10 Fobias bizarras

|
Todos nós provavelmente sofremos de alguma fobia, mas a vida de algumas pessoas é praticamente debilitada por terem medo de coisas, digamos... incomuns. Nesta lista mostraremos 10 fobias bizarras que afligem algumas pessoas nos dias de hoje. Confira:


10.

 Agyrophobia

   O medo de atravessar a rua
fobias bizarras
Os agyrophobicos têm medo de cruzar ruas, estradas e outras vias, ou um medo das próprias vias em si. Isto, naturalmente, faz com que seja muito difícil viver confortavelmente em uma cidade. A palavra vem do grego que significa giro. A fobia abrange várias categorias, em que os sofredores podem temer estradas largas especificamente, até ruas suburbanas, pistas simples, e também pode incluir o medo de andarilhos ou cruzar em qualquer lugar em uma rua, mesmo um cruzamento designado. Esta fobia é considerada independente do medo de carros.


09.

 Mageirocophobia

   O medo de cozinhar
fobias bizarras
O medo bizarro de cozinhar é chamado mageirocophobia que vem da palavra grega que significa mageirokos, um especialista na culinária. Este distúrbio pode ser debilitante e potencialmente levar a uma alimentação pouco saudável, quando se vive sozinho. Quem sofre de mageirokos pode se sentir extremamente intimidado por pessoas com habilidades em culinária, e esta intimidação e sentimento de inadequação é provavelmente a causa do transtorno para muitos.


08.

 Pediophobia

   O medo de Bonecas
fobias bizarras
Pediophobia é o medo irracional de bonecas. Não apenas assustadoras — Todo e qualquer tipo de bonecos. Estritamente falando, o medo é uma "falsa representação de seres sencientes", por isso também inclui geralmente robôs e manequins, o que pode torná-lo decididamente difícil de ir às compras. Esta fobia não deve ser confundida com pedofobia ou pediaphobia que é o medo de crianças. Sigmund Freud acreditava que a doença pode brotar de um medo de que a boneca venha à vida, e Masahiro Mori expandiu essa teoria, afirmando que algo mais semelhante à forma humana se torna mais repelente quando seus aspectos não-humanos aparecem. Minhas desculpas àqueles que sofrem de pediophobia pela foto acima.


07.

 Eisoptrophobia

   O medo de espelhos
fobias bizarras
Em um sentido mais amplo, Eisoptrophobia é o medo de ser colocado em contato com o mundo espiritual através de um espelho. Pessoas que sofrem dessa fobia tendem a ter ansiedade excessiva, embora eles não percebam, o medo é irracional. O medo muitas vezes é baseado em superstições, por exemplo, eles se preocupam se por acaso quebrarem um espelho, automaticamente vão pensar que esse ato irá trazer má sorte ou que olhar em um espelho irá colocá-los em contato com um mundo sobrenatural dentro do vidro.


06.

 Demonophobia

   O medo de demônios
fobias bizarras
Demonophobia é um medo anormal e persistente de seres sobrenaturais do mal, de pessoas que acreditam que esses seres existem e vagam livremente por aí tocando o terror. Aqueles que sofrem desta fobia possuem um medo excessivo ou irracional. No entanto, eles se tornam excessivamente ansiosos quando se fala em demônios, quando se aventuram sozinho por uma floresta ou uma casa escura, ou ao assistir filmes sobre possessão demoníaca e exorcismo. Os sofredores são mais propensos a serem reconhecidos pelas cordas de alho ao redor de seu pescoço, crucifixos, estacas de madeira que transportam, e uma arma carregada com balas de prata.


05.

 Automatonophobia

   O medo de um boneco de ventríloquo
fobias bizarras
Pessoas que sofrem disso tem medo de qualquer coisa que represente falsamente um ser consciente. Isto inclui, mas não está limitado a, bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas, manequins e estátuas de cera. Este medo pode se manifestar de várias maneiras; cada indivíduo que sofre com o medo de ser diferente. Esta fobia é semelhante à pupaphobia, o medo de fantoches.
A causa da automatonophobia é atualmente desconhecida, embora tenha sido teorizado que o medo deriva das expectativas dos membros de uma sociedade para como os outros seres humanos. Alguns medos podem ser impulsionados pela exposição aos retratos agressivos ou assustadores de objetos robóticos ou inanimados


04.

 Cathisophobia

   O medo de assentos
fobias bizarras
Cathisophobia é um terror de se sentar. Este distúrbio pode ser desencadeado por um caso particularmente desagradável de hemorroidas, mas em alguns casos graves, pode ser devido a abusos físicos relativos a sentar-se em objetos pontiagudos ou dolorosos. Às vezes, o medo de estar sentado é devido a algum castigo nos tempos de escola, ou pode ser uma indicação de alguma outra fobia como estar sentado na frente de pessoas de elite e influentes. Cathisophobia é caracterizada por sudorese, respiração curta ou pesada, e ansiedade.


03.

 Deipnophobia

   O medo de uma conversa de jantar
Certamente algumas conversas de jantar pode ser muito estranho, mas algumas pessoas estão tão apavorados com a ideia de falar com outra pessoa durante o jantar que eles evitam jantar nessas situações. Em tempos atrás, haviam regras rígidas de etiqueta que ajudavam uma pessoa a lidar com estas situações - mas elas são (infelizmente) muito esquecidas. Na sociedade de hoje, em que as regras e formalidades estão em desuso, é possível que a natureza mais controlada de um jantar pode estar, em parte, por trás dessa fobia.


02.

 Pentheraphobia

   O medo da sogra
De todas as fobias nesta lista, pentheraphobia é provavelmente a mais comum. Trata-se, como dito acima, o medo de uma sogra. Provavelmente a maioria das pessoas que estão lendo isso, em um momento ou outro, sofreu com esse terrível medo. Este medo é aquele que é tão comum na sociedade ocidental que aparece frequentemente em filmes e outras formas de entretenimento. Das muitas terapias disponíveis para esta doença da mente, o divórcio parece ser a mais popular. A fobia relacionada com pentheraphobia é novercaphobia que é o medo de sua madrasta.


01.

 Arachibutyrophobia

   Medo de manteiga de amendoim
fobias bizarras
Encontrar informações sobre este transtorno é extremamente difícil — o que faz me perguntar se seja, talvez, o fruto da imaginação de alguém —, mas é definitivamente bizarro e bastante conhecido, por isso parece merecer um lugar de destaque aqui. Este distúrbio parece ser um medo que é facilmente contornado: não comprar manteiga de amendoim. No entanto, para uma criança que é forçada a comer sanduíches de manteiga de amendoim e geleia  todos os dias, pode-se ver como isso pode causar traumas graves na vida adulta. Aqui é o testemunho de um suposto sofredor dessa fobia: "Sempre que estou perto de manteiga de amendoim eu começo a suar excessivamente e meu corpo começa a convulsionar. O céu da boca torna-se grosso e coça. Eu não posso mais viver com esse medo."


Fonte(s)  Listverse