Conspirações

10 Pinturas famosas com códigos ocultos

|
Em Código Da Vinci de Dan Brown, —você muito provavelmente já viu o livro ou o filme estrelado por Tom Hanks —  códigos e mensagens secretas são encontrados ocultos em pinturas famosas. Ficção ou realidade? Pois é, realmente o autor se baseou em algo verídico. Os gênios por trás dessas pinturas, muitas vezes deixavam mensagens secretas ocultadas em suas obras. Confira:

10. Mona Lisa


Um segredo real em seu olhar
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

Engraçado como todo mundo sempre fala apenas do seu sorriso enigmático. No entanto, quando foi vista sob um microscópio, historiadores na Itália descobriram que ampliando os olhos da "Mona Lisa", pequenos números e letras poderiam ser vistos.
Especialistas dizem que as letras e números mal distinguíveis, representam algo como um "Código da Vinci da vida real": No olho direito parecem ser as letras LV que poderiam muito bem se destacar como seu nome, Leonardo Da Vinci, enquanto no olho esquerdo há também símbolos, mas eles não estão bem definidos. É claro, é muito difícil entendê-los claramente, mas eles parecem ser as letras EC, ou poderia ser a letra B. No arco do da ponte ao fundo, o número 72 pode ser visto, ou pode ser um L e um número 2. Além disso, o número 149, com um quarto número apagado, aparece atrás da pintura, o que sugere que Da Vinci o pintou quando estava em Milão na década de 1490.
Você tem que lembrar que a imagem tem mais de 500 anos de idade, por isso não é tão nítida e clara como quando ela foi originalmente pintada.


09. A Última Ceia


Um quera-cabeças matemácio e astrológico, mais uma partitura musical
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

"A Última Ceia" também tem sido alvo de muita especulação, geralmente centrada em torno de supostas mensagens ocultas ou sugestões encontradas dentro da pintura.
Slavisa Pesci, um tecnólogo da informação, criou um efeito visual interessante, sobrepondo uma versão semitransparente e espelhada da pintura em cima do original. O resultado é que duas figuras que se parecem com cavaleiros templários aparecem em ambas as extremidades da tabela, enquanto alguém que é, possivelmente, segurando um bebê está a esquerda de Jesus.
Giovanni Maria Pala, um músico italiano, também indicou que as posições das mãos e pães podem ser interpretadas como notas em uma pauta musical, e se lê da direita para a esquerda, como era característico da escrita de Leonardo, eles formam uma composição musical.
Sabrina Sforza Galitzia, uma pesquisadora do Vaticano, afirmou ter decifrado o enigma "matemático e astrológico" de Leonardo em "A Última Ceia". Ela disse que ele previu o fim do mundo em um "dilúvio universal", que começaria em 21 de março de 4006 e terminaria em 01 de novembro do mesmo ano. Ela acreditava que isso iria marcar "um novo começo para a humanidade."


08. A Criação de Adão


A divindade flutuante
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

A obra de Michelangelo "A Criação de Adão" é não só o mais famoso dos painéis da Capela Sistina, mas também uma das únicas imagens mais icônicas da humanidade.Michelangelo é reconhecido como um dos maiores pintores e escultores do Renascimento italiano. O que não é tão conhecido é que ele era um ávido estudante de anatomia que, com a idade de 17 anos, começou a dissecar cadáveres do cemitério da igreja. Agora, um grupo de especialistas norte-americanos em neuroanatomia acreditam que Michelangelo deixou algumas ilustrações anatômicas por trás em uma de suas obras mais famosas - a Capela Sistina. Enquanto alguns podem julgar isso como uma coincidência, os especialistas sugerem que seria mais difícil de explicar que esta não era a intenção de Michelangelo. Mesmo componentes complexos dentro do cérebro, como o cerebelo, quiasma e glândula pituitária podem ser encontrados na imagem. Quanto a essa faixa verde atrevida correndo pelas costas do anjo que está segurando Deus, ela segue o caminho da artéria vertebral perfeitamente.

A matéria contnua após o anúncio


07. A Capela Sistina


Outro cérebro humano visto por baixo
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

Semelhante à obra "A Criação de Adão", especialistas afirmam que os painéis da Capela Sistina apresentam uma outra figura de Deus com um código oculto.
Eles notaram que a garganta e peito de Deus tinham irregularidades anatômicas, que não estavam presentes em qualquer outra figura no afresco. Além disso, quando as figuras são iluminadas na diagonal a partir do canto inferior esquerdo, o pescoço de Deus é iluminado diretamente. Eles concluíram que o que parece ser falta de jeito deve ter sido um trabalho deliberado pelo gênio.
Sobrepondo o pescoço de aparência estranha de Deus sobre a fotografia de um cérebro humano visto por baixo, eles mostraram como os dois combinam com precisão.
Eles acrescentaram que um rolo estranho de tecido que se estende até o centro do manto de Deus poderia representar a medula espinhal humana.
O pescoço irregular na figura Deus na figura (A) do painel corresponde a uma fotografia do cérebro humano, quando visto de baixo (B), enquanto que (C) mostra as várias partes do cérebro, aparentemente escondidas na pintura.
No entanto, Michelangelo também retratou outras características anatômicas em outras partes do teto de acordo com os estudiosos, em especial o rim, que era familiar para Michelangelo e foi de especial interesse para ele enquanto ele sofria de pedras nos rins.



06. Madonna com São Giovannino


Avistamento de OVNIs

"Madonna com São Giovannino" de Domenico Ghirlandaio possui um pequeno OVNI pairando no céu sobre o ombro esquerdo de Maria.Acima do ombro esquerdo de Mary observamos um objeto em forma de disco, que parece estar brilhando. É um objeto que o artista retratou em grande detalhe, certificando-se que se destacaria em sua obra de arte. À direita da pintura, podemos ver um homem que está segurando seu braço direito acima de seus olhos, o que significa que esse objeto era extremamente brilhante, enquanto que no canto superior esquerdo, podemos ver um objeto que se parece com o sol. "Madonna com São Giovannino", de Domenico Ghirlandaio é apenas uma das inúmeras pinturas medievais retratando bizarros e perturbadores objetos voadores não identificados voando ao redor. Se quiser conferir mais, leia "Discos voadores em pinturas antigas".


05. Profeta Zacarias


Trollando as autoridades religiosas
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

A tensão entre Júlio II e Michelangelo está bem documentada. Historiadores notaram que Michelangelo retratou o papa em efígie como o profeta Zacarias, e que um dos anjos situados atrás dele faz um gesto extremamente obsceno.
O que o bebê adorável está fazendo com o seu dedo é chamado de "o figo" e seu significado não é tão doce. Esse gesto que ele está fazendo, esticando o dedão no indicador, no velho mundo é equivalente ao nosso "dedo do meio", que basicamente significa "f*da-se". No caso, o gesto foi para o papa.


04. Davi e Golias


Símbolos místicos da Cabala
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

Através do escaneamento do arranjo de figuras dos vastos 14.000 metros quadrados do teto da Capela Sistina, os autores descobriram formas que correspondem às letras hebraicas. Por exemplo, as figuras de Davi e Golias se assemelham à forma da letra Gimel, que simboliza a "força" na tradição da Cabala mística. Os autores acreditam que Michelangelo pegou o conhecimento do judaísmo, enquanto estava na corte de Lorenzo de Medici, em Florença, e aplicou em toda a Capela Sistina, que dizem que é construída com as mesmas proporções que o Templo Sagrado em Jerusalém. Segundo eles, é uma "mensagem mística perdida de amor universal" que se destinava a ser decodificada.




03. Provérbios holandeses


112 provérbios dos países baixos na cena
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

Há cerca de 112 provérbios identificáveis na cena. Alguns ainda estão em uso hoje, como "nadar contra a maré", "o peixe grande come o peixe pequeno", "batendo a cabeça contra uma parede de tijolos", e "armados até os dentes."
Outros provérbios indicam estupidez humana. Algumas das figuras parecem representar mais do que uma figura de expressão, tais como o homem tosquiando uma ovelha à esquerda do centro, na parte inferior do quadro. Ele está sentado ao lado de um homem tosquiando um porco, que representa a expressão "uma tesoura de ovelhas e uma tesoura de porcos", que significa que a pessoa tem a vantagem sobre o outro, mas também pode representar o conselho "tosquie-os, mas não esfole-os", ou seja, fazer o máximo de seus ativos.


02. Ceia em Emaús


Um código de reconhecimento silencioso para Cristãos
código da vinci, mona lisa, ceia, última, ultima, segredos, subliminar, oculto, pinturas, obra, arte

A "Ceia em Emaús" é uma pintura do mestre barroco italiano Caravaggio.
A pintura retrata o momento em que o ressuscitado, mas incógnito Jesus revela-se a dois dos seus discípulos, na cidade de Emaús apenas para desaparecer da vista deles.A pintura é incomum para as figuras em tamanho natural e, de fundo branco escuro. A mesa apresenta uma cesta de alimentos que oscila perigosamente sobre a borda. Há também uma sombra surpreendente que parece ser a figura de um peixe, o que pode indicar um código de reconhecimento secreto para os cristãos.


01. Retrato do jovem Mozart


Sinais maçônicos
Autor: possivelmente Pietro Antonio Lorenzoni via wikimedia commons

Naturalmente, as obras de arte não são poupadas quando o assunto é Maçonaria. Retratos de pessoas que escondem a mão pode indicar uma dedicação à causa ou um nível de hierarquia. Retratos como este de Mozart, de autoria anônima (possivelmente de Antonio Lorenzoni) podem ser exemplos.

14/11/2017
La Gioconda, Leonardo da Vinci