-vivos e você tem um formidável inseto zumbi.
O Weta tem uma proteína no sangue que impede o congelamento da água. O Weta pode sobreviver após ser congelado vivo durante meses em temperaturas tão baixas quanto -10 ° C, colocando-se em uma animação suspensa, como Stallone em O Demolidor.
Este é um feito impressionante, mas também é importante notar que, enquanto está em animação suspensa, o coração e o cérebro do weta morrem e depois se recuperam após o descongelando. Este inseto é tecnicamente um zumbi.


04.

Baratas zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
A vespa-joia é uma vespa solitária que é conhecida por sua prática reprodutiva bizarra. A vespa pica a barata, arrebanha ela como uma ovelha em seu ninho, e então começa a botar um ovo no abdômen da barata para que seu bebê tenha muita coisa para comer assim que o ovo chocar. Então, como isso se relaciona com zumbis?
A vespa-joia pica sistematicamente a barata no abdômen. Isso paralisa temporariamente patas dianteiras da barata, assim a vespa pode terminar o seu trabalho. Em seguida, a vespa pica a barata no cérebro. O veneno da vespa então desativa reflexo de fuga da barata se livrando da vontade da barata de sobreviver.
A vespa criou uma barata zumbi, mas não está terminado. Eventualmente, a barata consegue voltar a andar, mas agora não tem vontade de fugir da vespa. A vespa então começa a conduzir a barata como cão usando antena da barata como uma rédea. O que acontece a seguir é talvez melhor descrito pelo escritor Robert Zimmer: "A barata zumbi rasteja para onde seu mestre manda, que acaba sendo a toca da vespa." Uma vez lá, a barata permite que a vespa coloque um ovo em seu abdômen. Em seguida, a barata zumbi calmamente senta na toca da vespa e aguarda o ovo chocar. Uma vez que o ovo se choque, a larva de vespa vai viver dentro da barata até que ela emerja como um adulto. Boa sorte para conseguir dormir esta noite ...


03.

Lagartas zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
No filme Alien, as espécies extraterrestres principais mostradas, vivem uma fase de larva dentro de um hospedeiro até atingir um outro estágio e então sai da barriga do anfitrião arrebentando tudo. E se eu lhe dissesse que Alien é baseado em uma história real, e a verdadeira história é um pouco mais assustadora do que a que foi apresentada no filme?
Glyptapanteles é uma espécie de vespa que deposita seus ovos — às vezes até 80 de cada vez — dentro de uma lagarta, e para assegurar que as células vermelhas do sangue da lagarta não mate as larvas, a vespa mãe também injeta um vírus no corpo da lagarta, que desativa seu sistema imunológico. As larvas são livres para crescer e, eventualmente, mastigar seu caminho para fora da lagarta. E isso melhora.
A lagarta não morre. Em vez disso, ele cospe um casulo sobre as larvas da vespa para protegê-las e assim elas possam terminar seu desenvolvimento. A lagarta também fica ao redor e protege o casulo do perigo. É como se as larvas de alguma forma controlassem as ações da lagarta. Ainda mais estranho é fato de que a lagarta morre quase que ao mesmo tempo em que as vespas adultas emergem.


02.

Formigas zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
Um fungo parasita é capaz de manipular uma formiga, enchendo sua cabeça com células fúngicas e comandando seus músculos de modo que a formiga morra apenas quando e onde o fungo quiser.
Não, isso não é o roteiro de um filme de ficção científica, e aquela paradinha saindo da cabeça da formiga na foto acima não é uma antena da tim. Segundo uma nova pesquisa realizada em uma floresta tropical tailandesa, os fungos de uma espécie chamada Ophiocordyceps podem realmente infectar uma formiga, de forma que ela vaga que nem um bêbado pelo chão da floresta, comandada por ele, antes de morrer no local que ele deseja (caprichoso, não?).
As formigas, de uma espécie chamada Camponotus leonardi, vivem nas copas das árvores, mas vão ao chão ocasionalmente, quando podem contrair o fungo. Formigas saudáveis andam em trilhas totalmente diferentes das infectadas, que ziguezagueiam sobre a vegetação baixa, às vezes caindo e convulsionando antes de dar sua mordida final.

zumbis, apocalipse zumbi
 Nesse estudo mais recente, os pesquisadores examinaram formigas saudáveis e infectadas para comparar seus movimentos e revelar os efeitos fisiológicos do fungo. Em um estudo anterior, publicado em 2009, eles descobriram que o fungo manipula as formigas infectadas para levá-lo ao lugar ideal para se reproduzir.
Os cientistas observaram um total de 42 formigas infectadas, sendo que algumas das quais foram dissecadas. A cabeça das formigas estava preenchida com células fúngicas, e os músculos que operavam sua mandíbula, ou maxilar, estavam atrofiados.
No contexto de morder, eles permitem que as mandíbulas trabalhem em um sentido e direção únicos. Normalmente, elas abrem e fecham, mas, neste caso, só podiam fechar.
O fungo também parece sugar todo o cálcio das formigas, provocando uma condição semelhante ao rigor mortis (sinal reconhecível de morte causado por uma mudança química nos músculos, que endurece os membros, fazendo com que eles não possam se mexer ou serem manipulados).
Olhando para 16 formigas infectadas, os pesquisadores descobriram que suas últimas mordidas ocorreram perto do meio-dia, indicando que elas são sincronizadas pelo sol ou outra sugestão relacionada, como temperatura ou umidade.
Apesar das formigas morderem a folha ao meio-dia, elas não morrem de fato até anoitecer. Provavelmente essa estratégia garante que o fungo tenha uma longa noite pela frente, durante a qual ele pode, literalmente, explodir a cabeça da formiga para se libertar e começar a crescer.
O caminho estranho que leva à morte da formiga é completamente fora de sintonia com o seu comportamento normal, e parece ser uma forma do fungo obter um local perfeito para crescer e espalhar seus esporos.
Não é a primeira vez que um fungo é observado manipulando o comportamento de artrópodes, como grilos, abelhas, vespas e talvez até aranhas. Eu, hein!


01.

Humanos zumbis

zumbis, apocalipse zumbi
Eu não quis dizer zumbis humanos metaforicamente, me referindo à forma de que todos são como zumbis enquanto estão repetindo o ciclo da rotina diária, indo ao trabalho, chegando em casa, sofrendo uma lavagem cerebral de leve na TV, indo pra cama e repetindo o processo. Apesar de que seja um grande tema para um poema, eu me referi à zumbis humanos, literalmente!
Clairvius Narcisse é um homem haitiano que foi declarado morto em 2 de maio de 1962. Suas duas irmãs, Marie Claire e Angelina, sepultaram-no num pequeno cemitério perto de sua cidade natal. 18 anos passaram e sua família seguiu em frente com suas vidas. Angelina estava no mercado de sua aldeia, quando seu irmão falecido se aproximou dela e se apresentou. Como isso é possível?
Certos tipos de venenos, como a secreção de um baiacu japonês, pode colocar alguém em um estado de coma fazendo com que pareça estar morto, mesmo para um médico. Narcisse havia ingerido algum veneno como este e, quando ele entrou em seu estado "de morte", foi enterrado. Então alguém veio e o desenterrou. Ao acordar ele estava recebendo doses de um  "pó zumbi", que continha a droga Datura stramonium. A droga coloca o usuário em um estado de transe sem emoção, mas o usuário ainda pode realizar tarefas domésticas. No caso de Narcisse foi usado como trabalhador escravo em uma plantação de açúcar. Ele foi um zumbi-escravo por 18 anos.

Você não gosta dos zumbis da variedade vodu? Você está decepcionado porque quando você leu "Zumbis humanos", você estava esperando uma excessivamente agressiva máquina de matar irracional, como visto em quase todos os filmes de zumbis desde Night Of The Living Dead (1968)? Bem, não se preocupe, porque os zumbis humanos desse tipo não estão fora do reino das possibilidades.
A Serotonina é uma substância química no nosso cérebro que ajuda a nos manter a calmos, mas de acordo com um estudo científico feito com ratos, também nos impede de sermos agressivas máquinas de matar. Um grupo de cientistas criou um grupo de ratos mutantes cujos cérebros não tinham os receptores de serotonina para processar e isso resultou em camundongos sendo excessivamente agressivos com outros organismos. Agora imagine um vírus com a capacidade de impedir o cérebro humano de processar a serotonina.
Você também pode imaginar um parasita que assume o controle do nosso cérebro e nos faça realizar coisas inimagináveis. Você imagina que isso não seja possível? A evolução nos diz o contrário. Spinochordodes tellinii é um parasita que fica dentro de gafanhotos e libera uma proteína que interfere com o seu cérebro e faz com que eles se suicidem por afogamento. Euhaplorchis californiensis fica dentro do cérebro dos peixes killi e os faz nadar e pular para fora da superfície da água, por isso é mais provável que eles possam ser comidos por um pássaro. Há também um parasita que alguns cientistas acreditam que já altere o comportamento humano.

zumbis, apocalipse zumbi
Toxoplasma gondii é um parasita que se encontra normalmente em gatos. Ele fica lá por entrar em ratos, através da sujeira que eles comem. Ela afeta o comportamento do rato, tornando-os mais amigáveis com os gatos que eles são mais propensos a serem comidos pelos gatos. Uma vez dentro dos gatos, começa a se reproduzir (soa como um mórbido livro do Dr. Seuss). O parasita também fica dentro de seres humanos e não causa efeitos prejudiciais fisicamente, mas de acordo com um estudo psicológico, ele faz mudar a nossa personalidade. O estudo descobriu que as pessoas tendem a ficar mais inseguras quando infectadas com o parasita (talvez isso explique as crianças emo). Ele também mudou a personalidade de homens e mulheres de forma diferente. Ele torna os homens mais ciumentos e desconfiados e faz as mulheres mais carinhosas (eu sei que você pensou agora em usar essa paradinha na sua namorada, safadão!).


Quanto tempo antes que algum parasita evolua que mude o comportamento humano um pouco mais drasticamente? Talvez um parasita que nos transforme em mortos-vivos, máquinas de matar canibais ...
E você aí pensando que o T-vírus iria ser o responsável , e o apocalipse zumbi pode começar com apenas uma picada de vespa, haha!

Capa  hodra de zumbis, warhammerwiki