10 curiosidades sobre os antigos romanos

|
Quando falamos de Roma antiga, várias coisas nos vêm à cabeça. Gladiadores batalhando no coliseu, imperadores, festas regadas à orgia, latim, guerreiros, intrigas políticas e etc. Para você que gosta de história e curiosidades, separamos 10 curiosidades sobre os costumes dos romanos antigos.


10.

 Sangue de gladiador tem poder!

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Os antigos romanos tinham algumas práticas medicinais bem insanas; uma delas era a crença de que o sangue dos gladiadores podia curar a epilepsia. Eles depositavam tanta fé nesse poder curativo, que, quando um gladiador morria e seu corpo era retirado da arena, os vendedores ofereciam o sangue dele  ainda quente para a multidão. Por volta do ano 400, quando os combates de gladiadores foram proibidos, as pessoas voltaram-se para o sangue dos criminosos executados.


09.

 Não confie em canhotos

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Na Roma Antiga, os canhotos eram considerados azarados e não confiáveis. A palavra sinistro, que em nossa língua usamos geralmente em associação com algo negativo,  na verdade vem do latim e seu significado original era "a esquerda". Com o tempo, a superstição associada às pessoas canhotas, transformou a palavra no termo ideal para definir coisas indesejadas. Gladiadores canhotos, entretanto, eram considerados especiais. A vantagem deles é que eram treinados para lutar com destros, mas seus adversários não estavam acostumados a serem abordados por lutadores sinistros, ficando mais vulneráveis a um ataque da mão esquerda. Quando o combate envolvia um gladiador canhoto, essa característica era realçada nos anúncios da luta.


08.

 Urina, mil e uma utilidades

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Pecunia non olet significa "dinheiro não tem cheiro". Esta frase foi cunhada como resultado do imposto sobre a urina cobrado pelos imperadores romanos Nero e Vespasiano. As classes mais baixas da sociedade romana urinavam em potes que eram esvaziados em fossas públicas. Então, a urina era recolhida e servia como valiosa  matéria-prima para uma série de processos químicos: era usada no curtimento do couro, como fonte de amoníaco para limpar e branquear lã, e, segundo relatos isolados, a urina pode ter sido utilizada até mesmo como um clareador de dentes. Quando o filho de Vespasiano, Tito, queixou-se sobre a natureza repugnante do imposto, seu pai mostrou-lhe uma moeda de ouro e proferiu a famosa frase. Esta sentença é usada ainda hoje para mostrar que o valor do dinheiro não está contaminado por suas origens.


07.

 Eram asseados

   bem... nem tanto!
curiosidades sobre os antigos romanos
Os romanos eram um povo muito limpo ( apesar de beberem sangue de gladiadores e clarearem os dentes com urina ). Eles se banhavam regularmente em banhos públicos. Em Roma, existia duas fontes principais de água: água de alta qualidade para beber e de qualidade inferior para o banho. No ano 600 antes de Cristo, o rei Tarquínio Prisco decidiu construir um sistema de esgoto sob a cidade. O sistema que escoava para o rio Tibre, se mostrou tão eficaz que  permanece em uso até hoje ( logicamente, agora está conectado à moderna rede de esgotos).  O sucesso, de fato foi tão grande, que logo foi imitado em todo o Império Romano.


06.

 Cuidado com o cão

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Os romanos usavam cães de guarda para proteger as casas. E não é só isso: eles também foram pioneiros no uso do aviso "Cuidado com o Cão", conforme mostra a imagem acima.


05.

 O polegar do veredito

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Diferente da crença popular, não era com o polegar que o imperador indicava qual o veredicto de um gladiador derrotado. O imperador mostrava a mão aberta ou fechada. Quando aberta significava: "Poupe a vida dele" e fechada: "Mate-o". Se um gladiador matasse seu oponente antes da permissão imperial, ele seria levado a julgamento por assassinato, já que somente o imperador tinha o direito de condenar um homem à morte.


04.

 Os pupilos de Baco

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Em Roma havia muitas profissões extravagantes, o planejador de orgias era uma delas. Esse interessante profissional se encarregava de organizar as festas para os ricaços da cidade. Ele providenciava a comida, a bebida, os músicos, a hospedagem para os convidados; e, é claro, ele contratava  prostitutas para a festinha. A desvantagem do trabalho é que a profissão não era muito bem vista por alguns membros da sociedade, especialmente por aqueles que nunca foram convidados para as orgias.


03.

 Lei contra adultério

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Para restaurar as bases morais do matrimônio e coibir comportamentos escandalosos, o imperador Augusto promulgou no ano 17 antes de Cristo a Lex Iulia de Adulteriis Coercendis. Nesta lei, se o marido flagrasse a mulher com outro homem, ele podia matar o amante da esposa e estava obrigado a divorciar-se dela, caso contrário ele seria acusado de lenocinum, ou seja: consentimento ao adultério cometido pela mulher. Ademais, o marido traído podia reter o amante da esposa por 20 horas, para que ele testemunhasse o fato vergonhoso. Nessa longa espera, era costume sodomizar o pobre coitado usando um rábano, um escravo núbio ( por razões que você deve imaginar ), ou pelo próprio marido enganado. Conclusão: era preciso pensar mil vezes antes de pular a cerca.


02.

 Nero

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Todos nós conhecemos a imagem do imperador Nero tocando harpa enquanto Roma agoniza em chamas, contudo isso não passa de folclore. A maioria do historiadores modernos concorda que Nero não se encontrava em Roma quando o fogo começou, ele estava em Antium e assim que soube do desastre, retornou à Roma para organizar o combate ao incêndio e o socorro às vítimas. Contudo, Tácito nos conta que o povo procurava um bode expiatório e espalhava o boato de que Nero havia posto fogo na cidade. Então, o imperador para livrar a própria pele, lançou a culpa em uma seita sem muita importância: os cristãos. Eles foram jogados às feras, crucificados, queimados vivos, entre outros martírios que fogem à nossa compreensão.


01.

 A rapidinha

  
curiosidades sobre os antigos romanos
Por mais exótico que possa parecer, havia uma íntima colaboração entre os padeiros e as prostitutas na Roma Antiga. Os padeiros eram fornecedores das Aelicariae, prostitutas que trabalhavam no pátio dos templos e que, além dos favores sexuais, vendiam pequenos bolos feitos na forma da genitália masculina ou feminina. A maioria dos padeiros também alugava quartos em seus porões para as meretrizes, mas, uma vez que estas instalações eram frequentemente invadidas por fiscais à procura de  prostitutas não licenciadas, quem frequentava esses lugares tinha que  entrar e sair o mais rápido possível. Eis aí a origem da famosa "rapidinha".


Adaptado de kidbentinho