Conspirações

O Universo de H.P. Lovecraft

|
H.P. Lovecraft, cthulhu, universo de lovecraft
Talvez você ainda não tenha lido a obra do escritor H.P. Lovecraft, ou até hoje ainda não tenha ouvido falar sobre ele; mas é provável tenha visto em algum lugar algum tipo de menção sobre seu personagem mais célebre, Cthulhu (como se pronuncia isso mesmo?!),ou alguma teoria da conspiração envolvendo os mistérios de sua obra e possíveis conexões com eventos reais (!). Se você ainda não está por dentro do assunto, então essa é a hora!

Howard Phillips Lovecraft (Providence, Rhode Island, 20 de Agosto de 1890 – 15 de Março de 1937) foi um escritor celebrizado por obras de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadradas por uma estrutura semelhante à ficção científica. Quem aí não curte um terrorzinho, que jogue a primeira pedra, hehe. Se você é frequentador(a) do Z33, ou está apenas de passagem, com certeza pode achar interessante o tema. A matéria ficou "um pouco" extensa, então junta o sanduba aí, e boa leitura:

Biografia

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de ”cosmicismo” ou “terror cósmico”, a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena. No início da década de 40, Lovecraft tinha desenvolvido um culto baseado em Cthulhu Mythos, uma série de ficção vagamente interligada com um panteão de entidades anti-humanas, assim como o Necronomicon, um Grimório fictício de ritos mágicos e sabedoria proibida. Os seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de Lovecraft eram o oposto do tradicional gnose e misticismo por momentaneamente anteverem o horror da ultima realidade e do abismo.

Durante sua vida, ele chegou a trocar entre 60.000 à 100.000 correspondências, e destas cartas preservam-se hoje em torno de apenas 10%. Certamente Lovecraft figura-se até hoje em umas das pessoas que mais escreveu cartas em toda a história. Nem todos que com Lovecraft se correspondiam eram amigos seus pessoais, mas entre seus amigos mais próximos podemos falar de: Robert E. Howard (seu grande amigo), Robert Bloch, Clark Ashton Smith, August Derleth, Frank Belknap Long (outro grande amigo), Henry Kuttner e E. Hoffman Price na minha opinião, entre outros.

Ele era assumidamente conservador e anglófilo, sendo por isso habituais no seu estilo os arcaísmos e a utilização de vocabulário e ortografia marcadamente britânicos – fato que contribui para aumentar a atmosfera de seus contos, pois muitos deles contêm referências a personagens que viveram antes da independência das 13 colónias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.

Lovecraft, durante a sua vida teve um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação cresceu com o passar das décadas, e ele agora é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poe no século XIX, tem exercido “uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror”, Stephen King chamou Lovecraft de “o maior praticante do século XX do conto de terror clássico.”


A dura e cruel realidade criada por Lovecraft

Lovecraft era ateu e completamente crítico sobre o comportamento humana, em especial, sobre os princípios éticos proposto por Kant. O escritor afirmava que o ser humano é despreparado para lidar com a realidade, pois ela é cruel, fria, desprovida de qualquer piedade e sentimentos. A realidade do universo é o caos, inifinito, aonde o único sentido é tentar sobreviver o máximo possível. É constante ao longo de todas as histórias a idéia de que a humanidade e o nosso planeta são uma “concha” de sanidade mental, imersa num universo completamente alienado, povoado por criaturas e raças poderosas, deuses estranhos e regido por leis completamente insondáveis e divergentes das leis naturais que conhecemos. Um homem exposto a esta realidade tem tendência a enlouquecer. A sanidade mental é vista como uma cortina que nos protege da realidade, permitindo que as sociedades humanas subsistam como às conhecemos, alheias à estranheza do universo que as rodeia. A personagem principal nas histórias de Lovecraft é tipicamente um cientista, investigador ou professor universitário que se vê confrontado das mais diversas formas com esta terrível realidade.

Outra ideia de base importante é a de que a maioria dos cultos e religiões humanas das mais diversas épocas e regiões do globo, sendo aparentemente dispersas, representem imagens distorcidas e por vezes complementares da verdadeira natureza do cosmos. Segundo a Mitologia de Cthulhu, diversas raças e entidades superiores teriam habitado a Terra antes do Homem, e diversas o farão depois da Humanidade desaparecer. Algumas destas entidades superiores (como o próprio Cthulhu), dado o seu ciclo de vida inimaginavelmente longo, e a sua supremacia física e intelectual sobre o Homem, são facilmente confundíveis com Deuses. Cultos primitivos teriam aparecido para adorar estes pseudo-Deuses. Muitas das histórias dos Mitos ( um dos principais livros de Lovecraft) especulam sobre a subsistência desses cultos na atualidade, as suas actividades obscuras e as suas motivações incompreensíveis, criando um ambiente extremamente tenso e paranóico.

Cthulhu

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
A versão oficial da História nos diz que Cthulhu é uma entidade cósmica fictícia criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto “The Call of Cthulhu”, publicado na revista Weird Tales em 1928.

Cthulhu é um dos principais “Grandes Antigos” dos Mitos de Lovecraft. É frequentemente citado pelas descrições exaltadas de sua aparência repugnante, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca. A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo.

Nos contos de Lovecraft, os Grandes Antigos chegaram aqui em tempos remotos, tão distante que o nosso planeta não era nada além de uma formação rochosa. A Terra teria sido habitada, há bilhões de anos, por essas criaturas e os intitulados ”Anciões” ou Seres Ancestrais que teriam chegado aqui antes que nosso planeta fosse capaz de gerar ou sustentar vida por si próprio. Eles, e não Deus ou deuses, teriam criado a vida: o próprio Homem seria uma criação deles, gerada unicamente por escárnio e servitude.

Fica implícito em alguns contos de Lovecraft que os Grandes Antigos seriam criadores do próprio universo, e de todos os seres nele presentes. Os Grandes Antigos teriam Cthulhu como um de seus líderes (de acordo com os contos, seria o Alto Sacerdote, responsável pelo ressurgimento de todos os outros quando as estrelas e planetas estivessem alinhados devidamente), embora existam outros monstros na “Literatura Lovecraftiana” ainda mais estranhos, poderosos e cruéis, como o Demônio-Sultão Azathoth.


A Formação dos Mitos de Cthulhu

Embora Lovecraft nunca tivesse grande reconhecimento em vida ele atraiu a admiração de muitos dos escritores que com ele se correspondiam (inclusive alguns até estabelecidos como Clark Ashton Smith). As obras que atraiam estes escritores tinham uma qualidade literária impar se aproximando dos escritos de Poe e estavam realmente muito longe do que seria por assim dizer 'popular', embora quase sempre fossem tratadas como tal. O terror de monstros e vampiros para Lovecraft era batido, ele achava que a forma máxima do terror seria o terror cósmico-científico de forte conotação psicológica - o chamado terror psicológico, onde a ambientação é que conduz ao clima assombrado e onde elementos como angustia, depressão, sofrimento e suicídio são determinantes.

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor

Foi esta proposta literária e o desenvolvimento tenro de uma mitologia fantástica (alguns não consideram o termo 'mitologia', pois foi algo criado), envolvendo seres monstruosos e histórias antigas, grimórios e localidades fictícias da Nova Inglaterra que atraiu a atenção destes escritores. Utilizando palavras do próprio Lovecraft, "as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos". O trabalho de Lovecraft não serve para agradar às massas nem ao cidadão comum, mas apenas a um grupo mais restrito de admiradores que não se contentam com os enredos banais do dia-a-dia. Abdicando do lucro fácil que certamente teria atingido se utilizasse o seu gênio na produção de romances comerciais (ele abominava a escrita comercial), Lovecraft deixou-nos um legado espantoso de visões fantásticas e universos assombrosos. Na verdade este gênero já havia sido explorado por Lord Dunsany (idéias mitológicas), e por William Hope Hodgson (que escrevia sobre terror marinho), mas o que fez Lovecraft foi dar uma singular propriedade a este novo tipo de horror que até então não existia - pelo menos não daquela forma. É esta mitologia fantástica que foi denominada como "Os Mitos de Cthulhu".

O Termo "Cthulhu"

Este termo "Cthulhu Mythos" foi a concepção de August Derleth (amigo e grande admirador de Lovecraft, que trouxe primeiramente HPL até nós com a editora Arkham House), após a morte de HPL, pois segundo ele no conto "The Call of Cthulhu" (1926), foi a primeira vez que os mitos foram apresentados de forma mais coerente e abrangente. Este termo é contestado haja vista "Cthulhu" não ser a principal deidade do panteão.

É importante dizer aqui que este termo "Cthulhu" é pronunciado comumente como "kuh-THOO-loo" (em português soa algo como "ku-thu-lu", pronunciado rapidamente) por causa da pronuncia indicada no livro do famoso RPG de nome "Call of Cthulhu" da Chaosium. Entretanto, existem vários estudantes sérios de Lovecraft que preferem a pronúncia como “Cloo-loo”, justificando suas teses em referências dos contos do autor. Fora isto a discussão se estende e encontramos ainda uma série de pronuncias diferentes, mas que na prática nada, ou muito pouco, acrescentam ao termo. O próprio Lovecraft brincava com seus amigos escritores pronunciando hora de uma forma outra de outra.


A Divisão da Obra Lovecraftiana

Podemos dividir a obra de Lovecraft em três temas centrais:

1) Histórias sobre a Terra dos Sonhos ou "Dreamlands" (ver histórias sobre Randolph Carter).

2) Histórias típicas de terror (por exemplo o conto "A Árvore").

3) Histórias sobre o mito de Cthulhu (por exemplo o conto "Nas Montanhas da Loucura e "O Chamado de Cthulhu" — obras essências sobre o panteão mitológico).

É importante esta divisão para não acharmos que Lovecraft escreveu apenas sobre os mitos. Outro ponto a considerar é que tais histórias são contos independentes entre si, mas guardando relações. Então, mesmo em histórias sobre Randolph Carter não é incomum encontrarmos referências aos Antigos ou ao próprio livro negro Necronomicon.


A Formação do Círculo de Lovecraft

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autorNão foi apenas Lovecraft que começou a desenvolver estes tipos de histórias, mas junto a ele aqueles correspondentes que falamos também criavam suas histórias e seus deuses, é por exemplo de autoria de Frank Belknap Long a entidade de nome "Chaugnar Faugn", que foi incorporada aos mitos. O trabalho de Lovecraft atraiu um grupo considerável de escritores, que começaram a corresponder-se com ele e entre si. Nascia o Lovecraft Cyrcle, “fundado” pelo próprio Lovecraft e dois escritores consagrados: Clark Ashton Smith e Robert E. Howard (criador de Conan – o Bárbaro). Jovens e talentosos escritores como August Derleth, R.H. Barlow, Frank Belknap Long e Robert Bloch (que viria a escrever mais tarde o conto que inspirou o filme “Psicose”) juntaram-se também ao círculo, e todos contribuíram com o seu trabalho para enriquecer "Os Mitos de Cthulhu" publicando principalmente na revista pulp Weird Tales. "Era uma espécie de jogo", que todos levaram muito a sério, como comentou certa vez Robert Bloch. Criou-se centenas de histórias sobre os mitos.

Hierarquia dos Deuses

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Na Mitologia criada por H.P. Lovecraft, forças sobrenaturais de incomensurável poder controlam o Cosmos e tudo que nele existe.

Essas forças compõem um conjunto de seres que são chamados coletivamente por alguns poucos estudiosos de “Os Mythos de Cthulhu“. A designação denota uma tentativa humana de categorizar e interpretar o que são e qual a função de cada um desses seres no grande plano universal. Mas o próprio nome adotado é curioso, uma vez que Cthulhu é apenas uma das entidades que compõem essa ordem cósmica e nem de longe a mais poderosa.

Isso demonstra o quão pouco a humanidade compreende a respeito dessas Entidades.

Na concepção de Lovecraft o Universo não foi criado pelos seres humanos ou por qualquer força conhecida. Não existe um Deus, onipresente e onisciente, as divindades humanas são meras fábulas. Não há Buda, Alá ou Jeová. Humanos não possuem almas imortais e quando a vida abandona nosso corpo, nós nos tornamos poeira.

Da mesma forma, o Cosmo não existe para proporcionar à humanidade um lugar de direito. A humanidade é um mero acidente, nós existimos por existir. Nosso papel dentro do cosmo é irrisório, pois no grande esquema das coisas somos irrelevantes. Mesmo quando vivos, não passamos de poeira.

O Trono de Azathoth, o Caos Nuclear ocupa um lugar quase inacessível considerado por alguns como o Centro do Universo. Lá teria se iniciado a expansão do Big Bang, onde todo o nosso Universo se originou pela sua ação.


Imagine que somos náufragos, flutuando em um grande bloco de gelo sem direção e que pouco a pouco esse iceberg vai derretendo. E o interminável oceano de mistérios que nos cerca além de ser insondável e assustador é habitado por monstros. Essa é a trágica condição da humanidade na obra de Lovecraft. Conquistas, progresso, avanços científicos… nada disso realmente importa, nada disso é relevante pois mais cedo ou mais tarde esse bloco de gelo vai desaparecer e vamos afundar em um mar de perigos e horrores inenarráveis do qual jamais vamos emergir.

Os Mythos estão acima da ordem natural que nós acreditamos conhecer. A própria natureza pode ser pervertida, invertida ou simplesmente ignorada por seres que nós somos incapazes de conceber. Eles dominam a realidade e tentar entender como eles pensam ou agem é perigoso, de fato, buscar as respostas para os enigmas do universo é como tentar cruzar um deserto interminável à pé. Quanto mais apredemos, mais a nossa razão sofre. Como consequência a única recompensa por esse saber é a insanidade.

No mundo inclemente dos Mythos conhecimento não é poder, conhecimento é aniquilação.

Isso explica por que sabe-se tão pouco a respeito dos Mythos. Na melhor das hipóteses todo o conhecimento acumulado ao longo de milênios a respeito dessas entidades e copiado laboriosamente em tomos, não passa de um grão de areia. Contradições e confusões são comuns, e muito do que se imagina a respeito dos Mythos de Cthulhu simplesmente não está certo. Mesmo o Necronomicon, tido como o maior tratado humano à cerca dos Mythos e que supostamente reúne o mais profundo saber sobre eles, está incompleto ou contém enormes erros. Não se pode acreditar em nada que se ouve ou lê a respeito dos Mythos e um feiticeiro que se diz conhecedor dos mistérios não passa de um tolo.

Um dos aspectos mais interessantes na obra de Lovecraft é que nem mesmo ele buscava responder as perguntas. Assim como seus personagens, envolvidos com revelações inacreditáveis, o próprio autor não ousava oferecer uma explicação racional ou coerente. De onde vieram os Mythos? Qual o seu propósito? Tudo o que podemos fazer é adivinhar ou supor. Então vamos supor.

Conforme o modelo estabelecido, o “Panteão dos Mythos de Cthulhu” possui uma hierarquia estratificada que divide as criaturas conforme seu poder e influência.

Algumas dessas forças são princípios cósmicos que literalmente assumiram uma forma, conceitos como Caos e Fertilidade. Outros são “meros” deuses, criaturas de tamanho poder e idade que os planetas são relativamente jovens em comparação a Eles. Enquanto outros são apenas estranhas criaturas, nascidas através de reações bioquímicas acidentais (ou não) que formam aquilo que costumamos chamar de formas de vida.
H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor

No topo da hierarquia se encontram os Deuses Exteriores (Outer Gods). Esses seres não podem ser compreendidos como indivíduos, uma vez que são na realidade a personificação de forças cósmicas essenciais para o próprio funcionamento do Universo: tempo, espaço, energia, caos, vida. Para alguns estudiosos eles são os Verdadeiros Deuses do Universo.

Sem eles o próprio Cosmo entraria em colapso e o Universo como conhecemos acabaria por desmoronar. Apenas uma pequena parcela dessas entidades é conhecida pelo nome e não se sabe ao certo quantas delas realmente existem. Um dado alarmante é que muitos deles são obtusos, descritos como “cegos e idiotas”, incapazes de compreender sua função.

Os Deuses Exteriores tem pouco interesse na humanidade, de fato, o mais provável é que eles sequer saibam de sua existência. Nyarlathotep é a exceção a essa afirmação. Por motivos desconhecidos, esse Deus tem um profundo interesse no homem e de tempos em tempos se envolve nos rumos da espécie. Humanos que se envolvem com esses seres normalmente terminam seus dias loucos… ou acabando sendo mortos. Outras raças possuem um maior conhecimento a respeito dos Deuses Exteriores e muitos os veneram.

Azathoth talvez seja o mais poderoso dos Outer Gods. Ele habita o Centro do Universo, uma força de Caos Nuclear girando eternamente ao som de flautas mefíticas. Teóricos acreditam que Azathoth foi o responsável pelo Big Bang e que partiu dele a ação que desencadeou o Nascimento do Universo. Da mesma forma, em dado momento ele pode ocasionar o efeito contrário de entropia que dará fim a essa criação. Ao redor de Azathoth, chamado de Daemon Sultan, orbitam milhares de outros deuses igualmente cegos e idiotas.
H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Munido de uma flauta, Nyarlathotep se une ao coro dos Serviçais à disposição dos Deuses Exteriores. Seria ele apenas um arauto fiel, ou sua função vai muito mais além que suprir as necessidades de mestres cegos e idiotas?

Nyarlathotep é apontado como a alma e a consciência desses deuses e existe para regular os desejos e caprichos dessas Entidades. Ele viaja através dos pontos mais distantes do universo acompanhando os deuses sem nome e agindo como um mensageiro de sua vontade. Há conjecturas que afirmam ser ele a personificação dos poderes telepáticos dos deuses, mas ninguém sabe ao certo. O Caos Rastejante é um mistério inserido num enigma. Venerado em todo o universo através de incontáveis nomes e disfarces, Nyarlathotep é uma das forças mais presentes no cosmos.

Yog-Sothoth personifica o tempo e espaço. Dentre os Deuses Exteriores apenas Azathoth aparece como seu superior. Paradoxalmente, Yog-Sothoth chamado de “a chave para o portão onde as esferas se encontram“, não habita o nosso universo e sim sua própria dimensão. Apenas magias e rituais de enorme poder são capazes de invocá-lo para nosso mundo. É possível que a simples presença de Yog-Sothoth em nosso universo cause um efeito danoso no tecido do espaço-tempo. Quem pode imaginar o que sua presença por um tempo prolongado seria capaz de desencadear?

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autorShub-Niggurath é outro Deus Exterior digno de nota, ele representa a energia da vida e da abundância. O local por ele habitado é desconhecido, mas essa entidade tende a responder ao chamado de seus cultistas onde quer que eles se encontrem, o que inclui a Terra.

Ele (ou para alguns Ela) é o princípio cósmico da fertilidade e da perpetuação da vida que dá origem às infindáveis espécies e criaturas do cosmo. Venerado em um sem número de mundos, Shub-Niggurath é a divindade central para os Mi-Go e várias outras espécies habitando as esferas distantes.

Tudo aquilo que é tocado por Shub-Niggurath experimenta o caos da transformação e do crescimento. Para alguns trata-se de uma entidade benevolente que representa a abundância, mas a verdadeira face da “Cabra Negra com Mil Filhos” é bem mais nefasta. Ela é a progenitora de aberrações e de seres abomináveis, gerados em seu ventre fecundo.

Outros Deuses Exteriores conhecidos são Tulzscha, Daoloth, Ghroth e Abboth apenas para citar alguns entre tantos outros.


H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor

Great Old Ones – Os Grandes Antigos

Muitas vezes confundidos com Deuses Menores, os Great Old Ones são provavelmente seres vivos incrivelmente poderosos, com ciclos de vida espantosamente longos. Especula-se sobre se pertencerão todos a uma ou várias raças cujos elementos se encontram dispersos pelo universo. A variedade do seu aspecto parece excluir a possibilidade de pertencerem todos à mesma raça. Os seus propósitos são mais compreensíveis do que os dos Deuses Exteriores, estando interessados em colonizar planetas. É frequente um Great Old One liderar um povo de uma raça menos poderosa. Na Terra existem cultos dispersos a vários destes seres, principalmente Cthulhu.


Reinado de Cthulhu e o seu retorno

Quando Cthulhu chegou à terra milhões de anos antes do aparecimento do Homem e povoou-a com a sua raça de Deep Ones, seres humanóides anfíbios. Construiu a gigantesca cidade de R’lyeh, onde é hoje o Oceano Pacífico. Daí comandou o seu império, até ao dia em que as estrelas atingiram um alinhamento que o obriga a entrar em letargia. Cthulhu dorme na sua cidade submersa por água, aguardando o dia em que a posição das estrelas lhe permita voltar à vida e de novo reinar sobre a Terra. Cthulhu é capaz de comunicar por sonhos enquanto dorme, influenciando alguns seres humanos mais sensíveis durante o sono. Diversos cultos tentam apressar o seu regresso, mas ele próprio não parece ter muita pressa. Especula-se que esta longa hibernação seja uma característica normal do seu estranho ciclo biológico.

Yuggoth

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Ainda antes da descoberta oficial de Plutão, o último planeta do Sistema Solar, Lovecraft já escrevia sobre Yuggoth, um pequeno planeta sólido com a sua órbita exterior à de Netuno. Yuggoth é a terra natal de uma raça de criaturas terríveis, os Fungos de Yuggoth, que são seres insectóides da dimensão de um homem com a capacidade de voar através do vácuo interplanetário, e donos de uma tecnologia incrivelmente avançada. Os Fungos de Yuggoth vagueiam por todo o Sistema Solar, incluindo a Terra, com propósitos desconhecidos.

Existe bastante polêmica sobre se os Mitos de Cthulhu podem ser considerados uma verdadeira mitologia, ou mesmo uma pseudo-mitologia. Tendo todas as características de uma qualquer outra mitologia, desde um panteão de Deuses a um conjunto de lendas (os contos de Lovecraft e outros), foram criados de uma forma perfeitamente artificial e intencional por um conjunto restrito de escritores.

August Derleth, autêntico embaixador da obra de Lovecraft e defensor da idéia de considerar os Mitos de Cthulhu uma mitologia, tentou de certa forma a sua sistematização. Procurou determinar que contos de Lovecraft e outros pertenciam aos Mitos, e esclarecer aspectos focados de uma forma vaga e imprecisa nessas histórias. Chegou a pretender associar algumas entidades dos Mitos com os quatro elementos naturais: ar, água, terra e fogo.

Lin Carter, no seu ensaio “Deamon-Dreaded Lore”, considera que este tipo de sistematização é negativa na medida em que faz desaparecer o fator que considera mais importante nas histórias de Lovecraft: o medo do desconhecido e do incompreensível. Na sua opinião Lovecraft descreve de forma vaga muitos aspectos dos Mitos propositadamente, para criar uma aura de mistério e tensão. Os contos de Lovecraft abordam frequentemente o confronto de seres humanos com realidades e desígnios totalmente alienígenas, e que não para eles compreensíveis.

De forma um pouco marginal ao núcleo central do seu trabalho, e sob a influência de Lord Dunsany, Lovecraft escreveu algumas histórias oníricas, passadas numa dimensão de sonhos, as Dreamlands. A história central deste ciclo é “The Dream-Quest of the Unknown Kadath” e narra as aventuras de Randolph Carter, um homem que quando sonha se vê transportado para um outro plano de existência, semelhante a uma terra medieval povoada de criaturas fantásticas. As Dreamlands são aparentemente um lugar de paz e tranquilidade, habitado por criaturas próprias do imaginário infantil. Este sonho pode por vezes transformar-se em pesadelo, dando lugar aos mais horríveis monstros e criaturas. Embora de uma forma algo dispersa, Lovecraft estabelece algumas relações entre estas Dreamlands e o corpo central dos Mitos.

Lovecraft admite em uma dos seus trechos autobiográficos que foi atormentado por sonhos desde pequeno, e a sua mais famosa criação, Cthulhu, tem a capacidade de influenciar os sonhos dos humanos. Além disto temos ainda um ciclo inteiro de histórias dedicadas às suas terras de sonhos, as Dreamlands, sendo que, por vezes, o autor dá a entender que são referentes aos seus próprios sonhos. Outro fato estranho sobre a biografia de Love é que os pais de Lovecraft morreram ambos internados no mesmo sanatório, devido a uma espécie de loucura coletiva que parecia “ser transmissível” entre seus familiares .

Por fim, alguns atribuem a sua obsessão por raças alienígenas terríveis a uma acentuada xenofobia, defeito comum na época e local em que vivia. Tudo isto obviamente é discutível.


A Guerra entre Os Great Old Ones e os Elder Things

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Os Seres Ancestrais (Anciões ou Elder Things) experimentaram eras de progresso científico em que projetaram máquinas extremamente complexas. Contudo, tais mecanismos eram de pouco uso para criaturas capazes de se adaptar a qualquer ambiente, de se locomover através do ar e viajar pelo próprio espaço. Com o tempo, eles passaram a se dedicar exclusivamente a manipular a estrutura da vida. Seu domínio sobre a Engenharia Genética era tamanho que podiam fabricar outras formas de vida ao seu bel prazer, combinando e rearranjando genes, forçando mutações e metamorfoses.

Ao chegarem ao nosso planeta milhões de anos atrás, os Seres Ancestrais encontraram poucas formas de vida nativas, mas um ambiente rico em possibilidades. Manipulando os recursos disponíveis criaram condições para garantir sua sobrevivência. A medida que elaboravam um plano de colonização permanente, concluíram que necessitariam de ferramentas para essa árdua tarefa. Sua avançada ciência genética lhes permitiu construir em laboratórios aquilo que necessitavam: serviçais. De todas as “máquinas orgânicas” que construíram, a mais impressionante, sem sombra de dúvida, foram os Shoggoth.

A fórmula correta para criar um Shoggoth, através de manipulação genética se perdeu no tempo e é possível que não exista em lugar algum do universo.

Durante a colonização do planeta, os Shoggoth se converteram na mão de obra empregada pelos Anciões para sedimentar a base de sua conquista. Os Shoggoth ergueram colossais cidades de pedra, construíram prédios, monumentos e templos cuja grandiosidade nenhuma civilização humana conseguiu rivalizar. Não é exagero afirmar que os Shoggoth foram essenciais para os Anciões se estabelecerem na Terra.

A medida que eles expandiam a colônia para fora dos oceanos em direção aos continentes ainda em formação, o material protoplásmico dos Shoggoth foi empregado na criação de formas de vida animais e vegetais, marinha, terrestre e aérea. Confortáveis na sua condição de senhores do planeta, os Anciões permitiram o florescimento de incontáveis formas de vida. Esta concessão levou ao surgimento da própria raça humana, cuja matriz genética foi fabricada em algum laboratório dos Seres Ancestrais.

Era procedimento padrão exterminar qualquer espécie capaz de desenvolver inteligência racional, portanto é de se supor que a evolução dos primatas passou desapercebida pelos cientistas, o que possibilitou o acidental surgimento da humanidade.

Contudo, em algum momento do passado, o direito dos seres ancestrais sobre a Terra foi colocado em cheque. Vindos de lugares distantes do cosmo, outras formas de vida alienígena descobriram nosso planeta e se interessaram por ele. “Por que?” alguns podem se questionar. A verdade é que não se sabe ao certo por qual razão raças alienígenas desejavam nosso pequeno planeta a ponto de lutar umas contra as outras pela sua posse.

Os Fungos de Yuggoth foram os primeiros a se precipitar das fronteiras do espaço para desafiar os Seres Ancestrais. Eles travaram uma longa e terrível batalha pela hegemonia da Terra e no processo destruíram incontáveis cidades. As placas deixadas com o testemunho desses dias atestam o horror dessa guerra em larga escala. Muito da arte e ciência dos Anciões foi devastada pelos ataques incessantes dos Mi-Go.

Finalmente, a disputa terminou sem um vencedor, mas esse cessar fogo durou apenas até a chegada de outros conquistadores cósmicos que ambicionavam o planeta.

O mais terrível deles, o Grande Antigo Cthulhu e seu séquito, vieram de Xoth com o objetivo de exterminar a Raça Anciã e tomar o planeta. Se a guerra contra os fungos foi terrível, a luta contra Cthulhu e sua horda foi ainda pior e trouxe consequências dramáticas. Incapazes de fazer frente a essa ameaça, os Anciões tomaram uma decisão desesperada: usar os Shoggoth como armas. À princípio isso equilibrou a disputa, as Crias Estelares de Cthulhu eram poderosíssimas, mas três ou quatro Shoggoths podiam fazer frente a elas.

O que os Seres Ancestrais não esperavam é que os Shoggoth tivessem uma evolução espontânea. Até então, eles eram uma espécie privada de inteligência racional, construídos para servir exclusivamente como ferramentas obtusas, incapazes de pensar e tomar decisões por conta própria. O envolvimento dos Shoggoth na guerra, despertou neles um perigoso instinto nato de sobrevivência. Eles passaram a desejar sua liberdade, algo até então impensável, nutrindo um ressentimento cada vez mais profundo contra seus criadores.

Na Era Permiana (270 milhões de anos atrás), pouco depois das estrelas forçarem Cthulhu a se refugiar nas profundezas, os Shoggoths se voltaram contra seus senhores. À princípio em ações aleatórias, mas logo eles organizaram a ponto de promover ataques coordenados. Suas mentes primitivas voltadas para um único objetivo: destruir os Seres Ancestrais.
Mutilados, comprimidos, torcidos, a maioria deles decapitados. A maneira como a cabeça em forma de estrela do mar era arrancada de seus corpos evidenciava um prazer mórbido, animalesco, cruel… o sangue escuro da raça ancestral corria pelas ruas das cidades abandonadas.
Apesar de surpreendidos, os Seres Ancestrais retaliaram empregando curiosas armas moleculares e de fissão atômica. A revolta finalmente foi contida, mas a um alto custo de vidas. Incapazes de destruir os Shoggoth mesmo com seus mais poderosos engenhos de guerra, tiveram de se contentar em “reprogramar” suas mentes e torcer para que eles não desenvolvessem novamente o dom de pensar.

Mas com o balanço de poder alterado, a relação entre os Shoggoth e seus mestres nunca mais foi a mesma. Nas eras seguintes os Seres Ancestrais esvaziavam regularmente a mente dos seus servos na esperança de assim evitar uma nova insurreição. O medo que sentiam se transformou em paranóia.
H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Então, de repente, mudanças acentuadas no clima do planeta colocaram a Raça Ancestral em perigo. A aproximação de uma implacável Era do Gelo causou danos maciços às cidades, um novo desafio que se mostrava difícil de ser contornado. Sabendo que não era possível se manter na superfície enfrentando essa mudança climática abrupta, os Anciões devidiram retornar às profundezas dos mares onde haviam originalmente se estabelecido na aurora dos tempos. Para esse fim, utilizaram os Shoggoth em um último e magnífico esforço de engenharia, construíndo cidades submarinas em regiões insondáveis. Com tudo pronto, migraram para essas regiões abissais deixando para trás um planeta à beira do desastre ecológico.

Mas alguma coisa deve ter dado errado pois a raça ancestral eventualmente retornou à superfície para habitar uma vez mais as ruínas da cidade na Antártida.

É possível que os Shoggoth tenham conseguido sua vingança e se libertado violentamente do jugo de seus senhores. É possível também que a cidade nas profundezas ainda exista, habitada por estes mesmos Shoggoth que tiveram milênios para desenvolver sua inteligência e se converter na espécie dominante. Felizmente, nós humanos provavelmente jamais venhamos a saber.

Lovecraft pinta um cenário com cores escuras e num tom pessimista. Como fica claro em “At the Mountains of Madness“, a humanidade surgiu acidentalmente nos laboratórios de criaturas ancestrais (os Elder Things). Ela não foi concebida com um propósito nobre e determinante.

Criação
Referências
 Azathoth

 (“The Dream-Quest of Unknown Kadath”, “The Whisperer in Darkness”, “The Dreams in the Witch House”).
 Hastur
 ("The Whisperer in Darkness”). Lovecraft tomou este termo emprestado de Robert W. Chambers, que por sua vez já havia tomado emprestado de Ambrose Bierce.
  Shub-Niggurath
("The Last Test", "The Dunwich Horror", "The Mound", "Medusa’s Coil", "The Horror in the Museum", "The Thing on the Doorstep", "The Diary of Alonzo Typer", "The Whisperer in Darkness", "The Dreams in the Witch House", "The Man of Stone").
  Yog-Sothoth
 ("The Case of Charles Dexter Ward", "The Dunwich Horror", "The Horror in the Museum", "Through the Gates of the Silver Key").
 Tsathoggua
 ("The Mound", "The Whisperer in Darkness", "The Horror in the Museum"). Este termo é de criação de Clark Ashton Smith.
 Shoggoths
 ("Sonnet XX, “Night Gaunts” in Fungi from Yuggoth, 1929-30","At the Mountains of Madness", "The Shadow Over Innsmouth", "The Thing on the Doorstep").
 Nyarlathotep
 ("Nyarlathotep","The Dream-Quest of Unknown Kadath","The Dreams in the Witch House","The Haunter of the Dark").   
  Night-gaunts
 ("The Dream-Quest of Unknown Kadath").
  Elder Things
   ("At the Mountains of Madness").
 Chaugnar Faugn
  ("The Horror in the Museum").
   Mi-Go
("The Whisperer in Darkness").
 Great Race
 ("The Shadow Out of Time").
 Ghouls
 (“Pickman’s Model”
   Deep Ones
 ("The Shadow Over Innsmouth").
    Dagon
 ("Dagon", "The Shadow Over Innsmouth").
   Cthulhu
 ("The Call of Cthulhu").


R’Lyeh

A cidade submersa de R’Lyeh se localiza precisamente nas coordenadas 47 graus 9′ S, 126 graus 43′ W no Pacífico Sul. A cidadela ciclópica de pedra recoberta pelo musgo e limo das eras e pelos hieróglifos da distante Xoth, foi erguida por Cthulhu e seus seguidores milhões de anos antes do surgimento do homem. Por milênios ela foi usada na guerra empreendida contra os Elder Things, mas quando as estrelas condenaram Cthulhu e suas crias ao sono das eras, R’lyeh se tornou sua tumba.

Embora R’lyeh tenha afundado nas profundezas do Oceano Pacífico, de tempos em tempos a cidade emerge por um curto período de tempo. Nessas ocasiões, os sonhos de Cthulhu se tornam mais fortes causando epidemias de fanatismo religioso, insanidade e perturbação ao redor do mundo.

As edificações não obedecem a uma lógica geométrica euclidiana, gerando ângulos impossíveis que causam a demência e a insanidade naqueles que os observam demasiadamente. Explorar a cidadela é uma tarefa quase impossível em decorrência dessa arquitetura enloquecedora e se afastar demais de um ponto de origem é quase certeza de se perder em suas vielas tortuosas.

Os ângulos impossíveis são uma prisão para aqueles que não os compreendem. Você poderia ficar eternamente preso em um único ponto. Uma comparação bem leiga seria o comportamento dos desenhos animados frente aos cenários dos anos 50 à 80. Um personagem entrava numa porta e saia dentro de uma gaveta do armário. Algo assim se assemelha aos ângulos impossíveis.

No centro da ilha, ocupando o ponto mais elevado, encontra-se o gigantesco mausoléu de Cthulhu com as portas barradas pelos selos ancestrais. A presença do Grande Cthulhu pode ser sentida nesse lugar mais forte do que em qualquer outro no mundo, as emanações psíquicas da entidade são tão poderosas que indivíduos foram levados à loucura meramente por estarem próximos ao portão. O poder de Cthulhu é tamanho e tão malevolo que o atrevido sujeito que venha a arriscar sua sanidade ao atravessar os portões pode ficar eternamente preso em uma ilusão criada por Cthulhu, de tormento e dor.

A Base dos contos de Lovecraft: O Livro de Dzyan

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
Há quem pense que Lovecraft tirou todos esses contos da sua cabeça. De fato, em partes, quem pensa assim tem razão. Em partes. Digo isso porque Lovecraft tinha uma base, o livro que concorre com o Emuna Elish como o mais antigo da história, o Livro de Dyzan.

O Livro de Dzyan (pronuncia-se Dian) se encontra entre os chamados escritos sagrados da humanidade, ainda que seja um texto mais comentado do que realmente conhecido. De sua origem, pouco se sabe. As informações que se possui não se referem a sua data, mas dizem que é mais antigo que a própria Terra.

O nome vem do sânscrito Dhyana, que significa “meditação mística”, sendo que dzyan seria uma pronuncia tibetana ou mongol da mesma palavra. A lenda diz que as primeiras edições foram escritas no idioma senzar em folhas de palmeira por sacerdotes no Himalaia (onde se localiza o Planalto deTsang).

O texto de Dzyan tem a forma de poesias, ou stanzas que contam a origem da humanidade desde seu início e cobre desde a pré-história até o florescimento de civilizações perdidas. O tratado afirma que existiram quatro raças que deram origem à humanidade atual. A primeira raça constituída por seres etéreos que viviam em Vênus antes que um desastre condenasse o planeta. A segunda por uma raça de monstros humanóides estúpidos para a qual a raça original migrou sua consciência, a terceira teriam sido os habitantes do continente de Lemúria, a quarta a dos atlantes e a quinta seria a nossa raça atual. Lovecraft escreve sobre tudo isso, um pouco alterado admito, mas com uma essência inegável. Como o livro de Dzyan é escrito em linguagem poetica, pouco da realidade é enfim disfarçada pela beleza dos poemas, o que não acontece nos livros de Lovecraft. Ao contrário, os livros de Lovecraft mostram a realidade cruel ao qual pertencemos e nos recusamos a ver. A realidade de que, por mais que nossas criações ilusórias nos protejam, a realidade sobre o sentido da existência continua sendo a mesma: tente sobreviver o máximo que puder. Num universo caótico, os humanos são seres fragílimos, visto todas as doutrinas que adotamos para fugir da realidade crua, como Ética, Economia, hierarquias, poder, entre outros, valores e pensamentos que apenas tem importancia para nós, não tem relação alguma com as leis naturais, as quais realmente regem e a única que seria comum a quase todos os habitantes universais, excetuando, os seres que já teriam entendido com elas funcionam e podem manipulá-las a sua vontade.

Segundo Blavatsky, escritora do Livro “A Doutrina Secreta”, o livro foi ditado por seres avançados (mahatmas ou lamas) que atingiram um estágio de iluminação superior. Estes seres evoluídos, habitariam o interior da Ásia e viveriam ainda em monastérios protegidos por antigas tradições místicas. Seriam eles os verdadeiros redatores de todos os livros sagrados conhecidos, passando pelos mais antigos manuscritos judaicos, da China, do Egito, da India, incluíndo o Alcorão e a Bíblia.

As Versões dos Livros de Dzyan

Uma das primeiras versões foi encontrada no ano 595 d.C em uma caverna próxima a fronteira do Tibet. Ela passou por várias mãos antes que um missionário a entregasse aos cuidados do Wharby Museum na Inglaterra no ano de 1902. O livro, um manuscrito escrito em pele de cabras é uma combinação de chinês, sânscrito e de glifos pnakóticos. Trata-se da primeira tradução do texto original e o mais próximo da fonte, mas sua interpretação é extremamente complicada.

A versão chinesa e em sânscrito

Grandes bibliotecas da China Imperial e no norte da India possuem versões traduzidas do Livro de Dzyan. Os livros são mantidos em segredo pois várias cópias foram roubadas por colecionadores e cultos interessados em seu vasto conhecimento. Sabe-se que uma cópia está em poder de uma ordem monástica nas montanhas de Karakoram no Tibet, os monges protegem esse tesouro empregando uma mistura de magia e treinamento marcial. Outra cópia teria sido escondida numa caverna em Okhee Math na fronteira da China com a India. Expedições européias – entre as quais uma enviada pela Ahenenerbe(divisão de estudos sobrenaturais da Alemanha nazista) – já buscaram encontrá-la, mas falharam em sua obtenção.

O manuscrito inglês

Um manuscrito traduzido para o idioma inglês circulou pelo submundo ocultista no século XVI. A cópia teria sido feita por John Dee, médico e astrólogo da Rainha Elizabeth I, embora não se saiba com ele teria obtido a versão original. O volume estaria perdido, mas rumores afirmam que o manuscrito jamais deixou a Inglaterra e que estaria em poder de algum colecionador nos anos 20. Uma cópia falsa emergiu em 1932, gerando uma acirrada disputa entre ocultistas em Londres. Se o verdadeiro manuscrito ainda existe seu valor e importância é inestimável.

A versão original de Blavatsky

Ao se basear no Livro de Dzyan para escrever “A Doutrina Secreta“, Madame Blavatsky teria censurado alguns trechos por considerar o conhecimento ali contido potencialmente perigoso. Entretando, ela teria preservado uma versão completa do Livro de Dzyan contendo os trechos cortados nas outras versões. Foi a essa edição que o ocultista Joachim Feery teve acesso em 1930. Ele a adaptou na forma de uma brochura intitulada “Estudo do Livro de Dzyan” que chegou a ser publicada.


MISTÉRIOS, CORRELAÇÕES DE FATOS E PROFECIAS

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor
É aqui onde começa a parte realmente bizarra, e a galera começa a correlacionar fatos históricos com uma possível ligação de tais acontecimentos com a obra de Lovecraft, e talvez alguns mistérios por trás de tudo.


Cthulhu em diversos papéis pela história

Questiona-se se a origem do termo Cthulhu seria a raiz árabe Khadhulu: “aquele que abandona”; em outras acepções, inclusive no próprio Alcorão, “satã”. Há outra linha de estudos que atribui o nome à mitologia suméria. Certo é que Cutha remete a uma antiga cidade da Babilônia, “cujo nome foi dado a uma tábua que apresenta um relato da “criação”. E Khado (tib.), que aparece na origem de Khadhulu, é uma designação comum “a demônios-fêmeas maus”, segundo a crença popular. Na filosofia esotérica, são as forças ocultas e malignas da Natureza.” Outra possibilidade seria Kutila (sânsc.): “curvo, encurvado, torcido, sinuoso; astuto, arteiro,enganoso.”

Cthulhu, dada a semelhança, poderia ser outros personagens bizarros que aparecem na História. Entre elas está o Kraken e o Leviatã.

Kraken tem aparência distinta embora próximas nas culturas em que aparece. Na cultura nórdica, é um polvo gigantesco, maior que uma ilha, com mais de cem braços, que afundava embarcações. Na mitologia grega, Kraken era um polvo gigante com membros humanoides com uma armadura impenetravél e que habitava uma caverna submersa. Em ambas as culturas, o Kraken se parece muito com a descrição de Cthulhu. Mas não é o único….

Leviatã, é considerado pela igreja católica como um dos sete príncipes infernais, um demônio marinho, que aparece no livro de Jó, capítulo 41. Segundo a descrição de Jó, Leviatã seria um dragão. Contudo, em manuscritos históricos sem associação com a Bíblia, Leviatã apresenta características de polvo e dragão.

Além de Chtulhu, outras entidades Lovecraftianas estão presente na nossa História, como por exemplo, Nyarlathotep aparece na cultura egípcia e Dagon era o deus dos filisteus.

H.P. Lovecraft, howard, phillips, chthulhu, contos, terror, cósmico, autor

O Livro de Dzyan no Mythos de Cthulhu

Quando Lovecraft adaptou o Livro de Dzyan para o Universo de Cthulhu, concedeu ao tomo uma aura bem mais sombria. No contexto lovecraftiano, os mestres que ditaram o Livro de Dzyan são entidades de poder cósmico que discorreram a respeito de temas que a humanidade não está preparada para enfrentar. Ali estariam contidas revelações sobre os Deuses Exteriores e seu significado, a rebelião dos Grandes Antigos, seu aprisionamento, a existência de raças não-humanas vivendo no planeta e rituais de magia negra.

As cópias originais no idioma senzar teriam se perdido, mas se alguma sobreviveu a passagem das eras, estaria guardada em bibliotecas secretas pertencentes a cultos na Ásia Central. Há também a possibilidade do texto original existir no Mundo dos Sonhos(Dreamlands) e seu acesso ser concedido a alguns poucos sonhadores.

De acordo com os autores do Mythos, várias cópias foram feitas do tratado original fazendo com que parte do conhecimento fosse perdido a cada compilação.


Nazistas e Lovecraft

Hitler era um iniciado no ocultismo, isso não é segredo para ninguém. O Fuhrer fazia parte da Ordem de Thule. A ordem recebe esse nome porque dizia ser fundada por um grupo de habitantes de Thule – uma ilha, classificada como fantasma e atualmente de caráter mitológico, onde os habitantes tinham incríveis poderes, como o controle da energia Vril.

Um fato interessante sobre Thule é que ela aparece várias vezes em cartografias de navegadores entre 1350 ~ 1570, que diziam ter aportado, ou mesmo, ter passado pela costas, em seus diários de bordo, sempre com depoimentos sobre o quão impressionante seria tal ilha. Só havia um probleminha: a ilha sempre se movimentava, pois nas cartografias, que eram fiéis aos nossos continentes atuais, a única ilha que nunca estava no mesmo lugar era Thule.

Voltando à Hitler, o líder nazista que quase dominou o mundo era tão fascinado pelo ocultismo que ele tinha um esquadrão que tinha como unica responsabilidade, caçar ao redor do mundo, artefatos místicos, livros de ocultismo, objetos sagrados, entre outros. Também ficava ao encargo desse esquadrão, investigar lendas, mitos, história fantásticas. Hitler acreditava que seres muito poderosos já teriam, em tempos remotos, habitado esse planeta e queria sua tecnologia para ganhar a guerra.

Reza a lenda que quando os contos de Lovecraft e os livros de Dzyan chegaram ao conhecimento de Hitler, o mesmo ficou maravilhado, dividindo seu esquadrão, mandando parte para o Tibet e outra parte para Antártida. O esquadrão que foi para Antártida tinha como objetivo encontrar o paradeiro de Cthulhu. Como a expedição a Antártida nunca retornou, pouco se sabe o que realmente aconteceu.

Cthulhu, Bloop, Profecias e Teorias da Conspiração

Em 1997, a Marinha dos Estados Unidos detectou um misterioso som no fundo do Oceano Pacífico. Os microfones colocados embaixo d’água, originalmente para direcionar os submarinos soviéticos durante a Guerra Fria, registraram um som repetitivo e alto em um nível muito baixo, próximo ao S 50, W 100. Ao acelerar digitalmente o som (que, inalterado, dura mais que um minuto), é como um “ruído”. O barulho assemelha-se ao de uma baleia, mas os biólogos afirmam que teria que ser uma baleia muito maior do que qualquer uma já vista pelo homem para fazer o barulho – talvez centenas ou milhares de vezes maior que a maior baleia que conhecemos. A partir daí começaram as estranhas coincidências….

A localização de R’lyeh dada no livro de Lovecraft fica muito próxima ao ponto apontado pela triangulação da origem do som. Mas por que justamente em 1997? Se você leu a história toda até aqui, deve ter percebido que o despertar do Cthulhu depende de um alinhamento planetário único. Em 1997, tivemos um alinhamento planetário raro. O U.S. Geological Survey que tem mantido registros do campo magnético da terra dos últimos 160 anos, mostram um declínio constante de 5% desse campo a cada 100 anos. É interessante notar que, quando houve um alinhamento de planetas em 23 de janeiro de 1997, houve um aumento temporário de 20% nessa intensidade (de 0,4 para 0,5 gauss). Porém, com o tempo esse aumento normalizou. Daí surge a hipótese que, supondo que Cthulhu foi o emissor do Bloop, ele reagiu a alteração do campo magnético da Terra. Como ninguém sabe o real motivo do porquê Cthulhu teve que adormecer e levando em consideração o fato citado acima, é de esperar que o despertar e adormecer da criatura tenha ligação direta com uma alteração brusca no campo magnético terrestre e sua estrutura biológica.

A matéria sobre o "Bloop" pode ser conferia aqui no Z33 nesse link.


Profecias que estão em todos os cantos

Há uma profecia, ou um conjunto de profecias, que está presente em diversas culturas, escrita de diversas maneiras, em figuras de linguagens bastante complexas , as quais falam sobre três dias de trevas pelos quais a Terra haveria de passar, em uma data futura e que seria um indicio do fim ou de uma transformação revolucionária. São inúmeros pontos observados pelos contos proféticos, porém, em apenas um, eles concordam: três dias de trevas. De Alois Irlmaier à Ursula Southeil, boa parte dos profetas mais famosos dos últimos séculos citaram esses três dias. Mas o que eles seriam?

Se você interpretar pelo fato de que estamos falando de trevas completa, onde a luz simplesmente não tem força e segundo as profecias mais recentes como a da Princesa Japonesa Kaoru Nakamaru, não é possível produzir energia elétrica, tudo leva a crer, dada a circunstancia apresentada, que a Terra passará mesmo, caso isso aconteça, para a zona da “Quinta Dimensão”.

Não há prova de que haja mais dimensões do que as quatro que a gente conhece – três de espaço (a altura, a largura e o volume) e uma de tempo. Mas, para boa parte dos físicos teóricos, a quinta dimensão existe, sim. Só que não podemos detectá-la. Se um dia conseguirmos, estaremos perto de entender um dos grandes enigmas do Universo: a chamada matéria escura, que, como não emite nem reflete luz, é completamente invisível. A única pista que ela deixa é sua imensa força gravitacional – afinal, se há matéria, há gravidade. Estima-se que existam pelo menos cinco vezes mais matéria escura do que matéria “normal”, aquela com que nossos corpos, as estrelas e tudo o mais é feito. Mas onde entra a tal quinta dimensão nessa história? Para alguns cientistas, ela é um atalho de espessura milimétrica em dobras no espaço por onde escapa a gravidade de galáxias muito distantes, tão longínquas que não podem ser vistas da Terra. Elas é que seriam, na verdade, a misteriosa matéria escura.

“De acordo com essa idéia, a matéria escura é só matéria normal, localizada do outro lado do espaço”, afirma o físico Gia Dvali, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e um dos três criadores da teoria da quinta dimensão. Ainda segundo essa tese, o mais incrível é que, apesar de essas galáxias de matéria escura estarem distantes em termos de espaço, do ponto de vista da quinta dimensão, elas estão a milímetros de nós. Se pudéssemos ver a quinta dimensão, enxergaríamos trilhões de galáxias só no espaço entre você e a tela do monitor.

Ok, mas o que é que esse papo de Quinta Dimensão, dias de trevas e Chtulhu tem a ver? Se retornamos à construção de R’Lyeh podemos observar o completo domínio de Chtulhu na distorção de geometria espacial. R’lyeh é construída em cima de ângulos impossíveis. Esse domínio sugere que Chtulhu pode manipular o espaço a sua vontade, o que leva a suspeita que, na hipótese de sua existência, que seu despertar seria a passagem da Terra, de forma momentânea para quinta dimensão. Por isso há ausência completa de luz e também do fato de não ser possível produzir eletricidade: os comportamento das forças fundamentais estariam abalados nessa dimensão.

Algumas profecias dizem que nesses dias, morrerão mais gente que em qualquer guerra, batalha, catástrofe que tenha acontecido anteriormente. Outras, em contrapartida, falam sobre a transformação do ser humano após esses dias.

Adotando o Lovecraftianismo, podemos dizer que, o primeiro periodo seria o despertar de Chtulhu e o segundo, o retorno da Terra para o universo normal e a transformação humana devido a passagem de outro deus exterior, a exceção por ser “benevolente” ( do nosso modo de ver, já que ele é a força motora da vida e transformação) Shub-Niggurath, talvez por interferência de Nyarlathotep sob a entidade, pois Nyarlathotep, além de ser o único “consciente” do nosso ponto de vista, é também o único que tem interesse pela humanidade.

Haarp e Bunkers

Ninguém sabe ao certo para que o Haarp, assim como os enormes Bunkers anti-catástrofes foram construídos. Teorias da conspiração dizem que o Haarp é uma arma e os bunkers são para abrigar as famílias mais importantes do planeta durante o período do grande cataclismo que está por vir. A versão oficial apenas alega que o Haarp é um centro de pesquisa e que os bunkers são para casos de emergência não previstas.

Mas e se o Haarp for uma arma para manter Chtulhu dormindo e o Bunkers um refugio para escapar do seu despertar? As autoridades saberiam do que estar por vir e tomaram providencias. O HAARP seria o plano A e os Bunkers o plano B, caso o plano A falhe.


H.P.lovecraft, foto divulgação
sitelovecraft, mundo tentacular, ahduvido, wikipedia