Monstros

10 Monstros sem cabeça

|
Quase todo mundo já ouviu falar sobre lendas de cavaleiros sem cabeça, fantasmas decapitados que vagam em certos locais e coisas do tipo. Baseando-se nessa premissa, temos aqui uma lista com 10 monstros e fantasmas que não possuem cabeça. Confira.

10.
 Nukekubi

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
O Nukekubi é um vampiro do folclore japonês. Durante o dia ele vive como uma pessoa comum, mas durante a noite, sua cabeça desprende-se de seu corpo e ele passa a vagar em busca de suas vítimas. Sua forma de ataque é em meio a gritos que aumentam o medo da pessoa atacada, o que faz com que ele voe para cima e morda o pescoço da vítima.
O restante do corpo do Nukekubi torna-se inanimado e é, em algumas lendas, um de seus pontos fracos. Se a cabeça não achar o corpo antes do nascer do sol, a criatura morre. Destruir o corpo também ajuda a matar o Nukekubi, pois a cabeça não terá ninguém para retornar.

Identificar um Nukekubi é muito difícil, pois a única coisa que os destacaria seria a linha em tom de vermelho próxima a base do pescoço, no local onde a cabeça se desprendeu, mas até mesmo isso pode ser escondido por roupas ou joias.


09.
 Arcebispo William Laud

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
William Laud foi Arcebispo de Canterbury, e chefe da Igreja Anglicana, de 1.633 à 1.645. Esta foi uma época de turbulência religiosa na Inglaterra, e William Laud fez alguns inimigos ferozes: Ele mandou cortar fora os ouvidos de três puritanos proeminentes, e mandou marcar suas bochechas com as letras "SL", de "Seditious Libeller". Eventualmente, seus inimigos ganharam poder político suficiente para prende-lo e decapita-lo por subverter o protestantismo e alienar o Rei de seus súditos.

Antes de se tornar Arcebispo de Canterbury, Laud foi o chanceler da universidade de Oxford. Seu fim horrível tornou-se associado com uma assombração na biblioteca do Colégio São João, em Oxford. À noite, diz-se que uma figura fantasmagórica pode ser vista andando pelo prédio, carregando uma vela na mão, e chutando sua própria cabeça decepada ao longo do chão. Este último detalhe sugere que ele tem desenvolvido um lado lúdico na morte: Afinal, temos a tendência de imaginar fantasmas decapitados transportando suas cabeças debaixo do braço, ao invés de usá-las em jogos de futebol improvisados.


08.
 Dullahan

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
O Dullahan da lenda irlandesa é um tipo de fada - mas muito diferente das pequeninas criaturas aladas que imaginamos hoje em dia. Se você já assistiu o anime durarara! certamente já ouviu falar dessa figura. Trata-se de um cavaleiro sem cabeça que viaja pela terra carregando sua cabeça sorridente em uma mão e um chicote feito de uma coluna vertebral humana na outra, o Dullahan é um presságio de morte. Se ele parar em suas viagens, é um sinal de que alguém irá bater as botas. Em algumas versões do conto, o cavalo do Dullahan também é decapitado, e diz-se também que ele conduz uma charrete contendo um caixão, crânios e velas acesas.

Além de ser um presságio de morte, o Dullahan representa uma ameaça física direta, como qualquer pessoa que o vê corre o risco de ter seus olhos arrancados pelo chicote da criatura. No entanto, ele tem pavor de ouro e vai desaparecer se você jogar uma única moeda em seus pés.

Ninguém sabe ao certo onde a lenda do Dullahan surgiu, mas suspeita-se que ele é uma forma distorcida do antigo deus celta Crom Dubh, demonizado após a conversão do país ao catolicismo.


07.
 Ewaipanoma

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
Enquanto viajava, o explorador inglês Sir Walter Raleigh encontrou o filho de um chefe local, que alegou ter sido levado cativo por uma raça de pessoas sem cabeça chamado Ewaipanoma. De acordo com Raleigh, estes Ewaipanoma tinham os olhos em seus ombros, bocas em seus peitos, e cabelos compridos crescendo por entre suas omoplatas. Eles estavam fortemente armados com arcos e enormes tacapes, que os tornavam oponentes formidáveis para as tribos rivais.

Este conto é muito semelhante aos relatórios de Blemmyae, uma suposta tribo africana que também tinha seus rostos no peito. De acordo com os gregos antigos, eles possuíam "2,4 metros de altura e mais 2 de largura." O polêmico cavaleiro Inglês Sir John Mandeville afirmou ter encontrado os Blemmyae no século 14, e afirmou que eles compartilham um conjunto de ilhas com uma raça de homens sem cabeça que têm seus rostos em suas costas, em vez de em seus peitos. O livro de Mandeville era muito popular por sua vez, embora, por razões óbvias, muitos têm questionado se ele realmente esteve nessas expedições.


06.
 O Baterista do castelo de Edimburgo

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
Há rumores de que um misterioso ruído de bateria pode ser ouvido nas paredes do Castelo de Edimburgo. A fonte deste som solitário é dito ser um menino baterista fantasma. Segundo a história, o menino é visto sempre que o castelo está sob ameaça. Sua primeira aparição foi em 1650, quando Oliver Cromwell lançou um ataque. Quando ele aparece, o menino baterista fantasmagórico não possui uma cabeça.

Meninos bateristas fantasmagóricos são um tema recorrente em lendas ao redor do mundo, por exemplo, um tal espírito é dito ter assombrado Shiloh, nos Estados Unidos desde os tempos da Guerra Civil. No entanto, por não possuir cabeça, o fantasma do Castelo de Edimburgo, caracteriza-se como algo completamente incomum e mais assustador.


05.
 A Mula sem cabeça

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
O folclore brasileiro fala de um ser curioso conhecido como Mula sem Cabeça, que é a transfiguração de uma mulher em uma mula sem cabeça com fogo saindo de seu pescoço. Há várias versões de sua origem, uma delas diz que uma mulher que se envolver com um padre se transformará em uma mula sem cabeça, condenada a correr pelas estradas após a meia-noite e, em seguida, atropelar qualquer um que ficar em seu caminho. A história da mula sem cabeça foi relatada mais detalhadamente no post 14 lendas do interior do Brasil.


04.
 Xing Tian

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
O lendário governante chinês Huang Di, ficou conhecido como o Imperador Amarelo, uma vez que entrou em batalha contra um gigante sem nome. Durante a luta, Huang Di decapitou o gigante, fazendo as montanhas tremerem quando ele caiu no chão. O gigante ainda estava vivo, no entanto, e tentou cegamente recuperar sua cabeça decepada. Huang Di atravessou a montanha rolando a cabeça dele.

Quando o gigante percebeu que sua cabeça havia desaparecido, ele concentrou sua vontade e forçou-se a enxergar com seus mamilos e usar o umbigo como uma boca. Ele ressuscitou como Xing Tian, "O Decapitado", e continuou a lutar. Ele é amplamente respeitado por sua determinação inabalável.


03.
 Chinnamasta

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
Ao contrário dos outros nesta lista, Chinnamasta não é um fantasma e nem um monstro. Ela é uma deusa do panteão hindu que usa sua aparência sangrenta para demonstrar importantes dogmas religiosos. Ela é representada carregando sua própria cabeça decepada em um prato, com a boca aberta, ela engole o próprio sangue que jorra do coto de seu pescoço. Seus devotos etsão geralmente nas proximidades, também bebendo o sangue da deusa. A lenda diz que Chinnamasta decapitou-se para que ela pudesse alimentar seus servos famintos com seu próprio sangue.

Ela fica acima de um casal fazendo sexo; demonstrando que o sexo, vida e morte são indissociáveis. Chinnamasta não tem muitos adoradores, devido à sua natureza intensa, mas alguns especialistas acreditam que a imagem chocante é a melhor maneira de romper barreiras mentais para a verdade.


02.
 Vinegar Tom

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
Durante a perseguição às bruxas inglesas no século 17, o famoso caçador de bruxas Matthew Hopkins afirmou ter se deparado com espíritos familiares  com nomes curiosos como "Griezel Greedigutt", "Pecke no Crowne" e "Sacke and Sugar." A maioria destes assemelhavam-se à animais comuns, mas a alegada bruxa Elizabeth Clarke confessou ter um familiar muito estranho que ela chamava de Vinegar Tom, que ela alimentava com seu próprio sangue.

Clarke era uma velha viúva, de uma perna só que vivia em Manningtree, Essex. De acordo com Hopkins, seu familiar Vinegar Tom apareceu inicialmente na forma de um cão cinzento com a cabeça de um boi, mas ao ser desafiado ele metamorfoseou-se em uma nova roupagem: uma criança de quatro anos de idade, sem cabeça. Hopkins afirmou que o familiar transformado, em seguida, correu em torno de um círculo seis vezes antes de fugir da casa.


01.
 O espírito do pub headless woman

fantasmas, terror, sem cabeça, sem-cabeça, lendas, histórias assustadoras, medo
A cidade de Inglesa de Duddon é o lar de um pub chamado "Headless Woman" (mulher sem cabeça) - com um nome como esses, é claro que haveria uma história fascinante ligada ao lugar. Com certeza, o pub tem a fama de ser assombrado pelo fantasma sem cabeça de Graça Trigg, uma mulher que foi torturada e decapitada pelos soldados de Oliver Cromwell durante a Guerra Civil Inglesa. Os pesquisadores tiveram problemas verificando este conto, mas fenômenos paranormais ainda são relatados na área hoje em dia.

Este não é o único pub cuja placa tem a imagem de uma mulher sem cabeça: Há outros, muitas vezes com nomes como a Mulher quieta ou a Mulher silenciosa. Os céticos argumentam que tudo isso é apenas uma piada machista, a ideia de que a única mulher quieta é uma mulher que perdeu a cabeça. O pub Mulher tranquila em Earl Sterndale está conectado com uma versão muito literal dessa brincadeira. Diz a lenda que um ex- proprietário ficou tão cansado de sua esposa - apelidada de Chattering Charteris - que ele decapitou-a. Quem sabe, talvez o fantasma dela também assombra o local?


Fonte(s)  listverse
Capa  sleepy hollow, filme